VFO DDS ECONOMICO SIMPLIFICADO - acionado com mouse

Tendo montado o prototipo e testei junto com o PY2XT Celso, e o resultado foi muito bom então resolvi alterar o uso do teclado pois complica um pouco. Estudei um mouse internamente e resolvi usar um.

Veja onde comprei o modulo modulo AD9850

Video no YOUTUBE

Esquema

O MOUSE

O mouse utilizado é dos antigos com encoder mecanico e tres chaves, sendo uma delas acoplada ao encoder. A ideia foi de usar o mouse para ajustar a frequencia e a chave a ele incorporada (acionada ao mesmo tempo em que ajustamos o encoder) altera a casa decimal que esta sendo ajustada pelo encoder, ficando assim sem a necessidade do teclado.

Para abrir o mouse existe geralmente um parafuso e dois encaixes na parte onde sai o fio, solte o parafuso e com cuidado afaste a parte superior puxando na direção contraria a dos fiso de saida.

Como temos somente outras duas chaves disponiveis no mouse, verifiquei que existiam, no circuito, duas ligações comuns, no pino 10 do pic com duas conexões e pino 16 com 3 conexões. Assim necessitei de duas chaves tipo deslisante (HH) uma com duas posições e outra com tres posições. Na minha sucata eu tinha varias destas chaves retiradas de telefones de mesa. Abri um rasgo na carcaça inferior do mouse e colei as chaves. Procure deixar a chave HH do mesmo lado da chave do mouse que acionará a seleção.

No circuito impresso do mouse (PCB) raspei as conexões do encode e das chaves, colei uma placa com 8 ilhas (1cm por 2cm, ilhas de 5x5mm) sobre o CI do mouse, cortei uma parte da placa com os encoderes oticos e tambem o conjunto led e fototransistores infravermelhos dos encoderes. Retirei as rodas com janelas.

O importante é identificar o fio central do encoder mecanico, este fio não é o do centro e sim de uma das laterais que não estava ligado ao CI diretamente (as outras duas conexões que não são a central estão ligadas diretamente ao CI).

Soldei os diodos que estão ligados as chaves novas (HH) diretamente nelas. As conexões devem ser feitas com o fio isolado mais fino disponivel, pois o acionamento das chaves do mouse dependem da posição mecanica exata.

Todas as conexões são soldadas nas ilhas da placa, o cabo externo tambem. Como cabo externo, cortei o cabo antigo do mouse em dois juntei os dois com pedaços espaçados de espaguete encolhivel, na conexão interna do mouse os fios foram desecapados logo ao entrar no mouse, para ganhar espaço, já na outra ponta soldamos a um conector DB9 de computador (a femea DB9 pode ser retirada de PC sucateado e já bem com cabo ligado - já o macho deve ser comprado).

Verificações para evitar transtornos:

Verifique nas chaves a conexão normalmente aberta (geralmente esta soldada ao circuito a fechada esta isolada). Verifique a conexão do encoder, identificando a ligação central. Apos soldar na placa de ilhas verifique uma a uma as ligações com um ohmimetro (geralmente a ponta preta é o positivo). Verifique os cabos. verifique o aionamento das chaves com o mouse fechado (escutar o click das chaves é suficiente)

Caso o encoder atue somente para cima ou para baixo em ambos os lados ...é sinal que a conexão central esta errada.

Montagem do circuito em modulos

Modulo PIC : cortei uma placa de 20mmx25mm, apoiei um soquete de 18 pinos e marquei na direção de cada pino, levando em conta que cortaria nestes pontos, risquei com caneta e dividi a plaquinha em duas partes. Ficando no final com ilhas para os 18 pinos. Soldei um capacitor 100nF (multicamada) entre os pinos de alimentação e terra (sob o soquete), depois soldei o soquete. Soldei os 6 resistores de 4k7 em pé, rente ao soquete, soldando os terminais dos resitores juntos e ligando ao pino de alimentação (pino 14).

Modulo fontes de 3,3V e de 5V : cortei uma placa com 18x25mm dividi os 18mm em 3 de 6mm, a faixa central de 6mm sera terra. Da direita para a esquerda : primeira faixa de 3,3V, 5 ilhas com 5mm sendo a 1a alimentação de 13,8V. Outra faixa da direita para esquerda 5mm (saida para o back light), 5mm (13,8V), 10mm (saida de 5V) e 5mm (saida para o contraste).

As fotos mostram alguns eletroliticos SMD que costumo usar, tenho muitos na sucata.

Modulo DDS9850 : Cortei um soquete comum (não torneado) de 20 pinos ao meio, marquei duas placas de 10x25mm e fiz as 10 + 10 ilhas para os pinos dos soquetes, soldei os soquetes nas ilhas mantendo a posição para montagem correta do modulo. Soldei um resitor de 100R na saida do DDS e alguns capacitores da alimentação de 3,3V ao terra (os valores de 470pF, 10nF 100nF e 1µF que não constam do esquema).

soquete do modulo já soldado a placa plano terra.

Modulo instalado

Blindagem improvisada

Modulo amplificador de RF : usei o transistor 2SC1970 (1W para VHF), montei em uma placa com 20x20mm . O toroide é simples de lampada economica. Coloque um dissipador no transistor que trabalha em classe A.

Modulo PTT : usei um 4n35 da sucata, placa de 15x15mm

Montagem em placa de 85mm por 70mm, cortei na placa ilhas de 5x5mm para as 6 saidas do mouse e para as 11 saidas para o LCD.

73 de py2ohh miguel