COMO OPERAR SATÉLITES

ISS

ISS          Há uma percepção comum de que é necessário equipamentos sofisticados e grandes redes de antenas de polarização circular para trabalhar satélites amadores. Isto é verdade no caso de alguns satélites em grandes altitudes ou sobre as bandas superiores, tais como as de 23 centímetros. Mas não é o caso para todos os satélites.

           Existem vários satélites em órbita baixa da Terra que podem ser trabalhados com transceptores e antenas relativamente simples. Este artigo irá concentrar-se nos trabalhos em satélite por voz, já que eu não tenho experiência total com a operação de satélite digital. Satélites de voz amador podem ser divididos, genericamente, em dois grupos:

           • Em primeiro lugar, existem os tradicionais satélites "transponder linear". Estes satélites recebem uma gama específica de frequências (tipicamente 40-100 kHz) numa banda, convertê-los para uma outra banda, utilizando um processo de mistura semelhante ao que é usado em um receptor super-heteródino e amplificam o sinal convertido para a transmissão de volta à Terra. Transponders lineares são capazes de veicular a vários sinais diferentes simultaneamente.

           • Mais recentemente, alguns satélites transportam repetidores de FM de Cruzamento em vez de transponders lineares. Estes repetidores são similares a seus primos terrestres (repetidoras comuns de VHF) em que eles recebem um sinal de FM em um canal específico, demodulam o sinal e o restransmite em uma nova freqüência. Ao contrário dos transponders lineares, e mais como repetidores de FM convencionais, estes satélites só podem transportar um QSO de cada vez.

           A maioria dos satélites de voz amadores usam transponders lineares.

           Atualmente há apenas o SO-50, orbitando a Terra como repetidor FM.

Quais Satélites eu Consigo Operar?

ISS            Para trabalhar com sucesso um satélite de radioamador, você precisa ter transceptores adequados para os satélites que deseja.

           Para transponders lineares, são necessários SSB e CW transceivers nas bandas de interesse. Para os repetidores de FM, são necessários um transceptor FM de banda dupla com crossband (transmissão / recepção) em 2m (VHF) e 70 centímetros (UHF).

           Usuários de satélites FM não têm muita escolha. Todos os satélites FM operacionais (ou propostos) usam 2m e 70 centímetros, com uma dessas bandas sendo utilizado para a ligação ascendente, o outro para a ligação descendente.

           Satélites com transponder lineares possuem uma variedade mais ampla de frequências.

Trabalhando Meu Primeiro Satélite

           A primeira coisa a fazer é dar uma olhada em sua estação de Radioamador. Veja os equipamentos que você tem e as antenas. E claro, olhe as sucatas que, porventura poderão ser usadas para construir antenas.

           Se, como muitos radioamadores, você tem apenas rádios FM em VHF / UHF, então você está limitado aos satélites de FM. Aqueles que tem sorte e possuem rádios para todos os modos também podem tentar trabalhar satélites transponders lineares. ISS O restante deste artigo irá se concentrar em operação FM, pois a grande maioria possui, no mínimo, um HT com FM para 2m e 70 centímetros. Além de que, as técnicas operacionais são mais fáceis de dominar.

           Se a operação por SSB ou CW em satélite lhe interessa, saiba que é uma é uma progressão natural passar de FM para um satélite em banda lateral. Para aqueles interessados em explorar a operação SSB / CW via transponders lineares em satélites, há vários excelentes artigos introdutórios sobre AMSAT de web site.

O Temido "Efeito Doppler"

              O efeito Doppler é um fenômeno que todos nós já o conhecemos alguma vez na vida.

              Imagine que você está parado numa calçada e surge um carro tocando uma música bem alta.

              1 - Quando o carro se aproxima, você pode identificar a música e a tonalidade da música, seus graves e agudos e seu ritmo.

              2 - Agora que ele está a seu lado, o som é tão alto e ensurdecedor que seus ouvidos parecem que vão estourar.

              3 – Neste momento o carro está se afastando de você. Note que o ritmo da música parece descompassado, como se fosse ficando mais lento e cada vez baixo.

              ISS Viu? Você já havia experimentado o efeito Doppler e nem sabia.

              Essa mudança aparente na frequência é conhecida como deslocamento Doppler - causado pela velocidade relativa do carro em relação a quem o está escutando.

