Telegrafia ou Radiotelegrafia ou simplesmente CW.

Os radioamadores normalmente utilizam em suas transmissões dois sistemas de radiocomunicação. Um deles é a radiotelefonia, ou simplesmente fonia (AM ou SSB), onde a informação (ou mensagem) transmitida por meio das ondas de rádio é a voz. O outro sistema é a radiotelegrafia, ou simplesmente CW (continuous wave – onda contínua), onde a informação transmitida é formada pelos elementos do Código Morse (ou código Radiotelegráfico Internacional). Telegrafia, Código Morse e CW têm o mesmo significado.

É interessante frisar que o conhecimento prático da telegrafia (recepção auditiva e transmissão do Código Morse), para obtenção da licença de radioamador é exigida pelas convenções internacionais que regem o radioamadorismo. Tal exigência se deve ao fato de que nas situações difíceis, onde não é possível a transmissão de mensagens em fonia, ainda se conseguem satisfatórias comunicações em CW, as quais demandam uma menor potência, proporcionam um maior alcance e são muito menos afetadas pelas interferências. Muitos radioamadores não acham necessária a imposição da prática de  CW para as provas de radioamador, realmente, as coisas impostas não são muito bem-vindas, mas o propósito aqui não é discutir a importância ou não da telegrafia, eu particularmente adoro.

O Código Morse foi idealizado em 1837 pelo cientista norte-americano Samuel Finley Breese Morse. Nesse sistema, as letras do alfabeto, os algarismos arábicos e os sinais de pontuação acham-se representados pela combinação adequada de dois tipos de sons ou sinais: um breve e um longo. Deste modo, é possível formar-se palavras e frases inteiras. A comunicação radiotelegráfica consiste, então, em enviar sinais da estação transmissora até a receptora, utilizando-se as ondas de rádio como veículo.

Um dos processos para se aprender o Código Morse consiste em convidar um outro colega que esteja também interessado em aprendera, para que ele o na prática dos exercícios de aprendizagem. Será demonstrado mais adiante um processo prático de estudo do Código Morse. Não existe melhor processo, existe aquele em que você melhor se adapta.

Como dissemos, o Código Morse é formado pela combinação de dois tipos de sons, colocados em intervalos convenientes, para produzir outros sons diferentes, os quais, por sua vez, são usados para identificar cada uma das letras do alfabeto, os algarismos arábicos e ouros símbolos e sinais convencionais de uso geral.

Os tipos de sons são apenas de duas espécies, um curto, o qual chamaremos de di e outro longo, o qual chamaremos de dah. Os sons têm duração diferente, o de pouca duração corresponde ao ponto e ao de longa ao traço no alfabeto morse.

Trataremos o código não como pontos e traços, mas sim como sinais, para tornar a compreensão mais fácil e agradável.

A origem do timbre dos sons é uma oscilação de audiofreqüência de mais ou menos 800 Hz.

O som di é a freqüência que se ouve durante um espaço de tempo curto, de mais ou menos 1/3 de segundo, e que tomamos como unidade para comparar os tempos dos sons curtos e longos. O som longo não é mais do que um som curto prolongado e que se ouve pelo espaço de mais ou menos 1 segundo, ou seja, três vezes mais do que o som breve.

Cada símbolo do alfabeto Morse é chamado elemento, quer seja breve ou longo. Um ou mais elementos formam sinais (letras, números e outros símbolos especiais). Estes, por sua vez, formam palavras ou abreviaturas. O ritmo da manipulação vai determinar a velocidade de transmissão.

Nos referimos ao sons curtos (di) e longos (dah) pois são os que mais se parecem com o som radiotelegráfico ou oscilação de 800 Hz. Portanto, adotaremos tais expressões sempre que nos referirmos aos sons breves e longos, respectivamente. Você poderá comprovar esses sons em um oscilador para prática, o qual será fornecido o esquema mais adiante.

