O RADIO AMADORISMO :

  O Serviço de radioamador é a modalidade de serviço de rádio comunicações, destinada ao treinamento próprio, à intercomunicações, e a investigações técnicas, levadas a efeito por amadores devidamente autorizados, interessados na radio técnica a título pessoal que não visem qualquer objeto pecuniário ou comercial ligado a exploração do serviço, inclusive utilizado estações espaciais situadas em satélites da terra.

 COMO TORNAR-SE UM RADIO AMADOR?

 Qualquer brasileiro com idade superior a 10 (dez) anos pode tornar-se um radioamador. A norma 31/94 aprovada pela Portaria 1278, de 28 de dezembro de 1994 publicada no Diário Oficial da União 2490 (folha 21290) de 30 de dezembro de 1994, regula o assunto. Para ingresso na Classe C (operações acima de 50 MHz) é exigível apenas conhecimento da Legislação, Técnica e Ética Operacional. Para ingresso ou promoção nas classes B e A, são exigidos conhecimentos de radioeletricidade e proficiência na transmissão e recepção auditiva de sinais Código Morse.

ONDE POSSO OBTER INFORMAÇÕES E MATERIAL DE ESTUDO REFERENTES AO RADIOAMADORISMO?

 Em todos os Estados do Brasil, existem clubes e associações de radioamadores bem como as Diretorias Estaduais da LABRE (Liga Brasileira de Radioamadores). Nas capitais existem as Delegacias Regionais do Ministério das Comunicações, órgão técnico-normativo e fiscalizador do Serviço de Rádio Amador. Através de contato com essas entidades será possível a obtenção de informações e material didático ou dirija-se a ANATEL na Praça XV de novembro número 20 no centro tel: (0xx) 21 505-1500.

EM QUAIS FREQUENCIAS EU POSSO FALAR?

Inicialmente, as provas são para a classe C estudando legislação e Ética Operacional. Depois tenta -se as promoções para as classes B e finalmente A. Verifique abaixo, a tabela de classes.

Classe "C" é destinada a abrigar os já iniciados e com alguma prática de operação de uma estação de Radioamador e que poderá operar nas frequências de 1800 a 1850 kHz, de 3500 a 3800 kHz, de 7000 a 7050 kHz, e 28.300 a 28.500 kHz, ou sejam, 160, 80, 10 e 2 metros, além de todas as frequências permitidas aos Radioamadores classe "C", com as devidas restrições impostas pelo Apêndice 7 daquela norma já citada; para ingressar ou se promover para exata classe, é necessário prestar exames de Legislação das Telecomunicações, Técnicas e Éticas Operacionais e transmissão e Recepção em Código Morse (telegrafia).

Classe "B" é destinada a abrigar os Radioamadores já iniciados e com melhor prática na operação de uma estação de rádio e que podem operar nas frequências de 1800 a 1850 kHz, 3500 a 3800 kHz, de 7000 a 7300 kHz, de 21000 a 21125 kHz, e 28000 a 28500 kHz e 144000 a 148000 kHz, ou sejam, 160,80, 15, 10 e 2 metros, com as devidas restrições impostas pelo apêndice 7 da Norma 31/94; para ingressar ou se promover à esta classe, o candidato das classes "C", ou mesmo o não Radioamador que também pode ingressar direto nesta classe, deverá prestar exames de Legislação das Telecomunicações, Técnicas e Ética Profissional, de radioeletricidade e de Transmissão e recepção em Código Morse (telegrafia), sendo que, embora as matérias sejam as mesmas, as exigências são um pouco maiores do que para os candidatos para a classe "C"; qualquer pessoa, sendo ou não Radioamador, poderá se iniciar nesta classe, desde que seja aprovado em todas as matérias acima citadas, dentro das exigências da Norma 31/94, do Ministério das Comunicações.
Classe "A" é destinada a abrigar os Radioamadores que, após ter permanecido um ano na classe "B", forem aprovados nos exames descritos no item III, com graus maiores de dificuldades e exigências quanto às questões acertadas, os quais, após estarem nesta classe, poderão operar em todas as frequências permitidas ao Radioamador, sejam elas quais forem, evidentemente dentro das normas 
As inscrições para os exames de ingresso e/ou promoções de classes poderão ser feitas na LABRE, onde também são fornecidas as apostilas de todas as matérias que são ministradas, assim como fitas cassete de aulas de telegrafia e todas as informações e orientações necessárias.

QUANTO CUSTA OBTER UMA LICENÇA E UM EQUIPAMENTO DE RADIO AMADOR?

 Para instalar uma estação de radioamador o usuário pagará um taxa de fiscalização de Instalação e a partir do ano seguinte da outorga, para a execução do Serviço recolherá, anualmente, a Taxa de Fiscalização do Funcionamento. Cada taxa custa em torno de 1/2 do salário mínimo. O preço de um equipamento transceptor varia de R$ 300,00 a R$ 3.000,00, em média.

 ONDE POSSO FAZER OS TESTES?

 Entre em contato com a Delegacia Regional do Ministério das Comunicações em seu Estado. Em muitas delegacias as provas são realizadas semanalmente. Algumas LABRE ESTADUAIS, autorizadas pelo Ministério das Comunicações, também aplicam os testes para ingresso e promoção de classe.

