py4sm100.gif (15909 bytes)brasil(1).gif (21489 bytes)PY4SM / PY2DD / ZW4SMbrasil(1).gif (21489 bytes)py4sm100.gif (15909 bytes)

Página Principal - Marcus Martins / Minas Gerais / São Paulo / BRASIL - English
telegrafia.gif (8462 bytes)radioam1.gif (98048 bytes)

(A reprodução deste texto está autorizada desde que a autoria seja preservada e mencionada - Direitos Reservados:  Marcus Martins - PY4SM / PY2DD)

SP3RN - UM SANTO RADIOAMADOR

sp3rn.gif (11416 bytes)

Ser um santo é sempre um dom de DEUS para a Igreja e para a humanidade. São Maximiliano Maria Kolbe Dabrowska, nascido em 08 de janeiro de 1894 na cidade Zdunska-Wola, perto de Lodz, na Polônia. Seu verdadeiro nome era Raymond Kolbe Dabrowska. Filho de uma família pobre, de origem operária, mas profundamente religiosa. No ano de 1907, aos treze anos, entrou no Seminário dos Freis Franciscanos Conventuais Leopoli para desenvolver sua vocação religiosa. 

Para os estudos de filosofia e teologia foi transferido para Roma, onde se doutorou nestas disciplinas com as melhores notas. Mesmo ainda clérigo estudante, manifestou todo seu amor a Maria mãe de Jesus – Nossa Senhora, fundando o movimento de apostolado mariano “Milícia da Imaculada”. Foi ordenado sacerdote no ano de 1918, quando voltou para sua pátria, sendo designado para lecionar no Seminário Franciscano, em Cracóvia.

sp3rn-kolbe1.jpg (4651 bytes)

No ano de 1922, com poucos recursos financeiros, resolveu fundar uma publicação mensal com o título de “Cavalheiro da Imaculada”. Outras publicações foram também criadas: “O Pequeno Cavalheiro da Imaculada”, uma revista para crianças; o “Miles Immaculatae”, uma publicação para sacerdotes;  o “Pequeno Jornal”, publicado diariamente.

Maximiliano Maria Kolbe - Frei franciscano deixou a Polônia indo para o Japão, China e Índia em 1930, para organizar vários mosteiros e, durante sua permanência no Japão, se relacionou com pequenas estações de radiodifusão comerciais e também radioamadoras.  Percebeu que a divulgação de jornais religiosos publicados na Polônia poderia ter ainda mais penetração se fosse feita através do rádio. Assim o Frei Kolbe solicitou ao governo da Polônia uma licença de radiodifusão. O Frei Kolbe permaneceu no Japão até 1936, quando retornou à Polônia com a missão de gerenciar o mosteiro católico de Niepokalanów – o maior do mundo.  Ao final deste ano a circulação das publicações ultrapassou um milhão de cópias mensais, tornando Niepokalanow a maior editora da Polônia. A obediência de ter que deixar suas iniciativas apostólicas no Japão foi dura. Ele sonhava passar mais tarde para a Índia e depois pelos países árabes e fundar revistas e jornais que propagassem a devoção à Imaculada, como instrumento de penetração do Reino de Deus. Para ver seu sonho concretizado também usou o éter, tornando-se RADIOAMADOR, recebendo o indicativo de chamada "SP3RN".

Em 1937 e 1938 utilizou a Rádio Varsóvia para pregar a religião católica. Seu interesse pelo radio cresceu ainda mais, suas pressões também aumentaram sobre as autoridades para conseguir uma licença de transmissão de rádio. Esta licença finalmente foi emitida em outubro de 1938 e imediatamente as obras para a instalação da estação de radio começaram na cidade de Niepokalanów. Na primeira semana de dezembro de 1938, utilizando o indicativo de SP3RN (Stacja Polska 3 Radio Niepokalanów) foi efetuada a transmissão de sua primeira pregação e a segunda transmissão se deu no domingo próximo.

