Perguntas frequentes sobre o Windows 95/98

Retornar ao índice de dicas

Volta ao topo da página

 


Ao executar certos programas no Windows 95, surge uma mensagem de erro indicando GPF (Falha geral de proteção).

Antigamente, quando ocorriam defeitos de hardware, ou quando era executado um programa corrompido, o PC simplesmente travava, sendo necessário usar o botão RESET. Hoje em dia, com o Windows 95 (o mesmo ocorria no Windows 3.x), o computador não trava, mas o programa problemático tem sua execução suspensa. É o que chamamos de GPF (General Protection Failure, ou Falha Geral de Proteção). Apenas este programa é suspenso, e os demais continuam ativos.

As reclamações sobre GPFs são tão comuns hoje em dia quanto eram no passado os travamentos do PC. As razões principais continuam sendo as mesmas: falhas de hardware e execução de instruções inválidas, resultantes de arquivos corrompidos. O aquecimento excessivo do microprocessador é um dos principais responsáveis por este problema. A solução é seguir a recomendação da Intel: usar pasta térmica entre o microprocessador e o microventilador. Isto melhora a transferência de calor, evitando que o microprocessador aqueça de forma exagerada. Qualquer técnico de manutenção poderá fazer a aplicação da pasta térmica.

Também é comum surgir GPFs quando existe problema na cache externa, sendo necessária a sua troca, o que é possível no caso de caches que não são soldadas na placa de CPU, e sim, encaixadas. O mesmo pode ocorrer com as memórias DRAM, que em caso de defeito, podem ser facilmente substituídas. Trabalhoso é descobrir a verdadeira causa do problema, para que o componente problemático possa ser substituído. Também a fonte de alimentação, caso não esteja em perfeito funcionamento, pode ser a responsável por este tipo de problema.

Já os arquivos corrompidos podem surgir quando existem problemas que obriguem o usuário a desligar o resetar o PC, durante operações de gravação no disco. Uma reinstalação do software é a solução do problema.

Volta ao topo da página

Como limpar os nomes que ficam no menu Executar?

O Comando Executar, obtido a partir do botão Iniciar da barra de tarefas, é usado para executar aplicativos, tipicamente programas de instalação. Além de permitir a execução de qualquer programa, bastando para tal indicar o nome e o caminho (path), mantém uma lista dos programas mais recentemente executados por este processo. Para limpar esta lista, (isto não é necessário, mas o usuário pode querer, por exemplo, manter sigilo sobre os programas que executou) é preciso utilizar o programa Regedit (Editor de registro). A própria execução deste programa é também feita normalmente através do comando Executar. Se você não está habituado a utilizar o Regedit, aprenda a usá-lo ou desista de fazer este tipo de alteração no sistema. Uma vez com o Regedit em execução, abra a chave:

hkey_current_user/Software/Microsoft/Windows/Currentversion/Explorer/RunMru

Será apresentada uma lista com os nomes dos programas mais recentemente utilizados. Apague todos eles, deixando apenas o item descrito como Padrão (o primeiro da lista). Depois de reinicializar o Windows, você verá que a lista dos programas mais recentemente executados estará agora limpa.

Volta ao topo da página

Qual o método correto para fechar um programa que travou?

Programas que apresentam comportamento errático, além de não serem capazes de funcionar, impedem o funcionamento normal de outros programas. Quando um programa "trava" ou "congela", devemos finalizá-lo, e depois disso finalizar os demais programas em atividade, mesmo que estejam funcionando bem. Feito isto, devemos reinicializar o computador. Façamos um breve detalhamento desta norma de segurança.

Quando um programa trava, podemos ficar impossibilitados de fechá-lo através de métodos usuais. Se não é possível fechá-lo através do comando Arquivo/Sair, tente fechá-lo por um outro processo. Clique o seu botão correspondente na barra de tarefas, usando o botão direito do mouse, e no menu apresentado, escolha a opção Fechar. Se mesmo assim o programa não terminar a execução, tente um outro processo mais forte. Pressione Control-Alt-Del. No MS-DOS, este comando provoca um boot, mas no Windows 95, faz com que seja exibido na tela um quadro com uma lista dos programas ativos. Clique sobre o programa problemático e a seguir pressione o botão Finalizar Tarefa. Espere alguns segundos, e provavelmente o programa será fechado. Em certos casos, após alguns segundos é apresentado um outro quadro indicando que o programa "não está respondendo". Neste quadro, clique novamente no botão Finalizar Tarefa. Feito isto, salve os arquivos que estão abertos pelos demais programas, finalize esses programas, e use o comando Desligar / Desligar computador.

Volta ao topo da página

Como é esta estória de fazer "backup do registro"?

