Meus vídeos no Youtube aqui

 

Aqui você pode fazer download de programas de minha autoria (freeware). Por medida de segurança, todos os executáveis são zipados. Click no nome para fazer o download.

 

Programas para radio :

 

Linear Transponder for Orbitron. (V1.4)

O excelente programa de rastreamento de satélites, Orbitron, permite operar facilmente satélites com repetidor FM, pois nesse caso, como o satélite recebe e transmite em frequências únicas e FIXAS, permite ao Orbitron calcular as frequências na estação terrestre com efeito Doppler incluído, baseado nas frequências fixas do repetidor FM do satélite.
Mas num satélite com transponder linear, o Orbitron não calcula tão facilmente estas frequências, pois num transponder linear as freqüências de transmissão e recepção do satélite não são únicas, mas abrangem uma determinada banda, e, o que é mais importante ainda, a frequência transmitida pelo satélite DEPENDE da frequência RECEBIDA por ele E da frequência equivalente do seu OSCILADOR LOCAL.
Portanto, o usuário que quiser mudar a frequência de subida é obrigado a mudar também a de descida, fazendo uma conta que envolve o oscilador local, calculo que o Orbitron não faz. Para melhorar esta situação, criei o programa cliente DDE para o Orbitron, chamado Linear Transponder for Orbitron. O programa foi feito para os satélites AO-7 no modo B, HO-68, VO-52, FO-29 e RADIOSCAF-B (ARISSat-1). Outros poderão ser adicionados no futuro. O programa verifica se as frequências de uplink e downlink estão dentro da banda passante do transponder, incluído os desvios Doppler. Como os satélites mais velhos costumam apresentar um pequeno erro na frequência do oscilador local, o programa permite corrigir este erro. No caso do AO-7, já está incluído um erro de -4 kHz, e para o FO-29 um erro de +2 kHz.

O programa opera de duas formas básicas: TX fixo ou RX fixo.

TX fixo - O usuário especifica (setas) a frequência fixa TX de subida e o programa informa a frequência na qual será ouvido o retorno, variável em função dos desvios Doppler up e down devidamente combinados.

RX fixo - O usuário especifica (setas) a frequência fixa RX na qual quer ouvir o seu retorno, e o programa informa a frequência de transmissão variável a ser usada, incluidos os desvios Doppler devidamente combinados.

A instalação é muito simples: basta copiar o MyDDE.exe na mesma pasta do Orbitron.exe. Para executá-lo, rodar o Orbitron, e em "Rotor/Radio", escolher o driver MyDDE e clicar no ícone ao lado. Escolher o satélite no Orbitron. Se não for um dos 4 mencionados, o programa mostrará apenas os dados informados (satélite) e calculados (estação terrestre) pelo próprio Orbitron. Obs.: a finalidade do programa não é comandar equipamentos via CAT, mas apenas orientar o operador.

 

 

Doppler para o Orbitron, via CAT, para o FT-100 e FT-857 

O programa Doppler.exe funciona como cliente DDE do Orbitron. Permite controlar automaticamente a frequência do radio de acordo com o desvio Doppler, calculado pelo Orbitron.

O Orbitron deve ter o intervalo de atualização ajustado para 1 segundo. O programa Doppler.exe ajusta a frequência do radio duas vezes por segundo, via CAT. Foi escrito para o FT-100 e FT857, mas pode servir para outros rádios que tenham comandos CAT idênticos, como por exemplo o FT-897 que tem o mesmo comando CAT (01 hex) para ajuste de frequência que o FT-857.

O programa não precisa ser instalado, apenas copiado numa pasta, por exemplo a mesma onde está instalado o Orbitron.

Mas para que o Doppler.exe apareça na lista de drivers DDE em "Rotor/Radio" do Orbitron, é preciso acrescentar as seguintes linhas no arquivo "Setup.cfg" na pasta "Config" do Orbitron:

[Drivers]
Doppler=drive:\caminho\doppler.exe

onde drive:\caminho aponta para a pasta onde está o programa Doppler.exe, que pode ser por exemplo a mesma pasta do Orbitron.

 

 

PicFall for Windows: gera imagens visíveis em waterfall.

Acima, tela do PicFall, e abaixo, como a imagem (observe os ajustes) chegou na Antártica ! :

Vejam mais imagens feitas com PicFall aqui.

