Repetidoras de UHF - Brasil

Faixas de: 70cm (430 MHZ) e 23cm (1.2 GHZ)

( Vide Nota no final da Tabela )

Onde: A: Ativa, I: Inativa, M: Manutenção e X: Desconhecida

QRG
(MHZ)
UF
Indicativo
Offset
IARU
LOC
CTCSS
( HZ )
Informou
Data
Opr
439.900
SC
PP5ABA
-5 MHZ
GG53mx
sem
PP5VX
Maio 2013
A
439.800
SC
PP5CDQ
-5 MHZ
GG53mx
sem
PP5VX
Maio 2013
A
439.500
SC
PP5UMC
-5 MHZ

sem
PP5VX
Maio 2103
A
438.270
SC
PP5ITA
-5 MHZ

sem
PP5VX
Maio 2013
A
439.750
SC
PP5TCP
-5 MHZ

103.5
PP5VX
Maio 2013
M
439.100
SC

-5 MHZ

sem
PP5VX
Maio 2013
X









CTCSS: É um acrônimo em inglês, para "Continuos Tone Coded Squelch System" ou seja "Sistema Codificado por Tom Contínuo para o Silenciamento" ( ou quase isto... ), este tal de "tom contínuo" é medido em Hertz. E chamado de sub-tom (aqui no Brasil, e somente aqui !) porque a sua frequência está abaixo do limite inferior da audição de nós humanos. Existem 50 ( cinquenta ) valores padrão para o CTCSS ( de 67.0 a 254.1 ), que é de boa praxe indicar em Fonia, p.ex. o valor "67.0" como: "meia sete decimal zero". Pois o tal "negativo" não é um número, mas um sinal ( chamado de "operando" em Álgebra ! ).
É totalmente errado e incorreto, o utilizar para indicar o "zero" !

Então: Se você procurar por "sub-tone", como já andamos escutando nas faixas (apenas por analogia !), no Manual do equipamento, pode ter maior e absoluta certeza de que você óbviamente não vai achar      ( kkkkk - "tá tudo acabado" )

Offset ?
O termo "Offset" indica a diferença de QRG entre RX e TX ( em kHZ ou em MHZ )
Também é conhecido por "decalagem" ou "frequência de separação".
Uma repetidora sempre "escuta" em uma QRG , mas transmite em outra.
( pois esta é sua função: Repetir o sinal que "escuta", ampliando o alcance... )
 
Este termo indica esta diferença entre as duas QRG, a mais (+) ou a menos (-).

É muito útil observar aos iniciantes ( e alguns "veteranos" )  de que o sinal que você escuta, é o proveniente da Repetidora. Então caso não tenha dela uma boa recepção - por algum motivo: como distância, antena precária, antena baixa, morros, prédios, obstáculos de porte "pela frente", etc - é mais do que óbvio de que ninguém vai "chegar bem" ! Haverão ruídos, sinal (mais) baixo, "entrecorta" ou "pipoca", etc e tal. Aqui o problema não é a transmissão de seus amigos, mas única e exclusivamente a sua recepção. O UHF impõe: Ter uma Antena "decente" ( com bom ganho ), estar Alta ( mais de 15m HAAT ) além de que a sua localização topográfica seja aceitável  (morros, prédios ou obstáculos de porte "pela frente" todos - colaboram contra a sua recepção, bem como contra a sua transmissão !)

E já aproveitando, notamos em nome do bom uso e boas práticas operacionais (porque "dar espaço" é algo que "não salva a pátria de ninguém" !), que uma Repetidora ainda possue mais dois auxiliares : o Beep ( ou "Sinal de Cortesia" ), e o "rabicho" ( chamado de "tail", em inglês ). Muita gente se atém apenas a escutar o Beep, o que não significa "passar áudio" ( ou seja: Ser escutado de modo satisfatório através da Repetidora ), o macete é - Segure o PTT um pouco mais de tempo ( sem falar... ) e solte, se você escutar o Beep, com certeza está "passando áudio" - tente ! Isto é um detalhe que muita gente não sabe pois Repetidoras com o tal do Beep, não são apenas "frescura" !

O tal "rabicho" comprido muita gente rejeita ( demora para "voltar" ) mas ele é fundamental quando alguma estação está em região "de sombra" ( de sinal ruim para a Repetidora ) se não fosse ele, esta estação "entrecorta" muito o sinal (notadamente "HTrecos"). E tem gente que regula o "rabicho" bem curto - o que prejudica muitas estas estações mais distantes ( ou de "HTRecos" ! )

O UHF difere do VHF em razão da "maior penetração" das Ondas Eletromagnéticas, já que o momento inerente aos elétrons que a compõem é bem maior ( e este valor cresce na medida em que subimos de QRG ). E e este é um dos motivos ser necessária cada vez menos potência, para os QSO ditos "espaciais"  !

Um erro tolo e extremamente infantil de muitos iniciantes ( o que é perdoável ), e ainda de muitos ditos "veteranos" ( o que não é perdoável... ), é supor nas "inconsistências da dúvida" ( ou da praticidade... ) de que o UHF tem que se prestar para efetuar QSO de centenas de quilometros, na Terra ( o tal "DX" ) !

Amigo(a) - Você não está em HF, e não está em VHF: Não devendo apenas achar
que só basta "apertar um PTT e falar", para que determinada faixa seja "útil" !

Em 2004 na QRG de 437.100 MHZ o MRO ( "Mars Reconnaissence Orbiter", ou seja uma Sonda que ficou ao redor de Marte ), efetuou a primeira transmissão do espaço em faixa de radioamadores, a uma distância de 7 milhões de quilometros !
Quer um DX maior do que este ? E gostem ou não, esta primeira transmissão foi efetuada adivinhem em que modalidade ? Em CW ! ( kkkkk )
Hummmm.... "Tolo e extremamente infantil" - concorda agora ?

Nota:
Como posso colaborar com os dados nesta Tabela ?
Muito fácil ! Basta clicar aqui ( PDF: 423 kiB ), e ler o texto com atenção !