py4sm100.gif (15909 bytes)brasil(1).gif (21489 bytes)PY4SM / PY2DD / ZW4SMbrasil(1).gif (21489 bytes)py4sm100.gif (15909 bytes)

Página Principal - Marcus Martins / Minas Gerais / São Paulo / BRASIL - English
CW / TELEGRAFIA / MORSE
 
(A reprodução deste texto está autorizada desde que a autoria seja preservada e mencionada - Direitos Reservados: Marcus Martins - PY4SM / PY2DD)
  1.  

cw_wy07.jpg (73269 bytes)

A telegrafia, conforme diz o nosso colega José Geraldo de Pádua-PY2JGP, "é a arte de transmitir mensagens codificadas através de um aparelho específico chamado telégrafo". Os sons diferenciados produzidos ao manipularmos o telégrafo são capazes de oferecer um perfeito entendimento ao ouvido humano. O sistema é representado por sinais de convenção internacional e composto de sinais maiores (traços) ou menores (pontos) em cada letra e o ritmo é que dará a diferenciação entre elas. Como os sinais formam o som, cada letra tem o seu som característico, tornando-se inconfundível com outra letra ou número, pois o som difere, assim temos resumidamente a telegrafia, como uma linguagem de som e ritmo, tornando-se uma linguagem cifrada.

cw_key2.jpg (27309 bytes)

cw -manipulador.gif (1335 bytes) Podemos definir como telegrafia com fio, a transmissão de mensagem em sinais de código Morse, com o auxílio da corrente que circula através do circuito elétrico que interliga o equipamento transmissor com o receptor. A telegrafia sem fio é a mesma transmissão em Código Morse sendo que os sinais são transportados pelas ondas eletromagnéticas através do espaço.

 
Um dentista chamado Mahlon Loomis recebeu a US Patent 129.971 para um “suposto” telégrafo sem fio em 1872.  Esta patente, de apenas uma página, faz uma afirmação extremamente vaga sobre o uso de “eletricidade atmosférica” para eliminar o fio aéreo utilizado pelos sistemas de telégrafo existentes, porém não contém qualquer esquema ou diagrama de como construi-lo, e tampouco qualquer teoria de como ele poderia funcionar. Loomis imaginou torres "no topo das altas montanhas, e assim estabelecer a ligação eléctrica com o estrato da atmosfera para formar o circuito elétrico."

  

A patente de Loomis é substancialmente semelhante à US Patent 126,356 que foi recebida três meses antes por William Henry Ward que a solicitou em 29 de junho de 1871, quando Loomis estava promovendo ativamente a ideia de usar eletricidade atmosférica para o telégrafo. A patente de Ward também não contém qualquer diagrama esquemático. Em vez disso, Ward ilustra e descreve torres que giram contra o vento "para conduzir uma corrente aérea de energia eléctrica dentro da porção isolada da torre em que a corrente passa para cima através da parte superior da torre e para fora através do ventilador ou do topo. Afirma que a  torre receberá continuamente novos fornecimentos de eletricidade ".

  

As duas patentes, em alguns parágrafos, usam linguagem quase idêntica:

(Loomis) "Eu poderei dispensar todas as baterias artificiais para usar a eletricidade livre da atmosfera, para conduzir a telegrafia e para outros fins, tais como luz, calor e força motriz."

  

(Ward) "Estou dispensando inteiramente o uso de baterias artificiais para formar o meu circuito, simplesmente, conectando a corrente aéreo com a corrente de terra e assim usa-las  para linhas terrestres ou aéreas de telégrafos, luz, calor e força motriz.”

 

Ambos jamais comprovaram estas invenções.

cw_1217.gif (48121 bytes)

O telégrafo foi inventado pelo norte-americano Samuel Finley Breese Morse, que além de inventar o telegrafo, norteou e elaborou o respectivo código, que também levou seu nome. O código Morse até hoje conhecido, utilizado e difundido em todo o mundo, são sinais curtos (pontos) e longos (traços) combinados que correspondem aos números e letras do alfabeto, desta maneira produzindo sons diferenciados, cada letra, número ou pontuação tem o seu som característico, tornando-se inconfundível.