 COMO SÃO OS TESTES?

 Os testes têm caráter eliminatório e são aplicados na sequencia e com duração de tempo indicados:

 •Legislação: 20 questões - 60 Min. •Conhecimentos Técnicos: 20 questões - 60 Min. •Recepção Auditiva de Sinais Código Morse: texto com 125 caracteres para Classes "C" e "B", 250 caracteres para Classe "A" - 5 Min. •Transmissão de Sinais de Código Morse: texto com 125 caracteres para Classes "C" e "B", 250 caracteres para Classe "A" - 5 Min

 O índice de acertos exigível varia de 50% para Classe "C" a 80% das questões da Classe "A"

O QUE POSSO FAZER COM UM CERTIFICADO DE OPERADOR DE ESTAÇÃO DE RADIO AMADOR (COER)?

 Existem muitas coisas que podem ser feitas. Eis algumas idéias:

 •Conversar com pessoas de outros países. Comunicados à longa distância (DX); •Conversar com pessoas localmente e a longa distância enquanto dirige-se ao local de trabalho (operação móvel); •Prestar apoio de comunicação em desastres e calamidades públicas; •Prestar apoio de comunicação em "Rally", maratonas e outros eventos públicos; •Conectar o rádio ao computador e realizar comunicação de computador a computador; •Colecionar cartões-rádio (QSL) que confirmam comunicados com outras estações brasileiras e estrangeiras, possibilitando o recebimento de diplomas nacionais e internacionais; •Participar de contestes e competições radio amadoristicas; •Integrar a estrutura de Defesa Civil de sua cidade; •Receber mapas de previsão meteorológica de satélites; •Conectar o rádio a telefônica pública e utilizá-lo como telefone celular (auto-patch); •Realizar transmissões de ilhas ou locais pitorescos onde não haja radioamadores (expedições); •Acessar BBS (Bulletin Board System - Sistema de Quadro de Avisos) e executar "downloads de shareware" trazendo "softwares" de domínio público para o seu computador pessoal; •Transmitir e Receber Fax via rádio;

O QUE EU NÃO POSSO FAZER COM UM COER?

 Como o próprio nome revela, o Serviço de Radioamador é amadorismo puro, sendo proibido, portando, atividades quem impliquem em transações comerciais que gerem lucros. É proibido a transmissão de música, temas políticos, religiosos ou anti-éticos.

ESTOU INTERESSADO, QUEM PODE AJUDAR-ME?

 Procure o clube de radioamadores, a LABRE ou um radioamador da vizinhança. O espírito de colaboração para difundir o "hobby" é um traço da personalidade característico do radio amador, dentre tantos outros. A LABRE do Rio de Janeiro fica na Rua Felix Ferreira 85 no bairro de Higienópolis RJ. Tel: (0xx31) 38660219 (Vesper) ou 5730511. O endereço eletrônico é [email protected]

 DEVO CONSTRUIR MEU RÁDIO E ANTENA?

 A construção "caseira" é uma das atividades mais fascinantes do radioamadorismo. Depende, essencialmente, do domínio da teoria eletrônica uma vez que os componentes são fáceis de encontrar. Existe uma extensa bibliografia especializada no assunto disponível nas bancas de revistas e livrarias. 

QUAL O MELHOR MÉTODO PARA APRENDIZAGEM DO CÓDIGO MORSE?

 •Aprenda primeiro a receber, depois a transmitir. Deste modo, evita-se os vícios de manipulação; •Desenvolva uma capacidade de armazenar na memória dois ou mais caracteres recebidos antes de transcrever para o papel; •É melhor praticar 30 minutos diários do que 2 horas direto numa semana; •Pratique a recepção com e sem fone de ouvido; •Reconheça quando você atinge a "barreira das 5 e das 10 palavras por minuto" na recepção. Continue treinando até ultrapassá-las; •A palavra padrão possui 5 caracteres. Ex. Paris •O Código Morse é musicalidade, "dis" e "das" não ponto e traço

EM QUANTO TEMPO O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES LIBERA MEU INDICATIVO (COER)?

A avaliação dos testes será concluída no prazo máximo de 08 (oito) dias, ficando a disposição do candidato durante o prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data de sua publicação.  

O SINDICO PROIBIU-ME DE INSTALAR ANTENA NO PRÉDIO PORQUE CAUSA INTERFERÊNCIAS - O QUE FAÇO?

 O sistema rádio-antena desde que instalado conforme aos requisitos técnicos operacionais, não causa interferência desde que esta antena se localize bem alta e longe de qualquer obstáculos. A maioria das causas de interferência, são provenientes de fontes tais como outros serviços de rádio, transformadores de tensão, eletrodomésticos, geradores de corrente alternada, máquinas elétricas, televisão de marca inferior (sem filtros), etc. Quando à instalação da antena a Lei 8919, de 15 de julho de 1994 dispõe sobre o assunto, assegurando o direito de instalação. Veja o documento lei da antena.

 

 Técnico de rádios PX - PY