Organizando um projeto de montagem por PY2OHH Miguel

Baseado no excelente artigo de Dave Metz, WA0AUQ que pode ser visto em :

http://www.seits.org/features/homebrew.htm

Muitos colegas me perguntam, "como consigo montar tantas coisas... aonde arrumo tempo..." ... mas como muitos colegas, as coisas nem sempre foram assim...no passado eu tinha muitas idéias, elegia um projeto, comprava os componentes e não terminava nenhum deles. Não conseguia terminar nada, no primeiro problema parava. Meu primeiro sucesso com montagens de rádios foi o Pixie em setembro de 2002 e de lá para os dias de hoje uma seqüência de projetos bem sucedidos... mas alguns fracassos que não me desanimaram... aqui procuro ajudar os colegas a aprender a se organizar, desde a escolha do projeto como a sua realização, documentação e finalização.

No seu artigo Dave mostra muito bem algumas regras que eu procuro obedecer para organizar meus projetos...

REGRA 1. Escolha um projeto que realmente seja importante para você ! e que esteja a seu alcance técnico... devemos galgar um degrau de cada vez

Escolhido o projeto dirija todos os esforços nesta direção.

Você terá que encontrar tempo livre para isso, lembrando se você tem um minuto você poderá encontrar dez, se tiver dez encontrará uma hora. E uma hora hoje outra amanhã em breve você terá realizado algo.

Para isso você precisa aprender a organizar seu tempo, desligue a TV e ... ligue seu ferro de solda !

REGRA 2. Faça um estudo detalhado do projeto escolhido !

Procure reunir toda literatura, esquemas e informações a respeito de seu projeto.

Quando estava montando o Tx DSB reuni todos os esquemas disponíveis na WEB, costumo verificar em diversas línguas (japonês, italiano, espanhol, francês ...).

Procure com amigos, muitos dispõe do Handbook e outros livros e podem emprestar. Muitos livros estão em mídia eletrônica ou até na WEB.

Neste site você pode encontrar um excelente livro que incentiva e ajuda tecnicamente a montagem caseira de radioamadores:

http://www.qsl.net:443/k3pd/book.html

REGRA 3. Documente tudo o que você faz !

Esta regra é muito importante, pois auxilia muito em outras montagens, você não vai perder tempo com layout e desenvolvimento de um circuito que você já montou e está consagrado.

Consiga um software de desenhos com algum colega ou mesmo na WEB, tenha um caderno de anotações, escreva suas impressões e medidas.

Todas as informações também poderão ser compartilhadas por outros, afinal devemos difundir o conhecimento e não restringi-lo.

Faça um diagrama de blocos de funcionamento o que ajuda a ter uma visão geral do projeto, desenhe o esquema dos blocos e finalmente desenhe todo o circuito.

REGRA 4. Veja o que você tem na caixa de sucata !

Minha caixa de sucata é rica, alias muitas coisas que montam uso sucata pura. Faz bem para a natureza e para o bolso hi!

Procure aproveitar o que estiver disponível, para modificações lembre-se da regra 2, existem muitos datasheets na WEB procure pelos arquivos formato PDF exemplo lm386.pdf.

Use a imaginação ... eu montei ótimos receptores para 40m utilizando balanceadores a diodos caseiros substituindo os dispendiosos e raros NE602.

REGRA 5. Em caso de dúvidas recorra a um amigo !

A maioria dos radioamadores (não todos infelizmente) procuram ajudar tecnicamente aos outros, você pode encontrar ajuda em algum grupo de discussão na WEB. Eu faço parte de um grupo no Yahoo que tem muita gente boa o QRP-BR, apareça por lá afinal a união faz a força !

REGRA 6. Coma o bolo por pedaços e a colheradas.

Um projeto pode ser complexo, divida ele em partes menores a complexidade também diminuirá. Para se resolver um problema, segundo Descartes, divida ele em problemas menores e resolva um a um no final terá resolvido o problema maior.

Divida o projeto em pequenas partes, ou seja dividir um problemão em pequenos problemas fica mais fácil resolver um de cada vez.

Ao invés de encarar um projeto de um transceptor completo fica mais fácil dividi-lo exemplo :

Receptor - transmissor - partes em comum

Podemos dividir, ainda mais, o receptor (suponhamos um de conversão direta) :

Filtro passa faixa (front end) - amplificador de RF (opcional) - mixer - filtro de áudio (opcional) - amplificador de áudio.

As partes comuns :

VXO (ou VFO) - Fonte de alimentação - chaveamento TX/RX.

REGRA 7. Comece pelo mais difícil ou pela parte mais importante do projeto.

No nosso exemplo a parte vital é o VXO, se for para 40m temos um bem domesticado, para outras faixas vai requerer desenvolvimento.

Lembrando que tudo requer paciência, faça uma coisa de cada vez ... e se não funcionar... não se preocupe o tempo é a nosso favor...dê um tempo... tome um cafézinho...não desista no primeiro obstáculo...

Eu tinha um chefe, no meu primeiro emprego como técnico eletrônico industrial, que percebia que um aparelho estava na bancada por muito tempo e ai ele me convidava para tomar café, não na empresa e sim em uma padaria que ficava a umas duas quadras, a gente saia ..... ia .... e vinha conversando diversos assuntos... e na volta não era raro eu encontrar o defeito, do aparelho, em muito pouco tempo !

REGRA 8. Faça um protótipo da parte que você tem dúvida - monte seu projeto por módulos !

A construção de modulo - protótipo facilita muito o desenvolvimento, modificações medições e a própria montagem... e caso realmente não funcionar desmonte e reaproveite os componentes...

A montagem por módulos tornou para mim um desenvolvimento de um projeto muito rápido. Eu costumo montar os módulos que estão consagrados aos montes assim monto 5 módulos de áudio amplificadores, de uma vez ... texto e guardo... ao precisar de um já tenho ele montado....

Um módulo por exemplo de VXO tem sua placa cortada e as ilhas serradas, faço a montagem texto e ajusto para a cobertura da faixa desejada.... qualquer medida de tensão, corrente ou impedância é anotada.

Assim procure usar circuitos ou módulos consagrados.

REGRA 9. Não tenha medo de errar

Os erros também nos ensinam muito, e afinal ninguém nasceu sabendo.

Se você montar e algo der errado não desanime, mas acostume-se a fazer uma checagem detalhada antes de um power on.... um descuido, uma gota de solda e as vezes um CI ou um transistor fica danificado ... pela lei de Murphy vai ser o mais caro ou o impossível de trocar sem desmontar tudo !

Se não funcionou tente de outra maneira, volte ...estude... refaça seu projeto ...

REGRA 10. Acabe sempre o que você começou !

Nada é mais desanimador que um projeto inacabado fica difícil iniciar outro... você perdeu tempo e dinheiro ... acabe o projeto e a documentação...

 

Nota :

Todos os colegas montadores que conheço possuem uma caixa com projetos fracassados ou que não funcionaram a contento.

Meus últimos projetos deste tipo foram : um receptor superheterodino com o 74HC4066 como mixer e uma mini-botina para QRP. No primeiro queríamos inventar muito e no segundo faltaram toroides bons...já desmontei para reaproveitar.

SUMARIO

 

Quando você terminar, ai terá a recompensa ... sentirá um orgulho próprio e vencedores...Vá para o ar ... mostre aos amigos incentive-os com seu trabalho.

Então limpe a mesa de trabalho ... guarde as ferramentas e os componentes... e comece a sonhar com o seu novo projeto...

Seja bem vindo a confraria do ferro de solda !

PY2OHH - Miguel em 20/maio/2004