Sempre que fazemos instalações de software ou hardware em um PC equipado com o Windows 95, alterações são feitas no registro, que é uma espécie de coleção de informações sobre o sistema. O registro fica armazenado em dois arquivos: USER.DAT e SYSTEM.DAT, ambos localizados em C:\WINDOWS. Você já deve ter ouvido falar em situações nas quais o computador passa a apresentar problemas após certas instalações. Problemas de incompatibilidade, erros de configuração e conflitos em geral podem causar problemas. Apesar dessas situações não serem freqüentes, é conveniente fazer um backup do registro antes dessas instalações, por questão de segurança. Este backup consiste simplesmente com copiar os arquivos USER.DAT e SYSTEM.DAT localizados em C:\WINDOWS, para outro diretório qualquer. Em caso de problemas, devemos tentar, inicialmente fazer a desinstalação do software ou do dispositivo que os causou. Depois desta operação, se o problema persistir, podemos regravar em C:\WINDOWS, as cópias dos arquivos de registro previamente realizadas.

Volta ao topo da página

Mensagem de erro: não é possível localizar um arquivo de dispositivo necessário para executar o Windows... O registro ou o SYSTEM.INI referem-se a este arquivo, mas o arquivo não existe mais. O arquivo em falta é xxxxx.yyy.

Existem situações em que o Windows 95, ao ser iniciado, apresenta na tela um quadro informando que um determinado arquivo referenciado no registro ou no SYSTEM.INI está ausente. Se o arquivo é referenciado no registro ou no SYSTEM.INI, significa que era usado por algum aplicativo do Windows 95. Se este arquivo não está mais presente, provavelmente foi acidentalmente, ou então indevidamente removido. Isto é muito comum, por exemplo, quando o usuário faz a "desinstalação" de programas de forma errada, simplesmente apagando o seu diretório. Se um programa for desinstalado desta forma, referências no registro ou no SYSTEM.INI continuarão presentes, apesar de não serem mais válidas. Para evitar este tipo de problema, evite desinstalar programas simplesmente apagando seus diretórios. Use primeiro o comando Adicionar/Remover programas do Painel de Controle. Desta forma, referências no registro e no SYSTEM.INI ao programa que está sendo desinstalado serão eliminadas. Feito isto, você poderá a seguir apagar o diretório no qual o programa está localizado, caso ainda exista. Uma forma de tentar resolver o problema é apagando manualmente as linhas que fazem referência ao arquivo em falta no SYSTEM.INI (pode ser editado com um editor de textos qualquer) ou no registro (deve ser editado com o programa Regedit). Para evitar transtornos, faça antes uma cópia do SYSTEM.INI, e faça também um backup do registro. Se você não está habituado a utilizar o editor de registro, existe uma forma alternativa de resolver o problema. Instale novamente o programa ao qual o arquivo faltoso pertence (se você não souber qual é, pode consultar o SYSTEM.INI e o registro, pois normalmente está indicado além do nome do arquivo, o diretório e o drive onde estava localizado). Se mesmo assim você não conseguir descobrir qual é, desconfie de algum programa que você "desinstalou" recentemente através do apagamento do seu diretório. Uma vez que o programa esteja novamente instalado, a mensagem de erro deverá sumir. Você poderá agora fazer a sua desinstalação da forma correta, usando o comando Adicionar/Remover programas no Painel de Controle.

Volta ao topo da página

Como personalizar o menu Enviar Para?

Sempre que clicamos um arquivo ou pasta com o botão direito do mouse, é apresentado um menu. Entre as opções deste menu, está a Enviar Para, que por sua vez é um outro menu que contém pastas ou drives para onde podemos fazer uma cópia do item selecionado. Por exemplo, uma das formas de copiar um arquivo para um disquete é clicando este arquivo com o botão direito do mouse e no menu Enviar Para, escolher a opção "Drive A". Podemos personalizar este menu, adicionando outros drives e pastas. Na pasta C:\WINDOWS\SENDTO existem atalhos para outras pastas ou drives. Esses são os itens do menu Enviar Para. Para adicionar novos itens, basta criar um atalho dentro desta pasta, usando os métodos usuais para criação de atalhos. Por exemplo, para adicionar uma determinada pasta a este menu, abra a pasta C:\WINDOWS\SENDTO e arraste para lá a pasta a ser incluída, usando o botão direito do mouse. Ao soltar o botão, escolha a opção Criar atalho aqui. Esta nova pasta passará a fazer parte do menu Enviar Para.

Volta ao topo da página

Como adicionar e remover itens da barra de tarefas?

Clique a barra de tarefas com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolha a opção Propriedades. Selecione a guia Programas do Menu Iniciar. Você poderá agora usar o botão Adicionar. Será apresentado um quadro no qual você pode usar o botão Procurar para indicar atalhos para novos programas. Uma outra forma é abrir a pasta C:\WINDOWS\MENUINICIAR, e nela adicionar atalhos para os programas que deseja que constem no menu Iniciar da barra de tarefas.

Volta ao topo da página

Como fazer com que as alterações no Desktop não sejam passadas para a seção seguinte?

