Seu Banco seguro.

Estamos na era digital e com o surgimento da Internet, ficou mais fácil fazer nossas transações bancárias estando comodamente em casa sem precisar ficar em filas do Banco. Esse é uma vantagem que a Internet oferece mas tudo que é bom tem seus problemas e portanto devemos ter muito cuidado para que essa comodidade não vire uma dor de cabeça.

As páginas que os Bancos oferecem aos seus clientes movimentarem suas contas bancárias, são realmente seguras e não permite invasões de terceiros diretamente ao computador. Em face a muitas tentativas de invasões pela Internet, os Bancos se preocupam muito em oferecer informações importantes a fim de garantir aos seus clientes um conhecimento necessário para se proteger melhor. Porém a maioria é tão leiga que alguns tem a capacidade de colocar um pequeno papel com o número da senha junto ao cartão eletrônico para evitar esquecimentos e nem imaginam o tamanho do aborrecimento caso perca este cartão ou por motivos de roubo. Devido a grande segurança que os bancos oferecem em seus programas, os invasores buscam nos próprios clientes as informações de suas contas e senhas e o método mais usado é o envio de um e-mail com links para páginas falsas idênticas ao do Banco ou arquivos para download onde o cliente (vítima) aceita todos os serviços oferecidos nessas páginas. Programa de proteções ao seu computador como antivírus, anti-span e firewalls devem estar atentos contra essas invasões mas atento mesmo é ler com atenção os ensinamentos que ofereço aqui. Caso você seja muito novato com a Internet ou queira ser um pouco mais experto, Clique aqui.
Nessa página, vou informar sem complicação, quais as coisas mais simples e eficazes sobre segurança que podem realmente te deixar seguro quando se trata de ir ao banco pela Internet.

 

Desconecte e re-conecte a Internet.
Quando um computador conecta a Internet, este recebe automaticamente do servidor um número de IP. Esse número passa a ser o endereço do seu computador na Internet enquanto estiver conectado. Isso quer dizer que se você já está conectado há muito tempo, provavelmente alguém já sabe seu endereço IP e se for alguém com intenções maldosas, vai tentar conectar-se ao seu computador usando programas maldosos capazes de descobrir uma porta que esteja aberta em seu computador para entrar. Desconectar e conectar novamente, renova o número IP da sua conexão ficando muito mais difícil de ser localizado. Se seu modem for de banda larga com Root (roteado), será necessário desligá-lo e ligá-lo novamente pra renovar o IP (reiniciar o computador não fará a mudança do IP). Faça isso antes de ir a página do seu Banco. Se você não sabe o que é Root, clique aqui.
 
Desative seus programas de comunicação.
Programas de comunicação como o MSN, ICQ, SKYPE, PALTALK e outros tipo P2P como ARES, KAZAA, SHAREAZA, EMULE etc.., abrem portas para a comunicação com o servidor. Essas portas são protegidas pelo próprio programa mas os invasores sempre encontram um meio de trafegar dados por ela e certas informações importantes do seu computador, podem estar sendo passados para outra máquina. Quanto mais portas estiverem abertas em seu computador, maior o risco de invasões e possibilidades de estar sendo monitorado. Reparem que esses programas são executados automaticamente quando o seu Windows é reiniciado (o ícone do programa aparece perto do relógio). Clique nesses ícones usando o lado direito do mouse e desative eles antes de abrir a página do seu Banco.
 
Aceite com cautela e-mail vindo da página do seu Banco.
É comum receber periodicamente e-mail vindo do seu Banco contendo informações de produtos e serviços com mais facilidades etc... Se o e-mail vier realmente da página do seu Banco, este será seguro e os links contidos nas mensagens serão apenas de outras páginas somente para leitura. Qualquer tipo de contato que o Banco faz com seus clientes, será apenas por telefone mas mesmo assim procure saber se você está realmente falando com a pessoa certa e não mesmo assim, não passe suas informações pessoais para ninguém principalmente se foi a pessoa que ligou para você. Nenhum e-mail vindo realmente do seu Banco, solicitarão recadastramento pedindo suas informações pessoais ou tentarão enviar arquivos para o seu computador. Se houver alguma dúvida, seja paciente e entre em contato com seu gerente.
Tenha total conhecimento dos ícones colocados perto do relógio.
Você sabe porque tem vários ícones perto do relógio? Esses ícones que estão na área de trabalho, são de programas residentes carregados na memória RAM enquanto seu computador estiver ligado. Eles em geral são programas necessários que estão monitorando em tempo real as suas atividades para se pronunciarem quando necessário. Os exemplos são os anti-vírus que precisam monitorar o sistema para impedir a entrada de vírus, os alertas de e-mail que avisam no exato momento que chaga uma mensagem nova, programas que capturam total ou parte da área de trabalho determinada tecla seja apertada etc... É claro que também existem programas maldosos que gravam em um documento escondido tudo que é digitado no teclado para ser lido pelo invasor mais tarde, programas de comunicação que ativam a web-cam ou o microfone sem o usuário saber etc...
Portanto, antes de visitar a página do seu banco, tenha o total conhecimento dos programas residentes que estão sendo executados no seu computador. Os ícones de cada um deles estão na área de trabalho perto do relógio.