O estudo do Código Morse deve ser feito, se possível, de maneira metódica, é como aprender uma outra língua. No início pode parecer difícil, impossível, desesperador, mas com o tempo acostumamos os ouvidos, é aí que a coisa vira uma cachaça. Tenha disciplina, estude os sons diariamente por um período de no máximo 1 hora, fazendo intervalos de 15 a 30 minutos, aí você irá assimilando aos poucos. Se sentir cansaço nos primeiros exercícios, após 15 minutos de prática, não continue, deixe pro dia seguinte. Isso é comum no início, porém não perca um só dia de prática. A constância é fator mais importante, não apenas na telegrafia, mas também em qualquer outro tipo de estudo.

Na tabela a seguir, temos o alfabeto Morse e os números, com seus significados reunidos de maneira simples, para um fácil aprendizado. Quanto aos sons que significam outros sinais especiais, será necessário aprender apenas cinco deles por enquanto:

Sons

Significado

dah di dah di dah

"atenção" sendo utilizado antes de iniciar uma transmissão.

dah di di di dah

"hífen duplo", usado para iniciar uma transmissão.

di di di di di di di di

"erro", quando se comete um erro na transmissão de uma palavra.

di dah di dah di

"fim de frase"ou "fim"de mensagem, indica que terminou um parágrafo.

dah di dah

"convite a transmitir", usado quando se termina um parágrafo.

A tabela abaixo representa os sons relativos a letras e números:

di                              E

di di                           I

di di di                       S

di di di di                    H

dah                            T

 dah dah                     M

 dah dah dah               O

 

di dah                        A

di di dah                     U

di di di dah                    V

dah di                         N

 dah di di                     D

dah di di di                   B 

di dah dah                   W

 di dah dah dah            J

di dah di                      R

 di dah di di                   L

di dah dah di                P

 di di dah di                  F

dah di dah                     K

 dah di dah di                 C

 dah di dah dah               Y

 

dah dah di                    G

 dah dah di di                Z

 dah dah di dah             Q

 

dah di di dah                   X

di dah dah dah dah         1

 di di dah dah dah           2

 di di di dah dah              3

 di di di di dah                4

 di di di di di                   5

 

dah di di di di                   6

 dah dah di di di                7

 dah dah dah di di              8

 dah dah dah dah di           9

 dah dah dah dah dah         0

 

Examine toda tabela, observe a distribuição dos sons correspondentes a letras e números. Tente aprender apenas pelo ouvido, você terá instruções posteriormente de como memorizar de maneira prática e rápida.

Construa o oscilador para prática de CW, conecte um manipulador e inicie seus estudos. Acione o manipulador de acordo com a tabela, mantendo um padrão entre sons longos e curtos. Se você tiver um rádio de ondas curtas, procure ouvir alguma estação de radioamador na faixa dos 40 m, compare os sons com os que você produz.

Acione o manipulador primeiramente produzindo sons breves, exatos e completos, tal como soa a palavra di. Pratique bastante esse son di, até que tenha certeza de que está soando corretamente e no seu tempo correto.

Bem, isso foi só um exemplo de como tornar o estudo mais agradável e fácil, sem muitos traumas. Procure criar seu próprio método, comparando com outros sons que você está acostumado a ouvir ou que seja mais fácil para sua compreensão. Antes de encerrar, cabe avisá-lo que o CW é um vício que não tem cura.

Agora, após ter adquirido prática nas letras e números, complete seus conhecimentos com outros sons (sinais) utilizados pelos radioamadores de todos os países.

Caracteres especiais:

Ponto

( . ) .-.-.-

Vírgula

( , ) --..--

Dois pontos

( : ) ---...

Ponto e vírgula

( ; ) -.-.-.

Interrogação

( ? ) ..--..

Parêntesis

(   ) -.--.-

Aspas

( " ) .-..-.

Hífen

( - ) -....-

Sinal de igual

( = ) -....-

Sublinhado

( ___ ) ..--.-

Traço de fração

( / ) -..-.

Apóstrofe

( ' ) .----.

Dólares ou cruzeiros

( $ ) ...-..-

Porcentagem

( % )  --.-.-

Separação (entre inteiros e fração)

( 1 1/2 ) .-..-

Todos esses sinais são utilizados nas comunicações em telegrafia, alguns com menos freqüência, mas seu conhecimento é necessário para se efetuar um comunicado, mais adiante você terá um exemplo de como é feita uma comunicação em CW.

