Minhas fotos preferidas.
 

Não sou um fotógrafo profissional mas gosto muito de fotografias e vídeos. Possuo uma máquina fotográfica profissional tipo mecânica marca PRACTICA MTL5 de fabricação Russa que me ajuda (melhor dizendo, me dá sorte) nas fotos que faço. Do meu grande acervo de fotos tiradas com esta máquina, digitalizei algumas que podem até ser usadas como plano de fundo de computador. Portanto todas as fotos exibidas aqui são exclusivas de minha autoria. Nenhuma delas foram tiradas com máquina digital, reveladas de forma especial como sobrepor 2 negativos etc..., não foram alteradas usando programas de computador (somente brilhos) e nenhuma delas foram capturadas na Internet.

O fotógrafo profissional, além de ter materiais fotográficos especiais e revelar as fotos que ele mesmo tira, possui conhecimentos de iluminação, aberturas de lentes, velocidades de disparo e a sensibilidade do momento percebendo o que vai sair na foto inteira para não estragar o tema principal. Portanto, tirar foto não é apenas apontar a máquina para cena e apertar o botão de disparo. Deve se evitar de cortar "cabeças", aparecer sujeiras na parede, pontas de cigarros no chão ou até fezes de cachorros. Essas coisas acabam com a foto.
Hoje em dia com o advento do computador e fotografias digitais, é possível editar a foto e corrigir eventuais erros fotográficos ou até alterar totalmente o evento mas até nesse momentos, é necessário muita técnica para não aparecer os "remendos". Se você não entende nada dessa arte e quer saber algo mais para entender melhor as explicações que vem a seguir, clique aqui e saiba o que está por trás de uma simples foto.

Aquela famosa foto do fósforo acendendo que todos os fotógrafos fizeram ou gostariam de fazer. Pois ai está o que eu pude fazer.

Esse cartão de "boas festas", iluminou desse jeito, com o uso de um pequeno flash posicionado atrás na direção dos fogos.
Num lindo amanhecer de domingo, o céu sobre a casa ao lado, pedia para ser fotografado. Foto, feita ao amanhecer. Esse prédio está localizado na Rua Monsenhor Jerônimo no bairro do Engenho de Dentro e é visto da varanda da minha casa.
Vista do Méier estando no alto da rua Barão de Santo Ângelo. Repare a ponte Rio - Niterói ao fundo. Essa foto é o plano de fundo do meu computador. Uma das lentes da minha máquina, permite fazer macro de pequenos objetos a centímetros de distância.
Não é montagem de revelação. Usei um jeito especial de fazer 2 quadros no mesmo negativo. Fotografia feita a noite com a máquina no tripé. A lua vista nessa simples foto, estava em sua fase cheia.
Gosto muito de fotografar flores e rosas. e esta não podia deixar passar. Esta foto pouco antes do "por do sol", foi tirada em 1992 visitando o Pão-de-Açúcar no Rio de Janeiro.
Esta foto do "por do sol", foi tirada em 1992 visitando o Pão-de-Açúcar no Rio de Janeiro. Esta foto feita a noite, foi tirada em 1992 visitando o Pão-de-Açúcar no Rio de Janeiro.
Uma lente especial da minha máquina, permite aumentos (zoom) de até 50X. Duas exposições no mesmo quadro do negativo usando vários led's e uma tábua perfurada com o nome "NICE".
Tenho muitas fotos de nuvens de todos os tipos nos mais variados estilos. Rosa vermelha Tenho muitas fotos de rosas e flores e gosto de usar o nome NICE ao lado delas. Nessa, dá para reparar um pequeno "flash" atrás dela.
Tive muita sorte nessa foto do "pôr do sol". Talvez porque eu usei filtro UV (Ultra Violeta). Outra exposição dupla no mesmo quadro do negativo usando uma tábua perfurada com flash atrás e uma fotografia a noite.
Essa imagem foi capturado no escuro quase total com a máquina na posição B durante uns 35 segundos. Esse vermelho, não é visto normalmente mas foi captado pelo filme. Depois dessa foto, tive que desligar todas as antenas dos meus rádios.
Em uma noite clara com nuvens, resolvi criar estrelas com pequenos pedaços de nylon em uma mesa de vidro. Tente ler o nome que essas estrelas dizem. Uma noite linda de verão com um céu repleto de estrelas e nenhuma nuvem que possa atrapalhar essa foto que recebeu algumas estrelas extras. Tente ler o que elas dizem.
Em 1980, com papel cartão azul e algumas tintas, criei essa imagem que foi durante anos um interessante quadro na minha oficina. Hoje é o plano de fundo do meu computador. Duas exposições fotográfica no mesmo quadro na tentativa de colocar o nome NICE ao lugar de uma rosa.


OBS
: As fotos exibidas acima, são uma pequena amostra do meu acervo de aproximadamente 1500 fotografias e foram feitas com o uso de uma máquina profissional mecânica marca PRÁCTICA MTL5. Essa máquina permite fotografar mais de uma vez no mesmo quadro e possui alguns acessórios especiais como filtros, lentes tripés etc... Foram usados filme ASA 100 (135).


 

Técnico de PX - PY