 

Já o telégrafo sem fio foi definitivamente inventado pelo engenheiro italiano Gugliemo Marconi, que no ano de 1.895 iniciava a transmissão e recepção de sinais via ondas eletromagnéticas, sem fio, utilizando o telégrafo de Samuel Morse. Marconi consolidou diversas descobertas da época, obtendo sucesso total na transmissão e recepção de sinais de código Morse, via rádio, através da telegrafia sem fio, sendo-lhe concedida a patente do aparelho no ano de 1.896, na Inglaterra.

  cw_gmc.jpg (32058 bytes)
landell-mus-radio.jpg (50204 bytes)

O rádio e o radioamador surgiram quase que simultaneamente em virtude do grande interesse em pesquisar todos os fenômenos eletromagnéticos. Apesar do vertiginoso desenvolvimento tecnológico dos dias atuais, a montagem artesanal de equipamentos ganhou uma conotação de substancial desafio que permanece nas práticas dos radioamadores, bem como o extenso campo de investigação em torno de antenas, propagação dos sinais radioelétricos transportados pelas ondas eletromagnéticas e pesquisas tecnólogicas. Clique e entenda melhor entender o Radioamadorismo.

   

A telegrafia foi inventada por Samuel Finley Breese Morse, nascido em 27 de abril de 1791, em Charlestown, Massachusetts - Estados Unidos, estudou no Yale College, onde se interessou por eletricidade. Em 1832, durante uma viagem de navio, participou de um debate sobre o eletroímã, dispositivo ainda pouco conhecido. Em 1835 construiu seu primeiro protótipo funcional de telégrafo cujas pesquisa e desenvolvimentos se estenderam até meados do ano de 1838 quando, finalmente, estava com um código de sinais realmente funcional chamado código Morse. Em 1843 conseguiu recursos financeiros para seu invento através do Congresso norte-americano, e em 1844 foi terminada a primeira linha telegráfica ligando Baltimore a Washington, DC. Em sua primeira transmissão oficial a mensagem foi: "What hath God wrought!" (Que obra fez Deus!).

  

Samuel Morse faleceu em 2 de abril de 1872, em Nova York.

  

A telegrafia ainda é muito utilizada pelas comunicações mundiais. A partir da Segunda Guerra Mundial passou a ser usada em paralelo com outras modalidades de transmissão como o SSB Single Side Band, atualmente utiliza-se o rádio pacote para comunicações criptografadas mas o código Morse ainda continua sendo usado em várias aplicações das comunicações terrestres e na navegação aérea e marítima. Também alguns satélites utilizam o código Morse para seu sinal de identificação e localização por telemetria.

  

O código Morse é também (amplamente), utilizado no mundo inteiro pelo radioamadorismo, onde todos os dias, milhares de "pontos e traços" cruzam os ares através das transmissões deste entusiastas das comunicações. Na internet podemos encontrar softwares de treinamento de código Morse.

   

O telégrafo foi inaugurado no Brasil em 1857, com a instalação da primeira linha telegráfica entre a praia da Saúde na cidade do Rio de Janeiro e a cidade de Petrópolis.

  

Essa primeira linha tinha uma extensão de 50 quilometros, sendo 15 quilometros em cabo submarino no leito da baía da Guanabara.  A primeira ligação internacional por cabo submarino deveu-se à iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, que pelo Decreto nº 5.058 de 16 de agosto de 1872, obteve o privilégio, por 20 anos, para lançar cabos submarinos e explorar a telegrafia elétrica entre o Brasil e a Europa.

