MONTANDO UM ACOPLADOR DE ANTENAS

Nesta construção optamos pelo tipo CLC ou em "T", utilizamos dois capacitores variaveis de recepção que comporta até cerca de 30W.

Esquema

Montagem

Montamos o acoplador em uma base de madeira com dois paineis de aluminio na frente e atraz. Utilisamos dois capacitore variaveis de recepção, este tipo de acoplador exige que os capacitores variaveis estejam isolados do terra e do operador, sendo portanto o maior problema. Fixamos os variaveis em uma base de circuito impresso onde as conexões de fixação do variavel foram soldadas, e no painel o eixo do variavel passa por um furo de maior diametro e tem um botão para operação. Os terras ou as carcaçãs dos variaveis forma interligadas conforme esquema.

Outra dificuldade é a chave de comutação no meu caso fui presenteado por um amigo (por acaso o proprietario da conhecida ferramentaria LIMA) o PY2XT o Celso, é uma chave com 17 posições e bem parruda, dificil de se encontrar por ser industrial. Mas o esquema contempla uma chave de 10 posições bem mais facil de encontrar. Esta chave pode ser comprada na Farnell é de procedencia inglesa , com otima qualidade ou no mercado nacional.

A bobina foi enrolada em um niple de PVC branco de 1 1/2 polegadas, este niple foi serrado onde retiramos uma das duas partes com rosca, esta parte foi lixada até que quando colocada sobre a outra rosca restante ficava alinhada e então colamos as duas roscas. Obtivemos uma forma ideal para bobinas com espaçamento.

Outra bobina foi enrolada em outro niple de 1 polegada para um futuro acoplador QRP com capacitores plasticos.

As derivações são feitas com ajuda de uma broca de 3mm de diametro, na foto pode ser observado isto.

A indutancia total de minhas bobinas ficaram em 28µH.

O trafo bifilar para operação com linhas abertas (não coaxial) foi feito com um toroide binocular, mas tambem pode ser feito com 3 + 3 toroides de lampadas economicas fluorescentes compactas ou seja cole com cola instantanea 3 toroides formando um tubo, repetir e obtenha dois tubos (de 3 toroides cada) depois cole os tubos. O fio utlizado foi 22AWG encapado com 2 voltas completas mais 2 voltas completas (1 volta completa = passar o fio pelos dois furos). Para conexão ou não do trafo utilisamos uma garra jacaré.

Esquema de um acoplador comercial Heathkit

Manual pdf de outro acoplador comercial MFJ-971

73 e boas montagens de py2ohh miguel