py4sm100.gif (15909 bytes)brasil(1).gif (21489 bytes)PY4SM / PY2DD / ZW4SMbrasil(1).gif (21489 bytes)py4sm100.gif (15909 bytes)

Página Principal - radioam1.gif (98048 bytes) - English

 

(A reprodução deste texto está autorizada desde que a autoria seja preservada e mencionada - Direitos Reservados:  Marcus Martins - PY4SM / PY2DD)

    

Esta é uma singela homenagem que fazemos aos nossos colegas radioamadores que foram mortos no atentado terrorista contra as Torres Gêmeas e ao Pentágono (os seus corpos não foram resgatados e permaneceram nos escombros). Passados mais de 90 dias da grande tragédia que se abateu sobre o povo Americano, foi elaborada uma lista dos desaparecidos deste ataque, tendo ficado comprovado que 2.996 pessoas (incluindo 19 terroristas) foram mortas, são pessoas nascidas em mais de 100 países diferentes, porém a grande maioria é americana.

    

Também está confirmado que 07 radioamadores estão entre mortos nos ataques terroristas do dia 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center em New York e ao Pentágono em Washington. 

     

Juntamente com os 110 andares das Torres Gêmeas, vários edifícios ao redor foram destruídos ou seriamente danificados, incluindo os edifícios 3 a 7 do complexo do World Trade e a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau. A Torre Norte, a Torre Sul, o Marriott Hotel (WTC-3) e o WTC-7 foram completamente destruídos. A Alfândega dos Estados Unidos localizada no WTC-6, o WTC-4, o WTC-5 e duas passarelas para pedestres que ligavam os edifícios foram severamente danificadas. O Deutsche Bank Building, localizado na Liberty Street e que fazia parte do complexo do World Trade Center, foi mais tarde condenado e destruído por causa das condições tóxicas no interior da torre de escritórios. O Fiterman Hall, do Colégio Comunitário do Borough de Manhattan, localizado na 30 West Broadway, foi condenado devido aos danos nos ataques e está sendo reconstruído. Outros prédios vizinhos, o  90 West Street  e o  Edifício Verizon sofreram grandes danos, mas foram restaurados.  Os edifícios do  World  Financial  Center,  o One Liberty Plaza, o Millenium Hilton e o 90 Church Street tiveram danos moderados e também já foram restaurados. 

   

Todos os equipamentos de telecomunicações localizados no topo da Torre Norte e dentre eles a torre da televisão e um transmissor de rádio foram destruídos, mas rapidamente as estações de TV, Radio, Midia e Internet foram capazes de redirecionar os seus sinais e retomar as transmissões.

    

O Pentágono foi severamente danificado pelo impacto do Voo-77 da American Airlines e por incêndios subsequentes, causando o desabamento de uma das seções do edifício. Ao se aproximar do Pentágono, as asas do avião derrubaram postes de luz e seu motor direito quebrou um gerador antes de cair no lado ocidental do edifício, matando todos os 53 passageiros, os cinco sequestradores e 6 tripulantes. O avião atingiu o Pentágono no nível do primeiro andar. A parte dianteira da fuselagem desintegrou-se durante o impacto, enquanto que as seções centrais e a cauda mantiveram-se em movimento por uma fração de segundo. Detritos provenientes da cauda penetraram mais fundo no edifício, quebrando por 94 metros, três dos cinco anéis mais externos do edifício.

As autoridades de New York informaram que entre os desaparecidos listados, incluem-se os seguintes colegas radioamadores :  

***** Steven A. Jacobson "Steve" N2SJ, - 53 anos, New York , um dos responsáveis pelos transmissores do canal de televisão WPIX.

   

***** William V. Steckman "Conta" WA2ACW, de W. Hempstead, New York, um dos coordenadores dos transmissores para a televisão da WNBC. Steckman era técnico na área de New York City e operava um grande número de repetidores no World Trade Center, entre eles o 434 que era um repetidor em megahertz para ATV. 

           

***** Robert D. Cirri "Bob" KA2OTD, - 39 anos, um membro da ARRL de Nutley, New-jersey era o coordenador de emergência do distrito da ARRL para o condado de Hudson. Cirri era um oficial da polícia, estava desempenhando um trabalho de ajuda às autoridades que tentavam evacuar trabalhadores e visitantes do edifício quando tudo desmoronou.  

       

***** Michael G. Jacobs, AA1GO, - 54 anos, de Danbury, Connecticut. Jacobs trabalhava como funcionário de confiança de uma companhia internacional que tiveram os escritórios destruídos no World Trade Center (Centro de Comércio do Mundo).  

       

***** Gerard J. Coppola " Haste " KA2KET, - 46 anos, era um dos coordenadores da WNET, canaleta 13, vivia em New York City.  

   

***** Winston. A. Grant, KA2DRF, - 59 anos, era um técnico em computador, vivia em Hempstead ocidental, New York.  

     

***** William Ruth, W3HRD, morreu no ataque ao Pentágono. William era um professor de Maryland que serviu nos Fuzileiros Navais dos E. U., durante a guerra do Vietnã e na reserva do Exército quando da guerra no Golfo Pérsico.

      

Um fundo financeiro especial foi criado para ajudar as famílias dos radioamadores desaparecidos no Word Trade Center, pelo ataque terrorista.