  

Em 23 de dezembro de 1873 era estabelecida a ligação entre as cidades do Rio de Janeiro e as de Belém do Pará, Recife e Salvador, na presença do Imperador Dom Pedro II que assistiu a chegada do cabo submarino ao Brasil, e a finalização da ligação em uma construção erguida para esse fim no final da praia de Copacabana. Assim que a ligação foi estabelecida, o Imperador enviou cabogramas aos presidentes daquelas três Províncias, nos seguintes termos:

"Já se acha o cabo submarino no território da capital do Brasil. A eletricidade começa a ligar as cidades mais importantes deste Império, como o patriotismo reúne todos os brasileiros no mesmo empenho pela prosperidade de nossa majestosa pátria. O Imperador saúda, pois, a Bahia, Pernambuco, Pará por tão fausto acontecimento, na qualidade de seu primeiro compatriota e sincero amigo. Até aos bons anos de 1874."

  

Nesse mesmo dia, pelos serviços prestados ao Império do Brasil, o então barão de Mauá foi elevado a Visconde de Mauá.

  

Em 22 de junho de 1874, era completada a ligação com a Europa, entre as estações de Recife e de Carcavelos (em Portugal), via Cabo Verde e ilha da Madeira. A notícia foi recebida pelo Imperador quando em visita à Biblioteca Nacional, então instalada na rua do Passeio nº 46. Este mandou passar cabogramas ao presidente da Brazilian Submarine Telegraph Company (depois Western Telegraph Co. Ltd.) e aos monarcas de Portugal, da Inglaterra e da Áustria. Na ocasião houve manifestações na Câmara Municipal e júbilo popular, tendo a imprensa divulgado, por vários dias, notícias a esse respeito.

  

No ano seguinte (1875), foi estabelecida a ligação entre Recife, João Pessoa e Natal. Posteriormente, em 1893 a companhia inglesa South American Cables Ltd. instalou um cabo submarino na ilha de Fernando de Noronha. Em 1914 a concessão deste cabo foi transferida para a França. Um segundo cabo submarino na mesma ilha foi lançado pelos italianos da Italcable em 1925

  

Desde os primórdios da civilização, devido a necessidade de comunicação á distância, o homem criou inúmeros sistemas que possibilitassem a transmissão de suas mensagens. Esta transmissão originariamente apresentou-se por meio de sinais sonoros ou luminosos emitidos num local e sendo traduzidos no outro em código comum. Entre os sistemas telegráficos mais importantes do mundo figuram os de Samuel Morse (EUA), de Wheatstone (Inglaterra) e o de Steinhail (Alemanha). O sistema Morse foi o que se apresentou de forma mais completa, conservando suas linhas básicas até os nossos dias. Em época muito recente foi criado o Comitê Consultivo Inter-nacional Telegráfico, com o intuito de padronizar as transmissões telegráficas, adotando codificações e freqüências normatizadas.

  

Em novembro de 1997 ocorreu a Conferência Mundial de Rádio (CRM-97) da UIT (União Internacional de Telecomunicações), que é o órgão mundial responsável por padronizar todas as telecomunicações em nosso planeta. Nesta Conferencia foi apresentado e aprovado o pronunciamento oficial da UIT/IARU com relação ao uso da telegrafia em todo o mundo. Em nada afetou o serviço de radioamador, sendo que decisões sobre possíveis mudanças nos requisitos dos exames de CÓDIGO MORSE, ficaram postergados para uma próxima data. As referências à extinção imediata do CW, é fruto de má informação e confusão. Acontece que os serviços utilizando o código Morse pelas Marinhas de vários países vem sendo encerrados, e isto, felizmente NÃO TEM nenhuma relação com o serviço de radioamador.

  

E mais, as questões sobre um possível realinhamento da faixa de 40 metros, buscando resolver um conflito entre o serviço de radioamador e o serviço de radiodifusão, assunto considerado muito importante no âmbito radioamadorístico, está praticamente resolvido faltando apenas alguns detalhes com a União Soviética e a China.

