PCLOURES

 

 

Bolsa de Radioamadores Voluntários

                  Na continuação dos contactos feitos pelo Serviço de Protecção Civil  da Câmara Municipal de Loures e no seguimento do protocolo firmado, a A. R. V. M. realizou-se uma reunião de trabalho onde foi discutida a participação de cada Radioamador, com vista à elaboração de um plano operacional final. A reunião teve lugar em Moscavide no dia 25 de Outubro de 2002.

 Nota importante:

Os Radioamadores que ainda se queiram inscrever podem faze-lo, junto da A.R.V.M. ou para a Protecção Civil de Loures.

-------------------

SEMINÁRIO

Estoril Outubro 2002

 

 

-------------------


Reunião de Radioamadores com o Serviço Nacional de Protecção Civil


Decorreu no passado dia 6 de Julho, a convite do Serviço Nacional de Protecção Civil, uma reunião na sede daquela instituição em Carnaxide entre radioamadores, representados por diversas Associações, a ANACOM representada pelo Sr. Eng. Dinis e os responsáveis daquele organismo nomeadamente o Sr. Eng. Pedro Lopes Vice-Presidente do SNPC, o Sr. Eng. Helder Silva e a Dra. Elisabete Mendes da Divisão de Telecomunicações e Informática.

Da ordem de trabalhos convém realçar os seguintes pontos:

- O relacionamento entre a P. Civil e os Radioamadores

O radioamador como voluntário da Protecção Civil

O simulacro de um acidente a realizar conjuntamente entre radioamadores e o SNPC

O seminário nacional de comunicações de emergência

A reunião foi bastante participada por todos e ficou bem presente a abertura que existe da parte do SNPC para a integração e colaboração dos radioamadores em situações de emergência e catástrofe.

Ficou agendada uma reunião para o dia 21 de Setembro em Coimbra, no mesmo âmbito e visando o desenvolvimento e organização dos radioamadores na colaboração com a Protecção Civil.

Foi igualmente feito um convite para participarmos num seminário a decorrer no dia 3 de Outubro sobre comunicações de emergência, tendo-nos sido atribuído um painel de 30 minutos para uma apresentação sobre a intervenção dos radioamadores em situações de emergência ou catástrofe. Foi ali logo sugerido (isto é que é eficiência... hi) colegas para tocarem o assunto para a frente e já temos em preparação um painel que só nos pode prestigiar.

Estamos de tal maneira convictos que esta é uma oportunidade única que não vamos desperdiçar e apelamos daqui a todas as associações e radioamadores em geral que nos façam chegar ideias ou depoimentos que se julguem pertinentes para que possamos engrandecer a mensagem que queremos passar, pois vão estar presentes muitas entidades oficiais e é importante que as sensibilidades sejam despertadas para as nossas valências. Vamos também precisar de colaboração no âmbito da composição informática, de fotografias, vídeos em formato digital (ficheiro avi por exemplo) e mesmo alguns depoimentos ou frases chave em que a mensagem seja clara e eficiente.

Nesta hora, mais importante que disputas, clubismos e bairrismos é que a mensagem que fique seja que os radioamadores estão unidos e que a camisola que vestem é aquela que tem uma simples palavra “RADIOAMADOR”.
-------------------

COLABORAÇÃO

ARVM tem vindo a colaborar com a Protecção Civil de Loures na criação de uma rede alternativa de comunicações baseada no voluntariado dos seus associados. Para o efeito foi instalada uma estação da Protecção Civil De Loures, nas instalações da ARVM. Essa estação é composta por dois rádios da Protecção Civil De Loures que operam em redes diferentes.

Já participámos na prevenção do final do ano 2000 ( Bug do Milénio) e todas as semanas realizamos testes a fim de assegurar o bom funcionamento da estação de modo a permitir uma resposta pronta ás solicitações da Protecção Civil de Loures. De futuro está previsto participar em simulacros a realizar por esta entidade.

Linkes    Grupo C R I S E

TOPO