 
Evite usar telefone s/fio ao se comunicar com seu Banco.
Atualmente existe em poder de muitas pessoas comuns, alguns tipos de receptores de rádio muito vendido nos Estados Unidos e outros países. Estes interessantes aparelhos (base ou portátil) conhecido como scanner (de frequencias), é capaz de captar frequencias variadas que vão desde alguns khz até 3ghz ou mais captando frequencias de rádio de diversos serviços como Bombeiros, Policias, Hospitais, comunicações de rádios portáteis usados em seguranças, televisão, rádios AM , rádios FM e além de muitas outras coisas, as frequências usadas nos telefones s/fio e até celulares. Isso quer dizer que suas conversas telefônicas podem estar sendo ouvidas por outras pessoas próximas de você ou até em outro bairro (caso o ouvinte esteja usando uma antena externa). Devido a grande quantidade de modelos e fabricantes desses aparelhos receptores, devemos acreditar que algumas pessoas próximas de você possa ter um aparelho desses, então tenha cautela não somente nas suas conversas pessoais como também ao conversar com o gerente do seu Banco. Veja alguns modelos destes receptores clicando aqui.
 
Nunca coloque o endereço do seu Banco junto aos seus favoritos.
Existem vírus tipo trojan que conhecem os endereços de Internet de todos os Bancos do Brasil. Esse vírus espera a vítima colocar o endereço de Internet do Banco na lista dos favoritos. Assim que a vítima faz isso, o vírus muda o endereço original para outro que possui nome parecido onde abrirá uma página clone exatamente igual ao original e nela será solicitado a conta e senha onde a vítima entregará de bandeja esses dados pensando estar no endereço real do Banco. No endereço da página falsa, o nome é diferente apenas em uma letra ou com nomes especiais junto como as palavras "net"," internet", "web" etc... Veja o exemplo abaixo usando o mesmo endereço do Banco ITAÚ.
O link tem o nome verdadeiro do Banco ITAÚ mas abre outra página: www.itau.com.br.
A maneira mais segura para visitar a página do seu Banco é abrindo o navegador (Internet Explorer, Google Crome, Natskape,Eudora etc...) cancelando a página inicial e digitando manualmente o endereço do seu banco seguido de ENTER. Assim você terá certeza que a página que vai abrir é realmente a do seu Banco.
 
Use o bloco de notas do Windows para digitar a senha.
Parece estranho ou até engraçado esse procedimento mas existem programas maldosos que fica residente na memória do computador (tsr) e (keyloger) que grava em um documento escondido tudo que é digitado no teclado juntamente com as senhas de todos os programas inclusive do seu Banco. Saber se esse programa está residente em seu computador, é muito difícil pois o melhor antivírus não o detecta por ser um programa e não um vírus em si podendo ser instalado com o consentimento do usuário. Mas este programa pode ter sido alterado e instalado juntamente com outro programa de forma maldosa, por alguém que usa seu computador ou em máquinas de Lan House (lojas que oferecem usar computadores conectado a Internet pagando por hora). Visitar o endereço de Internet do seu Banco com esse programa funcionando escondido, é muito perigoso. Na dúvida, um procedimento muito simples usando o bloco de notas do Windows põe por terra todas as possibilidades de suas senhas serem captadas. No momento de digitar a sua senha, abra bloco de notas e digite vários números incluindo sua senha junto. Vamos imaginar que sua senha seja 459071, então digite o exemplo 90484597459071856439. Repare que sua senha está nesse meio (sublinhado), basta "arrastar" com o mouse apenas o seu número, copiar e colar no campo da senha do programa e pronto!... Ao final, não salve nenhum documento criado no bloco de notas.
 
Evite usar programas que guarda senhas.
Arquivos importantes que carregam as suas senhas particulares em seu computador, são os preferidos dos invasores que sabem disso muito bem. Eles gostam quando o computador pergunta se você quer memorizar suas senhas. O certo é responder não e marcar a caixa que diz "não fazer essa pergunta novamente". Assim arquivos importantes com a extensão PWL, LOG, INF, FILE_ID e outros não terão suas senha memorizados internamente. Também não é aconselhado instalar programas de terceiros como agendas que possa guardar suas senhas particulares. Guardar suas senhas em qualquer aparelho digital que venha a se conectar ao seu computador pela porta USB como os pen drive, Ipods, máquinas fotográficas digitais e outros, ficam igualmente perigosos. A melhor maneira é ter bem guardada na memória ou usar a ultrapassada mas famosa agenda de papel pois estes não correm o risco de perderem seus dados ou serem invadidas pela Internet.
Digite sua senha apenas 1 vez e com calma.
Procure fazer apenas 1 tentativa ao digitar sua senha eletrônica no teclado virtual e portanto digite com muita calma para não errar. Geralmente os Bancos oferecem 3 tentativas para entrar na sua conta usando o teclado virtual e na primeira tentativa digitando corretamente, a página verdadeira reconhece a senha certa permitindo sua entrada. Mas se você estiver numa página falsa, a primeira tentativa sempre estará errada mesmo que seja digitada a senha corretamente. Essa "jogada" é feita para enganar o usuário se ele tentou enganar a página com senha errada. Vindo a mensagem de erro, ele vai pensar que está na página certa do Banco digitando agora a senha correta estando na página errada. Se a senha da primeira tentativa for bem diferente da segunda tentativa, fica muito claro que a primeira tentativa foi digitado erradamente de propósito. Se a "vítima" digitou no teclado virtual a senha correta e veio a mensagem de erro, ele vai digitar com calma e dessa vez a página dirá que está certo. Na realidade ele digitou certo as duas vezes confirmando para a página falsa que esta é mesmo a senha dele.
 