 

 

DIGTRX : para fazer transferência digital de arquivos via radio. (Windows)

 

 

ROE.exe : permite ver interativamente as relações básicas entre ROE, perdas, potências, etc... de um sistema Transmissor-Cabo-Antena. (Windows) :


 

 

SatDown.exe : permite calcular o enlace de descida de satélite, fornecendo o resultado em unidades S (Windows) :

A nova versão 0.5 permite ver em escala exata a órbita do satélite em relação a terra e simular órbitas com parâmetros ajustáveis.

 

MusiSSTV.exe : Permite gerar imagens musicais para SSTV. ( Windows) :

 

testser2.exe : para testar os pinos de controle (RTS, CTS, DTR, DSR, DCD e RI) de porta serial de computador. (Windows) :


 

 

Programas para DOS :

 

Como esses programas foram feitos para DOS, ainda rodam no Windows XP, mas NÃO no Windows 7, pois esse não tem mais suporte para DOS. Para rodar normalmente esses programas no Windows 7, inclusive em tela cheia, basta usar o excelente emulador DOS: o DOSBox.

 

FMID : para gerar arquivo .mmv para o waterfall do MMSSTV no modo FM demodulator. (DOS)

PicFall.exe  : para criar arquivos .mmv e .wav de imagens com tons de cinza, visíveis em qualquer waterfall FFT. (DOS)

Germmv.exe: Gerador de arquivos.MMV para o waterfall do MMSSTV no modo FFT. (DOS)

MCMTHELL.exe : Para fazer QSOs em MCMTHELL (TX e RX) (experimental). (DOS)
 
testsern.exe : para testar os pinos de controle (RTS, CTS, DTR, DSR, DCD e RI) de porta serial de computador. (DOS).

DosProg.zip : Contém FMID, PicFall, Germmv, MCMTHELL, Testsern e zbzhell.
 

 

Programas didáticos:

RZ1 : Permite visualizar o teorema de Fourier, ou seja ver a relação entre forma de onda e espectro, com opção tridimensional, permitindo construir qualquer forma de onda com até 11 harmônicos. Mostra como funciona a modulação QAM e  mais...

RZ2 : Teoria da amostragem digital, filtro de Nyquist, reconstituição do sinal PAM, aliasing, diagrama do olho e mais...

RZ3 : Permite visualizar orbitas de satélite em escala e velocidade relativa, calcular orientação de antenas para satélites geoestacionários, calcular a relação sinal/ruído de enlace de satélite, calcular ganho de antena parabólica e visualizar o seu formato de acordo com F/D, visualizar como se formam ondas estacionárias para qualquer relação Zc/Z0 e ver os valores da ROE (SWR) e coeficiente de reflexão e ainda cálculos de atenuação de propagação em VHF, UHF e SHF.

RZ4 : Trata de cores e fase de vetor de crominância em TV a cores (PAL ou NTSC), teste do retardo/ganho luminância/crominância e permite calcular e visualizar os produtos de intermodulação CSO e CTB em CATV.

RZ5 : Mostra a lei de refração e os princípios de propagação nas fibras ópticas.

Download dos cinco programas : rz12345.zip  (somente 234KB) (DOS)
 
 

 

Para brincar:

Stereogr.exe : Se você consegue enxergar estéreogramas, (nem todo mundo consegue...), veja o efeito fantástico de profundidade de campo na própria tela do seu micro, onde o fundo da imagem aparecera bem no fundo da tela e o texto que você digitou flutuando na frente ...
Para quem nunca viu estéreograma, olhe para a tela deixando a visão como se fosse olhar para longe, observando algum padrão repetitivo na imagem (no caso o PY4ZBZ) até conseguir sobrepor as imagens percebidas pelos dois olhos, deslocadas da distancia de repetição do padrão, ou seja, em vez dos dois olhos convergirem para o mesmo ponto da imagem, o olho direito converge para um ponto do padrão enquanto o esquerdo converge para o mesmo ponto do padrão imediatamente a esquerda. (É preciso treinar um pouco...) O cérebro controlara a nova convergência dos olhos graças ao padrão repetitivo e fundirá as duas visões deslocadas numa só, dando o efeito tridimensional cuja profundidade depende de parâmetros internos do programa que gerou o estéreograma. (forçando visão estrábica, o que acho mais difícil, (mas tem gente que consegue) o olho esquerdo convergindo para o ponto do padrão imediatamente a direita, o efeito é inverso). (imprimindo em papel as vezes facilita a visão do estéreograma). (DOS)
 


v. 30-11-2014