"Quem fez essa bagunça no meu Windows?". Esta é a reclamação de muitos usuários quando seus computadores são utilizados por outras pessoas. Depois de deixar a área de trabalho organizada ao seu gosto, algum colega usa o computador e muda tudo. Muda a posição da barra de tarefas, cria novas pastas na área de trabalho, fecha janelas que deviam ficar abertas, e coisas piores. Podemos entretanto fazer com que as alterações feitas em uma seção do Windows 95 não sejam efetivadas. Assim na próxima seção do Windows, a área de trabalho voltará a ter a sua arrumação original. Esta alteração é feita através do editor do Registro (se você não está familiarizado com o Regedit, é preciso antes aprender a usá-lo).

Antes de mais nada, arrume a área de trabalho ao seu gosto e reinicialize o Windows. Execute o programa Regedit e procure a chave:

hkey_current_user\software\microsoft\windows\currentversion\policies\explorer

Uma vez aberta esta chave, procure na janela direita pelo item NoSaveSettings. Altere-o para NoSaveSetings=1. Se este item não existir, crie-o. Feita a alteração, feche o Regedit e reinicialize o Windows. O aspecto da sua área de trabalho será sempre o mesmo na inicialização do Windows. Você poderá alterá-lo sempre, mas as mudanças não serão efetivadas (não era isto o que você queria?). Se quiser agora fazer mudanças a serem efetivadas, use novamente o Regedit e altere o valor de NoSaveSettings para 0.

Volta ao topo da página

Como desativar o menu Documentos?

O menu Documentos, obtido a partir do botão Iniciar da barra de tarefas, mantém uma lista de atalhos para os últimos arquivos acessados. Por exemplo, quando você aplica um clique duplo em um arquivo documento do Word, o nome deste arquivo aparecerá no menu Documentos. Isto pode ser bastante útil, permitindo localizar rapidamente documentos recentemente acessados. Por outro lado, pode representar uma "invasão de privacidade". Um sujeito salvou uma foto de mulher em trajes menores a partir de uma página da Internet e seu filho menor de idade visualizou-a facilmente pelo menu Documentos. Uma forma simples de reduzir o risco é apagando o menu documentos durante o boot. Este menu é um conjunto de atalhos (extensão LNK) localizados em C:\WINDOWS\RECENT. Para apagar todo o seu conteúdo durante o boot, adicione no arquivo AUTOEXEC.BAT o comando:

DEL C:\WINDOWS\RECENT\*.LNK

Após o boot, o menu Documentos estará vazio. Serão memorizados apenas os arquivos acessados a partir de agora, e durante a seção atual do Windows. Ao executarmos um novo boot, o menu Documentos estará novamente vazio.

Volta ao topo da página

Cadastrei uma senha na Rede Microsoft mas não quero mais usá-la, de forma que baste teclar ENTER quando for perguntada a senha durante o boot do Windows 95.

Saia do Windows 95 e apague o arquivo C:\WINDOWS\SEUNOME.PWL (SEUNOME é o primeiro nome do usuário, indicado durante a instalação do Windows 95). Ao inicializar novamente o Windows 95, será perguntada a senha. Tecle ENTER, e será apresentado um outro quadro para confirmação da senha. Tecle ENTER novamente. A partir daí, sua senha será ENTER, ou seja, não será mais preciso digitar uma senha quando for iniciado o Windows 95. Você não precisará mais se preocupar com a questão do esquecimento da senha.

Volta ao topo da página

Preciso instalar o Windows 95 mas não tenho o DISCO 0 que faz a inicialização do disco rígido. Só tenho o CD. Como proceder para obter este disquete?

Você poderá pedir o disco 0 na loja onde você adquiriu o computador. Se a loja não tiver condições de entregar este disquete, você poderá criá-lo em qualquer computador equipado Windows 95 (da mesma versão que o seu). Tendo acesso a este computador, formate um disquete (FORMAT A: /S) e copie os programas FDISK e FORMAT. Copie também os arquivos SBIDE.SYS (ou similar) e MSCDEX.EXE. Eles serão necessários para fazer com que o drive de CD-ROM possa ser acessado. Supondo que ambos sejam armazenados no diretório raiz deste disquete, crie neste mesmo disquete um CONFIG.SYS com o comando:

DEVICE=SBIDE.SYS /D:MSCD001 /P:1F0,14

Estamos aqui supondo que o seu drive de CD-ROM está conectado na interface IDE primária (endereço 1F0, interrupção 14). Caso esteja ligado na interface IDE secundária, use /P:170,15.

No AUTOEXEC.BAT, use o comando

MSCDEX /D:MSCD001 /L:D

Ao realizar um boot com este disquete, você terá ativo o seu drive de CD-ROM (D). Coloque um CD no drive e tente acessá-lo. Se tudo correr bem, pode usar o programa FDISK para particionar o disco rígido, e o FORMAT para realizar a sua formatação lógica. Feito isto, a instalação do Windows 95 já pode ser feita, a partir do CD-ROM.

Volta ao topo da página

voltar