 

LETRAS

SINAIS CÓDIGO MORSE

A

. -

B

- . . .

C

- . - .

D

- . .

E

.

É

. . - . .

F

. . - .

G

- - .

H

. . . .

I

. .

J

. - - -

K

- . -

L

. - . .

M

- -

N

- .

O

- - -

P

. - - .

Q

- - . -

R

. - .

S

. . .

T

-

U

. . -

V

. . . -

W

. - -

X

- . . -

Y

- . - -

Z

- - . .

ALGARISMOS

SINAIS CÓDIGO MORSE

1

. - - - -

2

. . - - -

3

. . . - -

4

. . . . -

5

. . . . .

6

- . . . .

7

- - . . .

8

- - - . .

9

- - - - .

0

- - - - -

D E S C R I Ç Ã O

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

SINAIS CÓDIGO MORSE

Ponto final (de período)

( . )

. - . - . -

Vírgula

( , )

- - . . - -

Dois pontos ou sinal de divisão

( : )

- - - . . .

Marca de interrogação (nota de interrogação ou interpelação para repetição de uma transmissão não atendida)

( ? )

. . - - . .

Apóstrofo

( ' )

. - - - - .

Hífen ou traço ou sinal de subtração

( - )

- . . . . -

Barra de fração ou sinal de divisão

( / )

- . . - .

Parênteses esquerda

( ( )

- . - - .

Parênteses direita

( ) )

- . - - . -

Aspas (marcas de aceitação) antes e depois das palavras

( " )

. - . . - .

Duplo hífen

( = )

- . . . -

Entendido

n/c

. . . - .

Erro (oito pontos) n/c

. . . . . . . .

Cruz ou sinal de adição

( + )

. - . - .

Convite à transmissão n/c

- . -

Espera n/c

. - . . .

Fim de espera n/c

. . . - . -

Sinal de partida (início) (para preceder cada transmissão) n/c

- . - . -

Sinal de multiplicação

( x )

_ . . _

           

(A reprodução deste texto está autorizada desde que a autoria seja preservada e mencionada - Direitos Reservados - PY4SM / PY2DD)

 

 

Código Internacional "Q"

QRA - Nome do operador, ou de estação.
QRB - Qual à sua distância ?
QRD - Qual à sua localização ?
QRG - Freqüência de Operação
QRH - Sua Frequência varia
QRI - Tonalidade de Sinais ( 1 a 5 )
QRK - Inteligibilidade dos sinais ( 1 a 5 )
QRL - Estou ocupado. Não interfira por favor
QRM - Interferência de outra Estação
QRN - Interferência atmosférica ou estática
QRO - Aumente sua potência
QRP - Diminua a sua potência
QRQ - Manipule mais rápido
QRR - S.O.S. Terrestre
QRS - Manipule mais devagar
QRT - Vou parar de trasmitir
QRU - Você tem algo para mim
QRV - Estarei a sua disposição
QRW - Estação "X" chama em ... KHZ
QRX - Aguarde sua vez de transmitir
QRY - Quando será a minha vez de transmitir
QRZ - Quem me chama?
QSA - Intensidade dos Sinais de ( 1 a 5 )
QSB - Seu sinal varia
QSD - Sua transmissão é defeituosa
QSJ - Taxa - Dinheiro - Valor
QSL - Tudo entendido - confirmado - OK
QSM - Repita a ultima mensagem

QSN - Escutou-me
QSO - Comunicado ou contato
QSP - Retransmissão de mensagem a outra estação

QST - Comunicado de interesse geral
QSU - Transmitir ou escutar em ... KHZ
QSV - Transmita uma série de "V"
QSW - Transmitirei nesta ou em outra frequência ?
QSX - Escutarei sua mensagem em ... KHZ
QSY - Vou transmitir em outra frequência ! Vamos ?
QSZ - Devo transmitir cada palavra ou grupo ?
QTA - Anule a mensagem anterior