Não aceite instalação de plugins na página do seu Banco.
As páginas de Banco não pede para instalar nenhum periférico extra dizendo que vai melhorar sua conexão, instalar um novo teclado virtual mais seguro ou facilitar o serviço. As páginas dos Bancos são completas e não precisam disso. Caso aconteça, cancele e entre em contato com seu gerente o quanto antes. Alguns programas de segurança que o próprio banco oferece  impedem que a página falsa exiba o quadro do teclado virtual impedindo do cliente entrar. Para desviar disso, os invasores criam um quadrado sem nenhum botão para apertar e informam que houve alterações no software podendo não aparecer os números do teclado pedindo para instalar o plugin correto que está faltando. Caso a vítima aceite, coisas muitos desagradáveis podem acontecer com a segurança do computador e para piorar o teclado reaparecerá permitindo que a vítima finalmente entre no "covil das cobras". Em determinados casos fora da página do seu Banco, plugins podem ser necessários mas preste muita atenção ao instalar procurando saber quem está assinando. O Windows reconhece e dá confiabilidade a algumas empresas na hora de instalar plugins mas muita atenção ainda é pouco. Quer saber o que é plugin? clique aqui
 
Use somente os seus computadores para usar seu Banco.
Se você vai conectar ao seu Banco usando um computador que já usou antes para o mesmo fim, verifique que sua agência e conta podem estar memorizados nos campos quando abrir novamente a página. O mesmo pode acontecer em outros computadores que for usado por você e é muito mais perigoso se esse computador estiver em Lan House (lojas que oferecem usar computadores conectado a Internet pagando por hora). Um outro usuário que usando o mesmo computador que você usou, tentar acessar sua conta errando sua senha 3 vezes, vai travar sua conta lhe causando o aborrecimento de ter que ir ao Banco resolver isso.
 
Não precisa digitar os 6 algarismos da sua senha do cartão.
Ao usar seu cartão de crédito ou débito em efetuar uma compra em um estabelecimento comercial, este funcionará perfeitamente se for digitado apenas os 4 primeiros algarismos numéricos da sua senha, o Banco a reconhecerá perfeitamente. Porém alguns Bancos também aceita quando o cliente sem este conhecimento, venha a digitar os 6 algarismos. O Banco deveria considerar senha errada pois o cartão está sendo colocado em uma máquina que pode estar gravando os dados do cliente. Portanto, se for comprar em qualquer loja usando o seu cartão, nunca digite a senha completa. Apenas os 4 primeiros algarismos fará com que o cartão pague normalmente.
Exemplo : Sua senha é 123456 então digite apenas 1234.
 
Muita cautela ao usar os serviços do seu Banco por telefone.

A história que contam de ser seguro e que sempre há sigilo ao usarmos o telefone, não é verdade. Sempre há alguém ouvindo mesmo que somente na central telefônica ou algum técnico pendurado em um poste onde a sua linha está passando. Isso sem falar detalhadamente nas ligações eletrônicas criminosas conhecidas como grampo telefônico ou quando usando um telefone sem fio. Portanto qualquer contato que você tenha com a pessoa do seu Banco será sempre quando você faz a ligação, nunca converse detalhadamente informando seus dados pessoais quando é a pessoa do Banco que faz a ligação para você. Mesmo que seja você quem ligou tenha cuidados ao passar suas informações importantes quando estiver efetuando operações bancária via telefone. Não fale via voz os dados numéricos da sua conta e senha ao operador da central do seu Banco. Quando solicitado, digite os números no teclado numérico do seu aparelho de telefone. É mais seguro pois os computadores dos Bancos estão preparados para detectar os números digitados. Se o operador inventar uma desculpa e exigir que você use a sua voz para informar os números, cancele o contato e desligue. Converse com o seu gerente a respeito.
 

 

 
Veja o que é muito comum nos email que recebemos.
ERRATA: No vídeo o site diz que o cartão foi desativado exigindo então que eu repasse todos os números do cartão para ativar novamente mesmo ainda na segunda tentativa. A intenção era assustar o cliente para obter todos os números do cartão de segurança.



 

OBS: A obra acima, é de exclusiva autoria de Antonio Méier_AM. Isso quer dizer que o mesmo não foi copiado de nenhuma outra página na Internet e portanto gostaria que o esforço e tempo que utilizei da sua criação, fossem  reconhecidos e mantidos os méritos autorais.
 

 

Técnico de rádios PX - PY