Fonte estabilizada 13 volts e 20 Amp com segurança.

 

Com este simples e eficiente circuito eletrônico, pode-se montar uma fonte de 13 volts de até 20 amp com excelente estabilidade e segurança capaz de alimentar com folga seus rádios PX, VHF e até alguns amplificadores linear de RF além de muitos outros aparelhos eletrônicos que funcionam com essa voltagem. Esse esquema é totalmente seguro mas para tal, recomenda-se uma montagem conforme o esquema acima respeitando todos os componentes e as explicações abaixo. Não efetue nenhuma substituição duvidosa. Repare que o circuito dispensa os controles internos que ajusta a voltagem oferecendo assim mais segurança. Esses controles enferrujam-se ao longo do tempo ocasionando erros de funcionamento ou elevação da voltagem. Se houver algum acontecimento anormal ao funcionamento da fonte, um led (led 2) acende avisando que algum problema está acontecendo mesmo se a própria fonte não for a culpada disso. Isso explica porque esse é o esquema atual da minha fonte de uso e de bancada montada em 1978 (atualmente com as alterações igual ao do circuito acima) funcionando sem problemas até os dias de hoje. Antes da montagem, leia com atenção as instruções abaixo e se houver dúvidas, clique em CONTATOS no menu ao lado na página inicial e me informe as dúvidas.
No final dessa página, você poderá baixar um documento contendo o esquema original da fonte e a lista de componentes afim de facilitar a procura e compra dos materiais necessários.

 

O transformador não pode ter um tamanho que forneça amperagem superior a 30 amp como também não pode ser muito pequeno. Esse tipo de transformador com as características no enrolamento apontado pelo esquema, não se encontra com facilidade nas lojas. O jeito mais comum é conseguir de qualquer aparelho antigo, um transformador (ferro) com qualquer enrolamento mas que tenha o tamanho adequado para a amperagem correta e solicitar em loja um novo enrolamento com as características conforme o esquema. A amperagem total desse seu transformador, vai depender do tamanho (e peso) dele. Caso não tenha conhecimento de alguma loja que possa enrolar esse transformador, clique em PROPAGANDA no menu ao lado na página inicial.

Os 2 diodos retificadores deve ser de 15 amp ou mais. Esses diodos são os conhecidos metálicos que possuem uma pequena porca em um dos lados e são encontrados com facilidade nas lojas de eletrônica ou até em ferro velho de materiais elétricos ou peças de computador.

 

O diodo zenner deve ser de 13 volts com capacidade de 1 amp.

 

A capacitância de filtragem do retificador indicado no esquema é de 20000 mf conseguidos com 4 capacitores de 5000 mf cada (4700 mf valor comercial) colocados em paralelo. Esse método fornece mais segurança de filtragem e o valor indicado já é suficiente nesse circuito. Porém usar 2 capacitores de 10000 mf ou apenas um único capacitor no valor de 20000 mf, funciona normalmente. É possível aumentar a capacidade de filtragem colocando mais capacitores em paralelo porém devemos levar em consideração que também aumenta a corrente de pico (demora mais para os capacitores carregarem) colocando em risco os diodos retificadores e o fusível de entrada de linha que pode se romper toda vez que a fonte for ligada. (Quer saber o que é corrente de pico? clique aqui).

Usa-se de 4 até 8 transistores de saída de preferência novos e da mesma marca e tipo ligados em paralelo e fixados em dissipador de calor isolados em mica (finos isolantes na forma do transistor capaz de suportar temperaturas elevadas e sua função é evitar que os transistores faça contato físico com o dissipador de calor).

O transistor de saída representado no circuito, é o 2N3773 que possui suporte a amperagem pouco maior que os famosos e conhecidos 2N3055 mesmo a sua voltagem de isolação entre coletor e emissor sendo menor, isso não afeta nesse projeto podendo usar esses transistores sem preocupação.

O dissipador de calor deverá ter um tamanho adequado para evitar excesso de temperatura nos transistores de saída em caso de consumos elevados. Quanto maior e mais espesso for esse dissipador, menor a possibilidade de uma avalanche térmica (queima por excesso de calor). Caso queira colocar algum tipo de ventilador para refrigerar o dissipador, saiba que um ventilador muito forte pode ser prejudicial pois esse não vai deixar o transistor repassar o calor ao ferro principalmente se o consumo for grande obrigando-o a aquecer mais rapidamente.

O transistor TIP122 é um excelente NPN Darlington responsável por excitar os transistores de potência. É o mais recomendado para este circuito e só pode ser substituído pelo TIP120 ou TIP121. Por ser o componente anterior aos transistores de potência, recomendo que este transistor seja colocado em um pequeno dissipador de calor (tipo metade do tamanho a uma caixa de fósforos).

Use fios novos, de boa espessura e obedecendo as cores.

Solde os componentes com eficiência e rapidez usando pasta de soldar apropriada e um ferro de aproximadamente 40W. Para os diodos, fios pesados e os fios do secundário do transformador, use um ferro de soldar com maior capacidade mas cuidado com o longo tempo de exposição no momento da soldagem usando sempre a pasta de soldagem.

Não descarte ou troque nenhuma componente eletrônico para não diminuir a sua capacidade ou segurança. Se você achar inexplicável a presença de alguns componentes, saiba que eles servem para proteções contra RF ou presenças de correntes alternadas em locais errados.

Não confundir NF ( valor pf x 1000) com MF (valor pf x 1000000).

O resistor que polariza o coletor do BD139, tem o valor de 560 ohms (0,56K) e deve ser igual ou superior a 1/4 de watts.

Os capacitores de 10 nf (103) pode ser de mica ou poliéster e não são polarizados podendo ser colocados em qualquer posição.

O diodo led 1 (verde), indica que a fonte está ligada e o diodo led 2 (vermelho), normalmente deverá ficar apagado pois indica problemas na voltagem de saída.

Para o fio de entrada de 110 volts AC, use um fusível de 3 amp. Para a saída do lado positivo, use um fusível entre  15 ou 20 amp dependendo da capacidade final da fonte.

Todos os componentes (exceto o transformador) são de fácil obtenção na maioria das lojas de eletrônica.

Ao final da montagem, use na saída um "multi-tester" na escala de voltagem para verificar se a montagem foi correta.

O transformador usado no esquema acima, é do tipo 110 volts AC no primário e 16 + 16 volts AC no secundário com CT ( center tape ), mas nada impede de usar um transformador equivalente com entrada 110/220 volts ou que possua saída única de 2 fios (sem CT), mas para isso essa saída deverá ser de 18 volts AC e será necessário substituir o retificador do esquema acima por este retificador de 4 diodos em ponte como mostra a figura abaixo :

Ou use uma ponte retificadora de onda completa que são vendidas prontas e possui internamente, os mesmos diodos retificadores. O Capacitores são os mesmos 4 de 5000 mf 35v ligados em paralelo.

 

Pegue a lista de componentes junto com o esquema.Clique na figura ao lado e pegue um documento no formato Word contendo a lista de materiais junto com o esquema da fonte.

 

Proteja seu rádio contra sobretensão.

 

OBS: A obra acima, é de exclusiva autoria de Antonio Méier_AM. Isso quer dizer que o mesmo não foi copiado de nenhuma outra página na Internet e portanto gostaria que o esforço e tempo que utilizei da sua criação, fossem  reconhecidos e mantidos os méritos autorais.