QTB - Concordo c/ sua contagem de palavras
QTC - Mensagem - Notícia
QTH - Local onde encontra-se á Estação
QTR - Horas - Tempo
QTX - Sairei por tempo indeterminado
QUZ - Recebi o seu sinal de Urgência
QUF - Recebi o seu sinal de perigo
QAP - Permanecendo sempre na escuta
CQ - Chamada Geral
DX - Contato á distância
AS - Espera
OK - Tudo Certo - Entendido
TV - Televisão

51 - Aperto de mão
55 - Felicidade
73 - Meus cumprimentos - Abraços

 

LINKS  INTERESSANTES

ballgreen.gif (104 bytes)AC6V Morse Code Pages
ballgreen.gif (104 bytes)AF4LQ - CW HomePage
ballgreen.gif (104 bytes)AGCW - German CW Club
ballgreen.gif (104 bytes)KO6YQ
ballgreen.gif (104 bytes)Learning and Using Morse Code
ballgreen.gif (104 bytes)Learning the Telegraphic Code
ballgreen.gif (104 bytes)Lego Paddle Project
ballgreen.gif (104 bytes)LZ1FW
ballgreen.gif (104 bytes)All FNW Events
ballgreen.gif (104 bytes)Alliance Amateur Radio Club, W8KLY
ballgreen.gif (104 bytes)Amateur Radio Club of Savannah (ARCS)
ballgreen.gif (104 bytes)ARRL
ballgreen.gif (104 bytes)Arte Design
ballgreen.gif (104 bytes)Australian Overland Telegraph Line
ballgreen.gif (104 bytes)BBC
ballgreen.gif (104 bytes)Beginner's Guide to Making CW Contacts - WB8FSV
ballgreen.gif (104 bytes)Bencher, Inc.
ballgreen.gif (104 bytes)Bug Stories
ballgreen.gif (104 bytes)Bulldog
ballgreen.gif (104 bytes)Cal-Av Labs
ballgreen.gif (104 bytes)Canadian Railway Telegraph History
ballgreen.gif (104 bytes)Chicken Fat Operators
ballgreen.gif (104 bytes)Codemaster V
ballgreen.gif (104 bytes)CodeMorse (para dos)
ballgreen.gif (104 bytes)Coherent CW
ballgreen.gif (104 bytes)Commercial Radio KPH Coastal Telegraph Station
ballgreen.gif (104 bytes)Craftsman Morse Keys
ballgreen.gif (104 bytes)CW Facts and Operating Tips
ballgreen.gif (104 bytes)CW Guesser
ballgreen.gif (104 bytes)CW MIDI
ballgreen.gif (104 bytes)CW Nets
ballgreen.gif (104 bytes)CW Net Page
ballgreen.gif (104 bytes)CW Operating Aids
ballgreen.gif (104 bytes)CW Revolution
ballgreen.gif (104 bytes)CW Software
ballgreen.gif (104 bytes)CW Solo DXers
ballgreen.gif (104 bytes)CWDF - Grupo de CW do Distrito Federal
ballgreen.gif (104 bytes)Grupo Alternativo Rondon de Rádio Amador
ballgreen.gif (104 bytes)Grupo CWRJ
ballgreen.gif (104 bytes)CWSP
ballgreen.gif (104 bytes)Deming Amateur Radio Club, W5DAR
ballgreen.gif (104 bytes)Deutscher Telegrafie Club
ballgreen.gif (104 bytes)DMorse Program
ballgreen.gif (104 bytes)EHSC
ballgreen.gif (104 bytes)EUCW
ballgreen.gif (104 bytes)F6IIE
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS Code Buddy Program
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS - (Cowlitz) Amateur Radio Club, WA7YYY
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS East Bay Contest Society, AE6TT
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS Club of South Carolina, WC4CW
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS CW Club of Coastal Georgia
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS - Deming, NM W5DAR
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS HQ - UK
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS - Illinois
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS JA
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS New England, K1FFF
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS Northwest Club
