UAISOH um transceptor SDR simples

Uai Soh is another Minas Gerais expression where SOH means like Sir. uai !

Estamos desenvolvendo um circuito para que o ARARINHA trabalhe como transceptor SDR opcionalmente. Assim fizemos um transceptor de frequencia fixa, no caso a Fi do ararinha que é de 10MHz. como o resultado foi acima da espectativa, resolvemos montar um para 40m. Este foi o segundo passo.

Este transceptor é muito simples foi baseado em projetos comerciais de receptores e eu fiz uma alteração para que pudessem trabalhar com transmissores tambem. Não estudei a forma que os outros colegas fizeram para transmitir, pois não queria ter uma ideia pré concebida ou algo que atrapalhasse meu pensamento. Mas deu certo, e ai apresento o resultado para estudos e aperfeiçoamentos. Acredito que funcione tambem em outros receptores com softrock lite2, SDRzero, receptor ALFA3253 (dos nossos amigos franceses lederados pelo F6BCU Mourot). O ajuste do receptor no WINRAD ou HDSDR é simples, bastando acertar a defasagem em graus das entradas de audio do RX. Para TX é necessario um osciloscopio afim de checar as saidas da placa de som, com 1kHz acionados pelo software SDRtx do colega G3PLX Peter Martinez, esta checagem é para ver a defasagem de audio se esta correta, por figura de lissajus (no caso um circulo).

UAISOH bloco

Meu computador do shack é um velho PC com Windows XP, tenho uma placa de som VIA onboard e outra placa Sound blaster Audigy. Eu comprei tres placas de som USB do Ebay, uma extremamente simples que custou cerca de 1US$, e outra que custou um pouco mais e me atraiu por ter 4 plugs de entrada/saida, mas estas duas eram mono de entrada (portanto não serviam para a entrada do receptor e sim para o transmissor), não necessitavam de drives ou software especiais. A terceira paguei 10US$ é uma placa estereo de entrada e saida, necessitou de um software que veio junto, mas não tive resultados bons com ela, alem disso uma entrada USB, onde ela estave plugada passou a não funcionar com as outras duas placas, mesmo após a desinstalação do software. A placa menor deu resultados melhores no osciloscopio externo e no osciloscopio do PC (usando a soundblaster como entrada), o circulo gerado pelo sinal do software de tx era perfeito.

placa de som USB usada no microfone

Meu transceptor funcionou da primeira vez assim RX entrada pela sounblaster e saida pela VIA (configuradas no WINRAD) e TX entrada e saida pela placa USB menor. Falei com alguns colegas e pedi para verificarem se ouviam USB quando operava LSB, não ouviam USB ! estava funcionando UAI !

Mesmo assim tinha alguns problemas de desconfiguração principalmente da soundblaster (a entrada mono de microfone ou estereo do line in é definida por software e a cada ligada é necessario atuar a entrada de microfoe e depois a do line in para funcionar), dava pau e era necessario reparar via mixer (o software preve estes paus).

Depois de algum tempo a saida placa de som USB, usada no microfone, passou a não funcionar. Fui obrigado e mudar e atualmente estou operando cruzado em rx entro na soundblaster e saio na via, e em tx entro na via e saio na soundblaster. Mesmo assim tive uma reportagem que o colega (Boni PP5VX) dizia escutar USB, revi a saida e voilá a soud blaster estava saindo fora de fase. desmontei a placa do PC e remontei testei e agora estamos saindo bem. Interessante que é possivel escutar a siada do Tx em um rx comercial sem antena e não dá para ouvir o USB mesmo a pequena distancia entre os radios.

Esquema

A potencia do TX ficou em 18W com 13,8V e 35W com 22V (maximo para os IRF5xx é 25V), para aumentar a potencia podemos usar um amplificador de baixo ruido na entrada estereo de microfone sem muita amplificação (não testei) ou alterar os IRFs para a linha IRF6xx, o IRF630 vai até 50V e necessida de um capacitor de 47nF e um resistor metalfilme de 2W entre dreno e gate (neutralização) para não oscilar. Acredito chegar aos 100 ou 150W com esta configuração, mas cuidado com os capacitores do filtro LPF (pi) que devem ser de 500V com 100V e com maior isolação acima disso.

Funcionamento do Tx

O receptor já foi explicado no rx UAI

Temos a entrada de microfone no transceptor, pois o microfone precisa ser emudecido na recepção, e o PTT deve estar presente para atuar RX/TX. Como utilizamos um microfone de eletreto, bastou interromper a alimentação do microfoen na recepção. O sinal do microfone é limitado pelo resistor de 100R, que depois de alterações de placas de som suprimimos ele. O sinal do microfone é mono. Deste ponto o sinal de microfone vai para a entrada de som da placa de microfone no PC.

O retorno do sinal de audio já defasado em 90° é aplicado no mesmo ponto das saidas de audio do misturador. Como as placas de som ficam sempre ligadas, havia muita interação entre elas e fui obrigado a instalar um rele, que foi colocado logo acima do amplificador de audio, em uma montagem nova ele ficaria abaixo da placa. O rele comuta as duas saidas do misturador ora para rx, ora para tx, acionados pelo sinal de +tx.

O misturador, o transformador trifilar e o filtro passa banda fazem parte tanto do rx como do tx e não precisam de chaveamentos. Assim o sinal de audio é misturado aos sinais defasados em 90° vindos do QSD, e são somados no transformador trifilar, a saida já estara na banda selecionada pelo software.

A saida do filtro passsa banda (BPF) é ligada a saida do amplificador de RF do RX, que em Tx não tem alimentação, e tambem ligado diretamente ao buffer do tx. O sinal vindo do transformador trifilar passa pelo filtro passa banda e vai para o buffer do TX. Dai segue para o driver e para o PA em push pull. O circuito fornece 18W com o dreno alimentado com 13.8V e cerca de 35W com 22V.

Resultados

Fizemos varios QSOs em 40m, todos elogiaram a qualidade do som e na recepção é um conforto total com o uso de SDR.

Este transceptor é experimental dá muito trabalho acertar a parte de hardware do PC e ajustes de software. Eu tive problemas tambem por meu sistema de computadr ser antigo. Espero que este trabalho ajude outros que estejam em desenvolvimento. Estou sempre qrv no meu email py2ohh(arroba)yahoo.com.br substitua (arroba) pelo sinal @.

73 de py2ohh miguel