O que devo usar na limpeza do meu monitor LCD e outros?

Houve um tempo em que os monitores utilizavam tubos de vidro, sem nenhuma cobertura especial. A tela de vidro podia ser limpa usando praticamente qualquer coisa, já que era mais fácil danificar o plástico da carcaça do que a tela em si.
Com o passar o tempo, os monitores passaram a usar camadas anti-reflexivas, seguidas pelos monitores de LCD e mais recentemente os monitores de LCD com acabamento glossy, que são ainda mais sensíveis. Isso deu origem a intermináveis discussões sobre o que usar para limpar telas de LCD.

Muita gente vai a sites de fórum para encontrar as soluções de seus problemas e encontra comentários variados sobre o assunto interessado. Alguns sérios mas outros visivelmente postados em tom de brincadeira, como o de um sujeito que recomenda usar uma lixa ultra-fina...

Existem algumas dicas gerais, como não usar produtos que contêm amônia ou acetona, já que eles podem danificar a superfície da tela. Até pouco tempo, uma mistura de álcool isopropílico e água (9 partes de água para cada parte de álcool) costumava ser recomendada, mas muitos fabricantes passaram a incluir avisos sobre o uso de álcool em telas com acabamento glossy. Em uma concentração de 10/1, o álcool dificilmente seria perigoso para qualquer tipo de tela, mas muitos preferem não arriscar.

Existe naturalmente, a velha solução H2O (água somente), que é abundante e inofensiva. O maior problema é que água não dissolve gordura, o que a torna adequada para as limpezas ocasionais, mas não para casos mais extremos.

Eu costumo limpar telas usando spray limpa lentes, do tipo usado para limpar lentes de óculos. O tratamento anti-reflexivo das lentes é similar ao tratamento usado em telas de LCD, de forma que o que é seguro para as lentes acaba sendo seguro também para as telas. Outra opção muito usada é usar soluções limpa vidro sem amônia, mas elas devem ser usadas com um pouco mais de cautela, já que são elaboradas para limpar vidros e não telas de LCD, que são um pouco mais sensíveis.

Com relação ao pano, o ideal é usar um pedaço de tecido de microfibra, que além de bastante macios, não soltam fiapos. Na falta de um, a segunda opção seria um tecido de algodão, lenços de papel ou simplesmente algodão puro. Toalhas de papel não funcionam muito bem e em muitos casos podem conter partículas capazes de riscar a tela.

OBS: Este texto foi retirado da página do Clube do Wardware com algumas modificações.

 

 

ANTÔNIO MÉIER