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS Northwest Member Roster
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS of Long Island, K2FFF
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS San Diego County
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS Slow Traffic Net (FSN)
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS - UK - maintained by G0TIP
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS - UK - maintained by GI0SSA
ballgreen.gif (104 bytes)FISTS USS Pampanito Amateur Radio Club, NJ6VT
ballgreen.gif (104 bytes)Flying Pigs QRP Club, W8PIG
ballgreen.gif (104 bytes)FNW Member Guidelines
ballgreen.gif (104 bytes)FNW Member Guidelines
ballgreen.gif (104 bytes)FNW Images  
ballgreen.gif (104 bytes)FNW Past Event: The Club in Kauai
ballgreen.gif (104 bytes)FOC
ballgreen.gif (104 bytes)G0UKB
ballgreen.gif (104 bytes)GACW
ballgreen.gif (104 bytes)G4CZR
ballgreen.gif (104 bytes)G4TQM
ballgreen.gif (104 bytes)G4ZPY
ballgreen.gif (104 bytes)Georgia State Traffic Net (GSN)
ballgreen.gif (104 bytes)GHD Key Products
ballgreen.gif (104 bytes)Grêmio de Radioamadores de Maringá, PR
ballgreen.gif (104 bytes)Ham Radio Online - Morse Code in Music
ballgreen.gif (104 bytes)Head Copy
ballgreen.gif (104 bytes)Hensley Paddles
ballgreen.gif (104 bytes)Heritage Amateur Radio Club, VE3HRC
ballgreen.gif (104 bytes)High Speed Telegraphy
ballgreen.gif (104 bytes)Hy Power Antenna Company
ballgreen.gif (104 bytes)Iambic Mode 'A' vs. Iambic Mode 'B'
ballgreen.gif (104 bytes)ICQ
ballgreen.gif (104 bytes)International Morse Code Program
ballgreen.gif (104 bytes)JARL A1 Club
ballgreen.gif (104 bytes)Japanese Morse Code
ballgreen.gif (104 bytes)J.H. Bunnell & Company
ballgreen.gif (104 bytes)José Geraldo de Pádua-PY2JGP
ballgreen.gif (104 bytes)K1EL's page for The K8 and other keyers
ballgreen.gif (104 bytes)K1TTT - Technical Reference
ballgreen.gif (104 bytes)K3MT
ballgreen.gif (104 bytes)K3WWP
ballgreen.gif (104 bytes)K5RW
ballgreen.gif (104 bytes)K7QO
ballgreen.gif (104 bytes)KB1SG
ballgreen.gif (104 bytes)KB9OCE
ballgreen.gif (104 bytes)KH2D
ballgreen.gif (104 bytes)Manipulador
ballgreen.gif (104 bytes)March Paddles
ballgreen.gif (104 bytes)Maryland Slow Traffic Net (MSN)
ballgreen.gif (104 bytes)MEGS
ballgreen.gif (104 bytes)MFJ
ballgreen.gif (104 bytes)Milestone Technologies: Morse Express
ballgreen.gif (104 bytes)Morse 99
ballgreen.gif (104 bytes)Morse 2000 Homepage
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Academy
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Cat by DK5CI
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code and the Phonetic Alphabets
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code: Breaking the Barrier
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Deciphered
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Mnemonics
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Practice QSO's
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Practice Java Applet
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Prose
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Teaching Machine
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code: The Theory of Overlearning
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Tidbits
