Anotações
Explorando seu Equipamento
nA princípio, qualquer equipamento serve para DX, contudo deve-se utilizar alguns recursos que normalmente não usamos no dia-a-dia. Estes recursos estão presentes na maioria dos rádios e serão importantes para o DXista.
¨VOX: este recurso aciona a transmissão automaticamente sempre que sua voz for captada pelo microfone, agilizando o contato. Ajuste a sensibilidade do VOX de maneira que nenhum ruído (seja do próprio rádio ou do shack) acione acidentalmente o transmissor.
¨AGC: é o ganho automático do receptor. O AGC tem duas posições FAST ou SLOW. O fast permite que o receptor se ajuste rapidamente a intensidade dos sinais sintonizados. Sinais fracos podem ser ouvidos mais facilmente nesta posição.
¨SHIFT: ajusta o filtro passante de recepção. Este controle pode auxiliar quando há outra estação nas proximidades da estação DX que você quer escutar.
¨RIT: varia sua freqüência de recepção alguns kHz. Algumas estações de DX transmitem em uma QRG e ouve 5 ou 10kHz para cima ou para abaixo, ao comando do operador. Ajuste seu transceptor para fazer o inverso.
¨SPLIT: faz basicamente o mesmo que o RIT, mas permite usar os dois VFO’s do rádio – um VFO para transmitir e o outro VFO para receber.
¨NOTCH: reduz os apitos caudados por estações broadcaster. Estes apitos são comuns acima de 7.100kHz durante a noite. Em alguns países, a fonia só permitida entre 7.100 e 7.300kHz, um exemplo são os Estados Unidos.
¨Fones de Ouvidos: este acessório é quase imprescindível no DX. Em muitos casos, o sinal da estação DX está praticamente dentro do ruído e os fones podem auxiliar na escuta dos sinais fracos.
nEstes ajustes pode parecer complicados, mas a prática leva a utilizá-los confortavelmente durante seus DX’s.
n