Fique sabendo que...

O uso normal de um rádio transceptor é justamente conversar com amigos e colegas comentando-se sobre os mais diversos assuntos onde o próprio Rádio-Amadorismo é o principal deles. Comenta-se sobre antenas, R.O.E, fontes, instalações, circuitos eletrônicos, botinas etc... Porém na tentativa de mostrar que é entendido em todos os assuntos, alguns Rádios-Amadores ultrapassam seus limites de conhecimentos comentando assuntos de forma errada ou transformando coisas simples em uma tempestade num copo d'água. Outros inventam besteiras como bandeiras coloridas nas antenas, mastro pintado, pneu no pescoço etc... e as maiores vítimas são os mais leigos.
Na tentativa de evitar que apareça pessoas sujos de tinta ou apavorados com o PTT achando que morde, vai abaixo umas explicações que pode surpreender até os mais veteranos. Clique no assunto e laia mais a respeito.

 
R.O.E alta sem queimar o rádio.
Antena em curto funciona perfeitamente.
Retorno pode diminuir a modulação.
Apertar PTT sem antena não queima o rádio.
Alto falante interno diminui a potencia do rádio.
Antena vertical não faz DX.
Cuidados com os Marca-Passos.
Fusível de amperagem baixa não protege o rádio.
Ligar rádio direto em 110 volts não o destrói.

VHF é ótimo para fazer DX.

 

OBS: A obra acima, é de exclusiva autoria de Antonio Méier_AM. Isso quer dizer que o mesmo não foi copiado de nenhuma outra página na Internet e portanto gostaria que o esforço e tempo que utilizei da sua criação, fossem  reconhecidos e mantidos os méritos autorais.

 

Técnico de PX e PY