Fechar / Voltar Imprimir RENER · Meteor


Os Radioamadores de todo o mundo tem mostrado ao longo dos tempos a importância das suas comunicações, principalmente quando na ocorrência de desastres e calamidades em que os sistemas convencionais das comunicações locais sofrem de deficiência condicional, ou interrupção física, ou não suportam as condições exigidas.

Antes mesmo de serem chamados, os Radioamadores, estão sempre prontos e a disposição de suas coordenações e das autoridades para ajudarem em situações nas quais os seus serviços humanitário e voluntário sejam colocados em benefício da população.

No Brasil, o Ministério da Integração Nacional, criou a RENER - Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, tendo a LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão como coordenadora, e esta por sua vez tem suas equipes exclusivamente destinadas para organização e coordenação das ativações e execuções destes serviços.

Todo radioamador, independente da sua classe, deve estar consciente e pronto, para que cedo ou tarde, por algumas horas ou dias, sua estação possa vir a ser necessária na ativação de uma Rede de Emergência.   Conforme o previsto na LGT.





Documentos da RENER:



Ministério da Integração Nacional   -   Secretaria Nacional de Defesa Civil
Esplanada dos Ministérios - Bloco "E" - 7º andar   -   Brasília / DF - 70067-901
Tel.: (61) 3414-5637   · · ·   e-mail: [email protected]



Esta seção foi criada com o intuito de atender aos radioamadores devidamente licenciados da RENER-RJ, assim como a outros radioamadores, radio-operadores profissionais e a todos os interessados em Operações de Radio-Emergência.

O objetivo principal desta, é de contribuir na ampliação dos conhecimentos de forma a melhorar a capacitação e preparando para o enfrentamento das situações.

Este trabalho está fundado em pesquisas e estudos realizados, na análise crítica de fatos ocorridos, assim como, na prática e experiência adiquirida em operações de casos reais, em exercícios e simulações.
  Licença para Uso Não-Comercial, Compartilhamento e Redirecionamento.