Retirando componentes de telefones celulares.

Hoje temos muitos celulares jogados no lixo, nos modelos novos é mais dificil reaproveitar peças, mas nos modelos antigos dá para reaproveitar muita coisa.

Componentes aproveitaveis :

Microfone de eletreto, mini auto falante, capacitores de tantalo (valores entre 105 = 10µF a 476= 47µF cuidado a tarja ou lista esta do lado POSITIVO +), transistores, modulos osciladores e VCOs, cristais, microindutores, capacitores (necessitam de LCmeter), CIs (os mais antigos).

Foto : celular antigo

Descrição da foto

A esquerda (com papel isolante verde-branco) microfone de eletreto, em seguida filtro de RF/ acoplador de antena sintonizado para RX e TX, a seguir 4 seções (centro da foto) em cima oscilador a Xtal e FI do RX, centro oscilador de 19,44MHz e VCO com frequencia central de 929MHz, abaixo driver e PA do TX. A direita seção de controle memoria etc (não interessante para RF).

Foto detalhe da parte de RF do celular, o driver CLY5 é de 400MHz a 2GHz 2W 9V (potencia de saida 1W), já o PA é um CLY15 400MHz a 2GHz 4,7W 9V (saida de 2,3W). Na parte superior o componete identificado com 101J é um indutor de 100µH.

Foto RX do celular os componetes brancos são nanoindutores (milesimo de microhenrie) comerciais.

Celular mais novo e simples

foto celular (um pouco) mais novo

Detalhe do oscilador e VCO

O oscilador é de 19,2MHz e o modulo 2090a não foi testado.

Nos celulares a maioria dos modulos são de filtros geralmente com 2 terminais não aterrados e os demais aterrados. Quando se trata de um modulo, que suspeito ser oscilador, eu uso um multimetro analogico na escala de ohms x1 e coloco a ponta vermelha ao terra (geralmente a ponta vermelha é o negativo da bateria) e testo os pontos com a ponta preta, o ponto de alimentação do oscilador é o unico que indica leitura (cerca de 1k). Os osciladores na maioria eram de 19,44MHz e sintonizando um rx em 19,44 é possivel ouvir o oscilador alimentado apenas com o ohmimetro a alimentação é feita como em um CI se considerarmos um CI de 8 pinos a identificação ficaria no pino 1 o terra no pino 4 (no componente 371C) e a alimentação no pino 8 (proximo a identificação do fabricante NDK "N" estilizado) e a saida de sinal no pino 5, já o pino 1 pode ser entrada de modulação ou controle de frequencia.

Arquivo PDF de um VCXO de celular

Testando VCO de UHF

O VCO pode ser ajustado, normalmente 12MHz abaixo da frequencia nominal (@ 0V) e 13MHz acima (@ 5V) com 12 V ele oscila até 60MHz acima da frequencia nominal. Este mostrado na foto opera de 900 a 1000MHz. O sinal é facil de ser copiado em WFM em um RX, o alcance é compativel com a frequencia e tipo de antena conectada.

Adicionamos um microfone e construimos este mini-transmissor (BUG) em 940MHz modulado em WFM. Para modular em FM narrow é necessario diminuir a tensão de modulação (atenuar).

73 de py2ohh Miguel