BICO (ease in popular brasilian portuguese)

Um beacon FM de 2m 1W fácil e simples

Foto Beacon modulado por um basic stamp (embaixo a esquerda)

Sinal em MP3 recebido pelo Celso py2xt com o K8 modulando (cq de py2ohh)

Originalmente montado para um experimento de propagação, este tx equipara um balão de helio que atingirá 25km de altura (avisaremos com antecedencia quando o evento for ocorrer).

Como tambem haviam muitos colegas que pediram um projeto de beacon, acreditamos que este venha a cobrir uma lacuna nos projetos de QRP de 2m.

Esquema

Como Funciona :

O coração do beacon é o VCO, um oscilador simples de VHF controlado por um PLL de radio FM de autos (LC72131), que por sua vez é ajustado por um PIC (PIC16F84 ou PIC16F628), a modulação é feita no VCO e segue para um amplificador de RF em cascata com 4 transistores e finalmente o sinal passa pelo amplificador final gerando de 1 a 1,5W de potencia.

PLL

Como descrito em outro artigo nesta pagina .

Foram retiradas as conexões para o LCD e para alteração de frequencia, assim o PIC deverá ser gravado e posteriormente conectado a outro circuito com o PLL montado onde a frequencia de operação deverá ser ajustada e gravada. Depois de montado definitivamente a frequencia de operação deverá ser ajustada no trimer do oscilador do PLL. A frequencia ficara gravada internamente ao PIC e mesmo desligando e re-ligando ela sera mantida.

A unica alteração foi a inclusão de um led indicador de travamento (lock), devido a necessidade de pouco peso deixamos ele indicando o estado de travamento apagado ... ao ligar o beacon o led acende rapidamente até o PLL travar.

VCO

Um oscilador simples de VHF com um unico indutor, montado em um modulo de 15x25mm. O transistor pode ser um BFR91, 2SC2999, 2SC2786, BF224, BF198, BF240. O indutor é enrolado sobre uma broca de 3mm de diametro, o fio pode ser de AWG24 a AWG21. Todos os capacitores abaixo de 120pF deverão ser NP0. Os resistores poderão ser de 1/8 ou 1/4W. O varicap BB109 poderá ser substituido por outro que tenha por volta de 30pF de capacitancia sem tensão (0V) os utilizados em seletores de canais servem muito bem (possuem uma faixa branca ou laranja). O modulador devera ser ajustado para um valor de forma que quando ocorrer uma modulação não aja um desvio excessivo - monitorado por um rx em 2m durnte a modulação o tx deverá manter a frequencia e não espalhar (wide FM).

Amplificador de RF

Temos aqui tres estagios em um só modulo. O primeiro estagio é um amplificador de sinal de alta impedancia de entrada a saida dele retorna ao PLL para leitura de frequencia e segue para os dois proximos circuitos onde temos amplificadores de sinal e de potencia (100mW). Os transistores poderão ser os da lista anterior. Os indutores são comerciais. Não há ajustes, para simplificar, os amplificadores são de banda larga em VHF. Os resistores em paralelo com os indutores são para não oscilar.

PA ou amplificador de potencia

O amplificador escolhido tambem não possue muitas bobinas, são duas que são enroladas em broca de 3mm e os fios poderão ser como na anterior do VCO. Os trimers são os amarelos comuns, mas poderão ser verde claro ou cor de rosa. O transistor de saida é o 2N4427 mas o 2N3866 ou o BFW16A poderão ser utilizados.

Ajustes

O PIC deverá ser gravado com o respectivo codigo HEXA disponivel na pagina do Chuma PY2AEJ, ou peça o arquivo enviando um Email para mim. Depois, como dito anteriormente, o PIC devera ser conectado a um PLL montado completo onde a frequencia de operação sera gravada na memoria EEPROM do PIC.

O modulador podera ser um K8 comum (manual do K8 em ingles) ainda na pagina do Gomes PY2MG poderão ser encontrados varios esquemas do K8 utilizando varios tipos de PIC com o respectivo software. Procurar os que tem a opção beacon no software de gravação.O ajuste de modulação é critico e devra ter o nivel que não fuja de frequencia na modulação.

Para ajuste do PA uma carga fantasma deverá ser empregada, usando tres resistores de metalfilme de 150R 2W em paralelo e uma ponta de prova com um diodo de germanio e um capacitor ceramico 104, utilize para ajustar um multimetro analogico e para medir a potencia um digital, apesar que o digital tambem serve como medidor de ajuste o analogico é mais confortavel, os ajustes nos trimers deverão ser repetidos até a melhor leitura (entre 10 a 15V de RF). Os resitores / diodo de germanio / capacitor de 104 deverão ser montados o mais perto possivel entre si e da antena ... já o cabo do medidor não tem influencia.

FOTOS

73 de py2ohh miguel