Diagrama de Irradiação


O diagrama de irradiação é a representação gráfica do ganho de uma antena num determinado plano. Pode-se escolher qualquer plano, mas na prática dois deles são mais usuais: o diagrama de irradiação horizontal e o vertical.

Vamos considerar o diagrama de irradiação como sendo uma figura sólida no espaço. Então, o diagrama de irradiação horizontal é apenas a figura resultante do corte horizontal desse sólido.

Diagrama.jpg (72209 bytes)

Podemos observar que uma antena tem um determinado diagrama de irradiação "espacial", ou seja, em três dimensões. No entanto, é muito pouco prático fazer o levantamento desse diagrama sempre que se for testar uma antena. É por isso que foram escolhidos os dois planos mais importantes, que dão uma boa idéia de como a antena irradia.

Para se compreender bem esta figura e demais diagramas, devemos raciocinar da seguinte maneira: imaginemos a antena localizada no centro do diagrama, isto é, no ponto de cruzamento dos eixos X, Y e Z e com uma dimensão tão pequena que seja imperceptível ao olho humano. A forma do sólido que surge dos diagramas de irradiação de uma antena é definida pela quantidade de energia de radiofreqüência que ela irradia em cada direção. A direção em que ela irradia mais apresenta uma figura mais alongada, e na direção em que a irradiação é menor a figura tem um formato mais afinado. Assim, na figura acima, o plano definido pelos eixos X e Z representa o mínimon de irradiação da antena, e na direção da reta Y a irradiação é máxima.

Tudo o que foi dito é válido também para recepção. Assim, na direção em que houver maior irradiação, haverá também maior ganho na recepção, ocorrendo o contrário no caso inverso. 


[HOME]

[O COMPRIMENTO DE ONDA] [ANTENA ISOTRÓPICA] [GANHO DE UMA ANTENA]

[COEFICIENTE DE ONDA ESTACIONÁRIA] [ A ANTENA DIPOLO]