Um Transceptor DSB/CW 80m simples, para principiantes.

Este trabalho teve inicio a partir do Carcará 2m, observando varios transceptores SSB/DSB que utilizam o NE602 como mixer (Neophite, Bingo, DSB do IK3OIL, WeeWilly do QRP Pops net), juntamos tudo e o resultado foi maior que o esperado.

O que é DSB ? DSB é o sinal de LSB e USB sem a portadora do AM, portanto tem maior eficiencia que o AM e o PA (amplificador final de RF) não esquenta muito, pois só é solicitado com a presença de audio. A recepção é de conversão direta recebendo sinais de LSB ou USB e CW. A recepção de AM é possivel com ajuste fino. Com este transceptor é possivel comunicar-se com qualquer radio SSB comercial.

Diagrama de blocos

A idea do Carcará é de um transceptor que com poucas modificações possa ser alterado de banda e ainda possa ser sintonizado por um VFO, VXO, DDS, VFO Si570 ou por um cristal na banda desejada.

Esquema

Funcionamento

Recepção:

O sinal vindo da antena passa pelo filtro passa baixas (filtro PI) formado pelos indutores de 2,8µH e os capacitores 2x 1n0 e 1n8. Este filtro atenua sinais acima de 4MHz e tem uma atenuação crescente sendo de 40dB em 7MHz. O sinal passa pelos contatos do rele e entra no amplificador de RF do receptor, que eleva os sinais presentes, o ganho ou amplificação depende do valor do resistor de 150R, dai muitos colegas substituem este resistor por um potenciometro no painel de 470R ou 1k. como a impedancia do amplificador se eleva no coletor, o transformador bifilar reduz a impedancia em 4 vezes, para seguir adiante, como não é um circuito sintonizado ele não requer toroides especias.

A seguir o sinal passa pelo filtro Passa Banda (band pass filter BPF), formado por dois transformadores TOKO de 10mm, este tipo de filtro eleva a impedancia do sinal para obter uma otima sintonia (28/4=7 e 7*7=49 eleva a impedancia 49 vezes !) e tem um acoplamento critico entre as partes de alta impedancia, geralmente temos ai um capacitor fixo mas devido a problemas de estações comerciais fortes em 80m a noite colocamos um trimmer para este ajuste.

Temos na proxima etapa um circuito formado pelo diodo 1N4148 mais o resistor de 2k2 um aterramento do filtro passa banda em transmissão, em rx a capacitancia do diodo é cerca de 2pF em Tx temos praticamente um curto circuito.

O sinal então entra no misturador (pino 1) NE602 por um resistor de 1k (para acerto de impedancias), onde é misturado com o sinal do VFO e na saida temos sinal de entrada mais VFO e sinal de entrada menos VFO (gerando o LSB ou USB). Os sinais proximos da frequencia do VFO (menos 15kHz a mais 15kHz) ficarão audiveis dependendo do circuito de audio utilizado. Na pratica os sinais prejudicam muito caso a faixa esteja com muitas estações.

Na saida do misturador (pino4) temos um circuito amplificador de audio em RX e de RF em tx, o trimpot de 10K é utilizado em TX, o amplificador é simples e é usado como casador de impedancias na saida do amplificador temos um indutor de 10µH que bloqueia a RF e deixa passar o audio.

O circuito a seguir é um filtro de audio passa baixas, que elimina as frequencias acima de 3kHz que atrapalham os QSOs neste receptores de conversão direta, este circuito com um amplificador operacional TL082 é opcional.

O ultimo circuito é o amplificador de audio padrão a meus projetos.

Transmissor:

Temos um gerador de DSB com o NE602, ele mistura o audio com a RF que entra pelo pino VFO, este circuito pode funcionar como oscilador, bastando colocar um cristal na entrada do VFO, o circuito fica compacto mas "sem jogo de cintura". Já com o VFO, VXO, DDS O circuito vai muito bem. O sinal de audio entra pelo pino 1 e os ajustes de ZERO para a portadora são feitos nos trimpots.

A saida do sinal já em DSB passa pelo transistor comum ao receptor e vai para o amplificador de RF do TX, odnde temos 3 estagios, um pré amplificador formado por 2 transistores em paralelo (2N3904, ou 2n2222 ou BC547B ou BC548B use sempre da mema origem ou fabricante). Temos a segir o driver com o transistor 2SC1173 Toshiba-T ou Sansung-SEC (BD135, BD137, BD139, BD329 de preferencia Phillips-Ph).

O amplificador de potencia é um circuito pushpull simples derivado do ararinha, onde alem dos toroides enrolados de outra forma temos apenas um IRF530 a mais. O circuito alem de ser mais potente tem a caracteristica de diminuir os armonicos pares, contribindo para um sinal mais limpo.