A seguir, temos mais uma tabela com sinais de uso corrente:

Sinal de segurança

(TTT) quando transmitido três vezes -  -  -

Socorro

(SOS) ...---...

Chamada geral

(CQ) -.-.  --.-

Atenção (transmitido 3 vezes)

(VVV) ...-  ...- ...-

Separação ou interrupção

(BK) -...     -.-

Comunicação de posição

(TR) -   .-.

De

(DE) -..  .

Espera

(AS) .-   ...

Prossiga (convite a transmitir)

(K) -.-

Erro

(EEEEEEEE) .  .  .  .  .  .  .  .

Recebido

(R) .-.

Compreendido

(VE) ...-.

Fim de mensagem ou frase completa

(AR) .-  .-.

Fim de transmissão

(VA ou SK) ...-.-

Mensagem de perigo

(DDD) -..-..-..

Sinal de urgência

(XXX) transmitido 3 vezes -..--..--..-(x 3)


Abreviaturas diversas:

Existem abreviaturas muito empregadas pelos radioamadores nas comunicações radiotelegráficas, principalmente as realizadas com outros países. Algumas delas de uso mais comum, estão relacionadas na tabela abaixo, junto com os respectivos significados.

Esses códigos são, geralmente derivados de palavras da língua inglesa, vejamos alguns exemplos:

FB é uma abreviatura da expressão Fine Business, usada para indicar uma coisa boa, um negócio estupendo.

OM é a abreviatura de Old Man, e significa colega, amigo (radioamador).

RCVR provém da palavra Receiver, cuja tradução é receptor.

SN vem da palavra Soon, que quer dizer cedo, em breve.

TKS é a abreviatura de Thanks, significando obrigado.

Abreviatura

Significado

Abreviatura

Significado

ADR

Endereço Postal

RCVR, RX

Receptor de rádio

AGN

De novo, outra vez

RPRT

Reportagem

CALL

Chamado, solicitação

SIGS

Sinais (de rádio)

CFM

Confirmar, confirmo

SN

Cedo, em breve

CQ

Chamado geral

SRI

Eu sinto, eu lamento

CUL

Até logo

SWL

Ouvinte de onda curta

ES

E

TMW

Amanhã

FB

Excelente, ótimo, bom

TNX, TKS

Obrigado, agradecido

FER

Por, para, pelo

TU

Obrigado a você

FM

De, desde

TVI

Interferência em TV

GB

Adeus, até breve

U

Você

GE

Boa tarde

UR

Seu

GM

Bom dia

VY

Muito

GN

Boa Noite

WKD

Trabalho

HI

Risada (telegráfica)

WX

Tempo (meteorológico)

HPE

Espero

XMTR, TX

Transmissor de rádio

HR

Aqui

XTAL, XTL

Cristal de quartzo

HW?

Como me escuta

XYL

Senhora

NW

Agora

YL

Senhorita

OM

Amigo, colega

73

Saudações e abraços

PSE

Por favor

88

Carinhos e beijos

R

Recebido

99

Não interfira

 

O indicativo da estação chamada é repetido três vezes, seguido da palavra "DE" e do indicativo da estação que chama (CT1GG), também repetido três vezes. O sinal AR, isto é, um "A" e um "R" manipulados sem intervalo (ou separação) entre letras (di dah di dah di), significa "final de mensagem", indicando que não há mais nada a comunicar neste momento, e que passará a ouvir apenas. Chegando nossa vez de transmitir, poderemos fazer da seguinte maneira:

CT1GG DE PY2RD = GE OM ES TNX FER UR CALL = UR SIGS RST 599 RST 599 = QTH CASTILHO- SÃO PAULO = NAME  = HW? CT1GG DE PY2RD KN

 

O sinal de igual (=), correspondente aos sons (dah di di di dah), é usado para separar assuntos independentes de uma mesma mensagem.   A abreviatura "HW?", usada no fim da mensagem significa: "como me escuta?", "como recebeu meus sinais?". O símbolo KN que dizer: "transmita unicamente você, excluindo as demais estações que estão na escuta. Alguns radioamadores acham que essa é uma forma pouco polida de passagem de câmbio.

VOLTAR