              Quando um satélite passa por cima de nossas antenas, os sinais transmitidos e recebidos são afetados de modo semelhante. Com o satélite viajando a 27.000 km / h ou mais, um sinal a 436 MHz pode ser deslocado por até 10 kHz a partir da sua frequência real transmitida. Alguns satélites são projetados tendo isto em mente, e podem ter um AFC (Controle Automático de Frequência) ou em português simples: circuitos para compensar parcialmente o efeito Doppler. ISS

              Neste caso, temos o satélite SO-50 que tem sua frequência de subida fixa, 145.850 mhz, graças a um AFC projetado no satélite.

              O efeito Doppler é significativo apenas para os satélites de FM em 70 centímetros (UHF) ou mais bandas. Em 2 metros (VHF), o efeito Doppler varia em 3 kHz e geralmente pode ser acomodado por um receptor FM comum, sem perdas aparentes, desde que esteja na frequência correta. Para a operação SSB / CW, efeito Doppler é significativo em todos os satélites.

              A quantidade de deslocamento de Doppler para um satélite em órbita baixa da terra é proporcional à frequência e é aproximadamente como segue:

              15m +/- 400 Hz

              10m +/- 600 Hz

              2m +/- 3 kHz

              70 centímetros +/- 10 kHz

              Para compensar o desvio Doppler em operações portáteis no satélite SO-50, a maneira mais fácil é memorizar em seu transceptor de rádio as memórias da tabela abaixo.

                TABELA DE FREQUÊNCIAS DO SAUDISAT SO-50

                Canal                   Uplink                        Downlink                

              |   1   |   145,850 + Subtom 67 hz    |   436,805   |

              |   2   |   145,850 + Subtom 67 hz    |   436,800   |

              |   3   |   145,850 + Subtom 67 hz    |   436,795   |

              |   4   |   145,850 + Subtom 67 hz    |   436,790   |

              |   5   |   145,850 + Subtom 67 hz    |   436,785   |

              Note que para SO-50, foi utilizado um equipamento de banda dupla (VHF e UHF) com as etapas de correção de Doppler em 5 kHz.

              NOTA IMPORTANTE: O Saudisat SO-50 desliga-se automaticamente a cada 10 minutos de operação. Portanto você deve ligá-lo caso não tenha ninguém o operando. Para isso, transmita por dois segundos na frequência de 145.850 com o subtom 74,4 mhz.

Preparando a Antena Portátil

              Ao trabalhar satélites, dê uma atenção especial à antena que irá utilizar. Dê preferência às antenas direcionais em virtude de seu ganho.

              Um leque de projetos detalhados de todas as antenas direcionais para satélite que eu já construí podem ser encontradas AQUI. São todas feitas de sucatas e/ou materiais reciclados, fáceis de achar e com um ótimo ganho final.

              Siga os projetos o mais próximo possível para que não tenha resultados desagradáveis.

              ISS Nota: É perfeitamente possível fazer contatos no satélite SO-50 utilizando apenas um HT e uma antena Nagoya 771 ou uma telescópica como a Prime AL 800, como pode ser visto AQUI.

              Recomendo que tente fazer este tipo de operação, somente depois que já esteja familiarizado o suficiente para atracar o SO-50 com uma direcional de mão. Trabalhar o SO-50 só com antena baixo ganho do HT requer perícia e muita prática. Se você já começar por este método, pode não conseguir e acabar desistindo da brincadeira antes de lograr êxito.

Agora Sim!!!! CQ SATÉLITE! CQ SATÉLITE!

              OK! Você já está com seu HT programado na frequência do SO-50 como descrito nesta TABELA.

              Já está com uma antena direcional VHF e UHF conectada ao HT. Se ainda não tem uma direcional, que tal fazer uma das que eu já fiz e obtive ótimos resultados??. Projetos AQUI:

              Pronto!!! Agora sim!!! HT programado, Antena Conectada é só apontar pro alto e chamar CQ!!!!

              ERRADO!!!

              Você vai apontar a antena em que direção???

              Para isso é preciso rastrear o satélite SO-50. Eu utilizo no computador o programa ORBITRON para este fim. E no celular android eu o rastreio com os aplicativos ISS Detector PRO e o AmsatDroid.