Na manhã do dia 01 de setembro de 1939, as tropas nazistas invadiram a Polônia. Frei Maximiliano foi preso no dia 17 de fevereiro de 1941. O comandante militar nazista viu Frei Maximiliano vestido de hábito religioso e ficou furioso. Agarrou fortemente o crucifixo do Frei e, puxando-o gritou: “Acreditas nisso?” “Acredito, sim!” Uma violenta bofetada seguiu a resposta de Frei Kolbe. Por três vezes repetiu-se a pergunta e em todas as três vezes Maximiliano confessou sua fé. Em todas elas recebeu violenta bofetada.

No final de maio de 1941, Frei Maximiliano foi enviado para o campo de extermínio de Auschwitz que ficava próximo a Cracóvia, onde foram assassinados 04 milhões de pessoas. Depois de 03 meses de constantes sofrimentos, um prisioneiro conseguiu fugir daquele campo. Como castigo, o comandante militar determinou que 10 prisioneiros, escolhidos aleatoriamente deviam ser condenados a morrer de fome. Um dos sorteados começou a chorar e dizer: “Pobre de minha mulher, pobres de meus filhos...” Foi neste instante que o prisioneiro nº. 16.670, pediu ao comandante a permissão para substituir aquele pobre pai de família. “Quem é você?” Gritou o comandante. “Sou um Frei católico”, respondeu Frei Maximiliano. “Aceito seu pedido e lhe dou a permissão para substitui-lo”, disse o comandante após pensar por alguns segundos. Maximiliano então tomou seu lugar e, os dez, totalmente nus foram colocados numa minúscula, úmida e completamente escura cela subterrânea, onde morreriam de fome. Passados 15 dias, sobreviviam três condenados e dentre eles o Frei Maximiliano. Em 14 de agosto de 1941, os três foram mortos com uma injeção venenosa.

Terminada a Segunda Grande Guerra Mundial, foi iniciado o movimento pela beatificação do Frei Maximiliano Maria Kolbe.  Em 10 de outubro de 1982, Maximilian Kolbe foi canonizado pelo Papa João Paulo II e, na oportunidade Franciszeck Gajowniczek que foi salvo pelo Frei Kolbe compareceu à solenidade dando seu testemunho do heroísmo de seu salvador.  Frei Kolbe é considerado o santo padroeiro dos radioamadores. O Santuário Nacional de São Maximiliano Kolbe (http://www.marytown.com) se localiza na cidade de Chicago, na Marytown, IL. O corpo de Frei Maximiliano foi cremado e suas cinzas atiradas ao vento. Numa carta, prevendo sua morte, Frei Maximiliano escreveu: “Peço que meu corpo seja reduzido a pó e espalhado pelos ventos no mundo!” Assim foi feito!

   

No dia 14 de agosto (data de sua morte), comemora-se a festa de São Maximiliano Maria Kolbe Dabrowska SP3RN, patrono dos radioamadores.

 
ORAÇÃO - Ó Deus, que inflamastes São Maximiliano Maria, presbítero e mártir, com amor à Virgem Imaculada e lhe destes grande zelo pastoral e dedicado ao próximo. Concedei-nos, por sua intercessão, que trabalhemos intensamente pela vossa glória no serviço do próximo, para que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho até a morte. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do espírito Santo.

 

barrahoriz.gif (4372 bytes)barrahoriz.gif (4372 bytes)

Novena Prayer to Saint Maximilian Kolbe

O Lord Jesus Christ, who said, "greater love than this no man has that a man lay down his life for his friends," through the intercession of Saint Maximilian Kolbe whose life illustrated such love, we beseech you to grant us our petitions ... (here mention the requests you have).

Through the Militia Immaculata movement, which Maximilian founded, he spread a fervent devotion to Our Lady throughout the world. He gave up his life for a total stranger and loved his persecutors, giving us an example of unselfish love for all men - a love that was inspired by true devotion to Mary.

Grant, O Lord Jesus, that we too may give ourselves entirely without reserve to the love and service of our Heavenly Queen in order to better love and serve our fellow man in imitation of your humble servant, Saint Maximilian. Amen.

Three Hail Marys and a Glory be.

(A reprodução deste texto está autorizada desde que a autoria seja preservada e mencionada - Direitos Reservados:  Marcus Martins - PY4SM / PY2DD)