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Translator
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Code Won't Sign Off
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Enthusiasts Group Scotland
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Express
ballgreen.gif (104 bytes)Morse for Beginners & Improvers
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Goes to the Movies
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Historic Site
ballgreen.gif (104 bytes)Morse, Samuel F. B.
ballgreen.gif (104 bytes)Morse Telegraph Club, Inc.
ballgreen.gif (104 bytes)Morse training using Koch's Method
ballgreen.gif (104 bytes)Morsum Magnificat
ballgreen.gif (104 bytes)MPR37 Morse Software
ballgreen.gif (104 bytes)MRX
ballgreen.gif (104 bytes)N1EA
ballgreen.gif (104 bytes)N5LF
ballgreen.gif (104 bytes)N7RD
ballgreen.gif (104 bytes)National Traffic System (NTS)
ballgreen.gif (104 bytes)Navy Training Course Morse
ballgreen.gif (104 bytes)Norbert Pieper's MRP37 Morse Program
ballgreen.gif (104 bytes)NorCal Paddle Kit Instructions
ballgreen.gif (104 bytes)North American FISTS Home Page
ballgreen.gif (104 bytes)North Norfolk Amateur Radio Group, GB2MC
ballgreen.gif (104 bytes)Northwest Boater's Net
ballgreen.gif (104 bytes)NO-SSB International
ballgreen.gif (104 bytes)Nu Morse Code Trainer
ballgreen.gif (104 bytes)NW7US
ballgreen.gif (104 bytes)Ohio Valley FISTS, W8FFF
ballgreen.gif (104 bytes)PA3BWK's Ultimate CW Web Site
ballgreen.gif (104 bytes)Paddlette Company
ballgreen.gif (104 bytes)Pampanito Amateur Radio Club, NJ6VT
ballgreen.gif (104 bytes)PED Contest Simulator
ballgreen.gif (104 bytes)Pile Up!
ballgreen.gif (104 bytes)PP6QM
ballgreen.gif (104 bytes)PY1WAS
ballgreen.gif (104 bytes)QRQ Home Page
ballgreen.gif (104 bytes)QRZ
ballgreen.gif (104 bytes)Rescue at Sea
ballgreen.gif (104 bytes)RUFZ
ballgreen.gif (104 bytes)Scandinavian CW Activity Group
ballgreen.gif (104 bytes)Schurr Keys
ballgreen.gif (104 bytes)SHSP
ballgreen.gif (104 bytes)Society of Wireless Pioneers
ballgreen.gif (104 bytes)Sparks Telegraph Key Review
ballgreen.gif (104 bytes)Super Morse
ballgreen.gif (104 bytes)Tabela de Código Morse-Telegraph On-Line
ballgreen.gif (104 bytes)Tarant County College ARC, K5TCC
ballgreen.gif (104 bytes)Telegraph Lore
ballgreen.gif (104 bytes)The Art and Skill of Radio-Telegraphy
ballgreen.gif (104 bytes)The Kea Keyer
ballgreen.gif (104 bytes)The Mill
ballgreen.gif (104 bytes)The Telegraph Office
ballgreen.gif (104 bytes)Telegraph Wireless World
ballgreen.gif (104 bytes)Telegraphy in Action by Jim Farrior, W4FOK
ballgreen.gif (104 bytes)Uncle Sparky's Maritime Radio Page
ballgreen.gif (104 bytes)Union Francaise des Telegraphistes
ballgreen.gif (104 bytes)UT7CT
ballgreen.gif (104 bytes)VE3CQD
ballgreen.gif (104 bytes)Vectronics
ballgreen.gif (104 bytes)VHSC
ballgreen.gif (104 bytes)Vibroplex Collector's Page
ballgreen.gif (104 bytes)Vibroplex Company
ballgreen.gif (104 bytes)Vista Valley FISTS Club, K6FFF
ballgreen.gif (104 bytes)VWOA
ballgreen.gif (104 bytes)Walt's World
ballgreen.gif (104 bytes)WBL Design Paddles
ballgreen.gif (104 bytes)WBL Owner's Page
ballgreen.gif (104 bytes)WB0JNR
ballgreen.gif (104 bytes)Whiterook Products Company
ballgreen.gif (104 bytes)Why Learn and Use CW?
ballgreen.gif (104 bytes)W1AW