py4sm100.gif (15909 bytes)brasil(1).gif (21489 bytes)PY4SM / PY2DD / ZW4SMbrasil(1).gif (21489 bytes)py4sm100.gif (15909 bytes)
Marcus Martins / Minas Gerais / São Paulo / BRASIL - English
  radioam1.gif (98048 bytes)
Radio Galena
galena11.jpg (10783 bytes)
 
diodo1.gif (3309 bytes) O diodo de Germânio pode ser facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos. 


A pedra galena é um óxido natural de chumbo em forma de cristal que tem propriedade semicondutora (e esta propriedade é fundamental para detectar as ondas de rádio). Nós as conseguíamos (e ainda hoje, com alguma sorte, podem ser encontradas) na Serra do Curral em Belo Horizonte. Na modernidade de nossos tempos, com o avanço    tecnológico, podemos substituí-lo pelo diodo de germânio. O radio galena (como é chamado) é um receptor simples de AM que pode ser construido por qualquer pessoa, pois não necessita maiores conhecimentos de eletronica. Utiliza as propriedades semicondutoras da pedra galena que foi um dos primeiros semicondutores utilizados, mesmo antes do germanio e silicio. Para seu bom funcionamento é necessária uma antena de aproximadamente 10 m de fio. O rádio de galena não necessita de fonte de energia, pois toda a energia é captada pela antena.

Um fone de ouvidos e uma pedra galena ou diodo de germânio, uma antena e um bom terra bastam para construirmos o rádio-galena.

É só ligar estes componentes conforme o esquema ao lado:

Isto é o bastante para permitir a recepção de uma ou mais estações de rádio, simultaneamente, no fone de ouvido. Quanto melhores forem sua antena e seu terra, melhor será a intensidade dos sinais recebidos no fone de ouvidos (acredito que o fone de cristal seja o componente mais difícil de ser encontrado). Para montar a bobina é preciso ter um pedaço de tubo de PVC com 2,0 cm de diâmetro e 20 cm de comprimento. Enrole a bobina usando fio esmaltado com diâmetro 20 AWG. As espiras devem ser enroladas uma ao lado da outra, sem espaço entre elas.

galena4.jpg (7466 bytes)