Montagem

Eu monto com modulos, é mais facil, rapido e economico. devido a falta de interesse pela maioria optei por não descrever a montagem em modulos, caso o numero de interessados seja grande, ai sim farei a descrição. escreva para mim caso queira a descrição, assim poderei avaliar melhor a necessidade.

Amplificador de RF do RX : O transistor pode ser um 2N3904, ou 2n2222 ou BC547B ou BC548B (alem de outros com Ft acima de 150). A bobina/transformador bifilar pode ser enrolada com dois cabinhos finos usados em cabeamento externo de telefones (são encapados rigidos e coloridos) ou então um par de fios retirados de flat cable, identifique um dos cabos e a conexão central sera um fio de entrada ligado ao outro mas da saida.

O filtro passa banda é formado por dois trafos toko que possuem 28 voltas no enrolamento maior, sendo 7 voltas por encaixe (o trafo tem uma forma com 4 encaixes) e no outro enrolamento tem 4 voltas sendo todas as 4 no primeiro slot. Este filtro pode ser montado com toroides Amidon T37-2 ou T37-6 ou ainda o T56-2 ou 6, informações no ararinha mutirão 2012.

Mixer usamos o NE602 (SA602 ou NE612 SA612) este CI é facilmente encontrado no Ebay, no site kitsandparts ou ainda no thepartsplace. O ajuste de zero no TX é feito nos dois trimpots para Zero volts de RF na saida do driver (com carga fantasma de 50R), este ajuste é extremamente importante para o perfeito funcionamento do radio. Na saida do mixer temos um transitor NPN de uso geral como no amplificador de RF do RX.

No Receptor temos um filtro passa baixas com um LM358 ou TL082 que é opcional, os resistores de 15k limitam a frequencia em 3,5kHz e os de 18k limitam em 3kHz ( é possivel usar resistores de 22k para baixar ainda mais o corte de frequencia perto de 2,5kHz). O indutor de 10µH é dos tipo resistor comuns.

No amplificador de audio temos o convencional sem comentarios.

Na montagem do transmissor usamos torides retirados de lampadas economicas (estão no soquete), temos um no Buffer (bobna bifilar), outro no driver como choque de RF, mais um toroide na bobina trifilar do PA e 3+3 ou seja 6 formando o binocular do PA e mais 3 no choque de rf do PA.

Lembrando que uma volta nos toroides simples é a cada vez que o fio passa pelo furo central, já no binocular 1 volta o fio passa 1 vez pelos dois furos, 3 voltas 3 vezes pelos 2 furos.

O zener de 4V7 pode ser 5V6 e a potencia maior que 1/4W.

O filtro passa baixas na saida (PI) é composto por duas bobinas com nucleo a ar, o fio deve ser 21 ou 22 AWG com as voltas compativeis com a forma utilizada. Quem precisar calcular as bobinas e necessitar de ajuda escreva dizendo o diametro do fio e da forma disponivel que calcularei o numero de voltas.

Operação:

Para operar frequencia fixa - a cristal ... basta conectar um cristal da banda de 80m, diretamente entre a entrada do VFO e o terra.

Para operar com VXO, VFO, DDS ou VFO Si570 : Conecte a saida do VFO (VXO etc.) a entrada do VFO do Carcara, usando um trimpot de 50 a 100k em serie com a entrada do sinal, regule a intensidade para que o TX opere normalmente sem oscilar. (não é necessario um sinal muito forte).

Principais problemas encontrados em montagens:

1. Montar todo o radio e ligar .... monte um circuito de cada vez e teste se possivel (meça ao menos o consumo).

2. Não troque componentes ...caso precise entre em contato comigo antes de trocar.

3. Não faça modificações ...o circuito funciona como esta desenhado. Em caso de duvidas o esquema sempre é o mais correto.

4. O PA é o ultimo estagio a ser ligado, antes disso ZERE o sinal de RF na saida do driver, ligando um resistor de 50R (2w metalfilme ou mais) na saida do driver e meça com um adaptador para medir RF (informações no maritaca, ararinha etc. no meu site).

5. É necessario uma antena para 80m (dipolo, vinvertido etc.) para usar com este radio. Não transmita sem antena ou com antena improvisada.

6. Em caso de duvidas (componentes onde comprar, substituições, problemas....) escreva para meu email.

A Alimentação é feita por uma tomada RCA, outra (Vcc) é uma saida para o VFO ou DDS. A alimentação do PA é em separado, no nosso caso existe um jumper soldado interno (ver fotos), assim o PA opera com 13,8V ou a mesma tensão do RX.

O Conector "cristal" é para inserir um cristal se desejado e o terminal VFO tem um trimpot de 50 a 100k em serie vindo do conector "VFO".

73 de py2ohh miguel