              Supondo que você já esteja rastreando o satélite por alguns dos softwares citados, já deve estar sabendo o dia, o horário, o azimute (direção em graus) e a elevação que o satélite irá passar sobre você. Para tal, leve em consideração:

              • Azimute (graus) - é o valor medido em graus, contados a partir do Norte, no sentido do relógio, e indica um ponto no horizonte. Os valores de azimute variam de zero a 360 graus e o requisito básico para conhecer um determinado azimute é saber onde fica o Norte. Se você não sabe isso, o uso de uma bússola será necessário. (Figura 1)

              • Elevação (graus) - Não é nada mais do que a altura do objeto ou satélite acima da linha do horizonte medido em graus. Os valores variam de zero grau, quando o objeto está na linha do horizonte, até 90 graus, quando está exatamente sobre a nossa cabeça. Portanto, um satélite que está a 45 graus estará a meia altura do horizonte. (Figura 2) ISS

              Os gráficos acima mostram como localizar um hipotético objeto no azimute 45 com 45 graus de elevação.

              De preferência, esteja em local aberto e no horário marcado pelo programa de rastreio. Aponte sua antena direcional para o azimuth inicial do satélite e para a elevação inicial. Faça com que o HT esteja com o Squelch totalmente aberto e escutando na frequência de 436.805.

              ISS Siga as mudanças de elevação e azimute do satélite durante a passagem alternando entre as frequências 436.805 e 436.800 na tentativa de escutar alguém no satélite.

              Quando o SO-50 estiver no auge de sua elevação, seu Ht deverá estar na frequência de 436.795 mhz.

              Quando ele começar a descer, você deve ir alternando entre as frequências 436-795 até 436.785 no fim da passagem.

              Se você conseguir ouvir alguém, será mais fácil para corrigir o efeito Doppler, pois subirá e descerá a frequência ou irá apontar ou elevar a direção da antena, até receber o melhor sinal.

              Note que em hipótese alguma eu lhe pedi para Apertar o PTT e chamar alguém.

              Comece escutando primeiro e à medida que for melhorando sua escuta poderá fechar o contato com alguém.

              Regra Nº 1 de operação em satélite: ESCUTAR! ESCUTAR E ESCUTAR!

              Só quando tiver certeza de que a frequência está limpa: Chamar!

              ASSIM, A DICA MAIS IMPORTANTE PARA INICIANTES NESSE "ESPORTE" DE OPERAR SATÉLITES É: SÓ CHAME QUANDO TIVER CERTEZA DE QUE ESTÁ ESCUTANDO. SE VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO, VOCÊ PODE CHAMAR A PESSOA E PEDIR SUA OPORTUNIDADE.

              O por quê disso é simples: A subida no satélite não tem segredo. Mesmo com baixa potência e antena original do Baofeng já sobe muito bem. Mas a descida, ouvir o satélite é que é o complicado. Você conseguindo treinar a escuta terá o satélite em suas mãos.

              Digo isso pois muitas vezes temos a impressão de não escutar ninguém no satélite e achamos que ele está desocupado, e insistimos em chamar CQ a cada 10 segundos. Isto é típico do iniciante neste esporte. Todos nós já fomos "Jacaré" um dia no satélite.

              Friso isto por quê, na verdade, pode haver alguém no sat tentando fechar um contato raro como Bolívia, Martinica, etc. E não podemos atrapalhar, uma vez que o SO-50 tem abrangência em vários países.

              O que pode causar inimizade não só no Brasil como com nossos vizinhos aqui da América do Sul. Pode gerar até a terceira guerra mundial... Você concorda comigo? rsrsrsrs

              Releia este tutorial quantas vezes for preciso e treine bastante. Logo nos falaremos no SO-50.

              TE AGUARDO NO SATÉLITE!!! Você irá se apaixonar por esta modalidade!

              Good Luck and Good DX!

>>> PQ2HX <<<

O que é o radioamadorismo?

Sobre Mim

Rádio Amador desde 2011. Inicialmente como PU2IHF (Classe "C") e depois PQ2HX (Classe "B"). Sou apaixonado por aviação e radioamadorismo. Tenho preferência pela modalidade via satélite, 10 Metros e 40 Metros. Sou também Onzemetrista (PX8M1874), onde gosto de bater papo. Estou sempre em 11 Metros no canal 45 (27.450 mhz) Banda Lateral USB, aguardando sempre novos contatos.


Compartilhe minha Página