A INVASÃO DOS CD'S

Aqueles CD's distribuídos livremente que prometem acessos grátis a Internet ou com programas e jogos grátis, na realidade alteram alguns programas instalados no computador inserindo suas propagandas contratadas que ficam constantemente fixadas nas janelas do seu navegador e de outros programas instalados. Para os fabricantes destes CD'S, vale o gasto de fabricação e distribuição livre para praticarem esses atos de invasão passando por cima de inúmeras leis de direitos autorais ou de privacidade mudando sem o consentimento do usuário todas as configurações preferenciais do computador. No meu caso, eu instalei um programa de acesso grátis a Internet e o mesmo colocou programas "toolbar", o nome da empresa fixo nas janelas do meu Internet Explorer e abrindo uma página extra da loja deles toda vez que abro o navegador ou mudo para outra página.Tudo isso sem perguntar nada durante a instalação.

Como todos, eu não aceito que outros alterem as configurações preferenciais do meu Windows ou dos meus programas instalados. Alguns CD's grátis, fazem uma revolução na máquina da "vítima" eliminando definitivamente as configurações originais instalando planos de fundo, protetores de tela, toolbar, página inicial, e infiltrando propagandas em tantos lugares que transforma o computador numa verdadeira loja virtual deles, obrigando o dono a re-instalar o Windows ou até a formatar o HD para se livrar de tudo.

Para resolver esses problemas sem precisar re-instalar o Windows, basta abrir o seu editor de registro indo ao Menu Iniciar\Executar e digitar "REGEDIT". Quando o editor de registros abrir, vá para : HKEY_LOCAL_MACHINE + Software + Microsoft + (o nome do seu navegador) + Main. Onde diz "Windows title", modifique o nome existente para o nome de sua preferência pois esse nome aparecerá no topo do seu navegador.

É importante lembrar que modificar o registro do Windows, é uma tarefa que só deve ser feita por pessoas habilitadas e experientes por se tratar de uma área importante onde modificações erradas, poderão acarretar grandes aborrecimentos ou a parada total do sistema sendo necessário a re-instalação do Windows.

Eu desejo que você nunca tenha esse tipo de aborrecimento e para tal, eu aconselho a não instalar programas de CD'S grátis ou que não seja de sua inteira confiança. Já basta alguns softwares associarem "na marra" extensão de arquivos para seus programas sem perguntar no momento da instalação se deseja isso. Recomendo não instalar softwares que o Windows já tem o reconhecimento de suas extensões (o ícone mostra o programa associado) pois assim, um "duplo clique" no arquivo, abre uma janela pequena, própria e rápida executando assim o arquivo escolhido. Já pensou em "clicar" num tipo de arquivo e ai abre aquele "programão" demorado só para uma rápida visualização?. Se você deseja trabalhar melhor com um arquivo, então abra o programa correspondente e depois o arquivo. Com esses procedimentos, economiza-se espaço em disco e diminui os riscos de conflitos futuros. Eu não acho legal ter vários programas que fazem a mesma coisa só porque eles possuem um visual "bonitinho".

Você sabe o que é AUTORUN ?
Autorun quer dizer "rodar automaticamente" ou diga... colocar um cd na unidade e este entrar em atividade automaticamente um arquivo escolhido após o fechamento da gaveta, geralmente este arquivo é um programa instalador e é muito comum em cds comprados na banca de jornais ou os que acompanham algumas placas de computador e periféricos opcionais como webcam, unidades USB etc... Isto ocorre porque quando o cd foi criado (gravado), foi colocado na pasta principal um arquivo chamado AUTORUN.INF que carrega um ícone "mascote" (o ícone do cd) e executa um arquivo principal escolhido pelo fabricante. É claro que você já deve ter visto isto muitas vezes e se deseja evitar que um cd colocado na unidade "rode" automaticamente, basta manter a tecla SHIFT apertada por alguns segundos até terminar a leitura do dispositivo e o "autorun" não será ativado. É muito importante ter este conhecimento e repassar ao amigos porque algumas pessoas que se consideram mais expertas estão agora criando seus cd's com o "autorun" executando vírus ou trojan (tipo de vírus que permite outras pessoas invadirem seu computador quando este estiver conectado na Internet) mas que não afetam os próprios autores porque habituaram-se a manter a tecla SHIFT apertada quando o cd é colocado na unidade deles. Tenha muito cuidado ficando sempre presente quando alguém colocar qualquer cd em seu computador. Isto também vale para todas unidades externas colocadas na tomada USB (pendrives, hd externo, máquinas fotográficas, celulares etc).

OBS: O texto que você acaba de ler foi escrito por Antoniomeier_AM e visa a alertar ao usuário de coisas simples que poder ser tornar um grande problema.

 

 

ANTÔNIO MÉIER