ENTREVISTA COM A REVISTA POLONESA SWIAT RADIO (12/2018)

  Arquivo pdf em polones

Perguntas feitas pela redação da revista (Redakcja Swiat Radio)

O que você faz todos os dias e quando você está interessado em rádio amador?

Todos os dias pela manhã (6 as 7:30hs) e após o almoço(14 as 16hs) :

Eu ligo um rádio em uma banda em que haja propagação, se não houver sinais eu ligo o PC para responder Emails e verificar mensagens de grupos em que participo.

Após eu continuo algum projeto já iniciado.

Quais foram seus inícios de construções amadoras de rádio e rádio?

Desde os 12 anos que monto transmissores e receptores de rádio.

Mas como clandestino, era dificil obter o licença e não havia ajuda.

Depois dos 50 anos(tenho hoje 66) descobri a importancia do aterramento (plano terra) nos equipamentos de RF, desde então meus radios passaram a funcionar melhor.

Você trabalha em bandas no seu equipamento ou na fábrica?

Eu tenho um Yaesu FT7 (20W),  linear FL100, FT817 e muitos QRPs caseiros.

Atualmente prefiro usar os rados feitos em casa.

Conte sobre seus sistemas de rádio descritos no site.

Uso uma antena G5RV, V-invertida para 40m, loop magnetica 20 – 10m e uma J para 2m (todas feitas em casa). Hoje uso muito os equipamentos caseiros QRP, mas estamos sem propagação em todas as bandas, no hemisfério sul, até em 40m é dificíl ouvir, mesmo uma estação brasileira.

Qual construção é a mais bem sucedida de que você tem orgulho?

É o projeto SSB CW  ARARINHA.

O sistema que você recomendaria receptor radioamatorowi jovem para ser capaz de executar facilmente e ouvir as bandas?

O receptor mais simples para 40 e 80m é este

http://py2ohh.w2c.com.br/trx/regenerativesimple/regenerativesimple.html

a versão com indutores comerciais :

http://py2ohh.w2c.com.br/novato/mp1/xara2.html

Que CW transceptor / SSB se propõe a continuar o QRP concurso?

O meu ararinha 6

Arduino e outros módulos pré-programável é pode revolucionar o amador de construção?
Sim as novas tecnologias são promissoras, arduino, RPI, si5351. Tanto para modos digitais como para equipamentos de medição e controle.


Você faz aulas com jovens, ensinando como construir sistemas simples?

Não há um interesse por parte deles. Tudo que faço coloco na minha pagina (homepage) na internet, com muitas explicações de como fazer. O Brasil é muito grande e assim consigo atigir a todos, e com as facilidades da internet tenho alcaçado muitos jovens em outros partes do mundo.

Você tem algum construtor que o inspire?

Admiro muito JF1OZL Kazuhiro, Farhan VU2ESE, Hans Sommers G0UPL, Onno PA2OHH, Mourot F6BCU  e outros que impusionam o conhecimento do radio via internet.

Um monte de amadores no Brasil, e muitos deles constrói o seu equipamento por necessidade ou paixão pelo equipamento de rádio?

Poucos por necessidade, muitos por paixão ou deleite.

Que tipo de equipamento de controle e medição você tem?

Tenho multimetro analogico e digital simples e um osciloscopio de 30MHz antigo (que não uso muito, pois os que me seguem não possuem um). Os outros equipamentos foram construidos por mim. Lcmeter, Lmeter, analisador de antenas e filtros, gerador de RF, gerador de forma de onda, frequencímetro, medidor de SWR, watimetro de RF e outros.

Que conselho você daria para os construtores iniciantes?

Que comecem com aparelhos simples e que construam de forma lenta e que procurem entender o funcionamento do que estão fazendo.

Muitos desistem ao tentar montar equipamentos sofisticados, ou então porque montam apressadamente, acabam errando e terminam perdendo a vontade ou criticando o projeto.

Em que você está trabalhando atualmente e quais são seus planos para o futuro?

Tenho trabalhado com Arduino, preenchendo um vazio na area, com projetos voltados aos radioamadores, circuitos simples e abertos.

Mas as próximas idéias de radio são:

Um transceptor CW com si5351, com recepção por fase. E tambem outro SSB tambem com recepção por fase.

Ideias não faltam : Como um transceptor ssb com frequencia fixa e cristais da mesma frequencia no filtro SSB (ex 14318 ou 7150kHz).

 

Complementos (diversos assuntos) :

O radioamadorismo no Brasil tem varias facetas ou formas. Possuímos uma vasta extensão territorial, e uma grande variedade étnica. A maioria dos imigrantes poloneses, por exemplo está no sul do Brasil, onde o clima é mais ameno.
Já tivemos revistas voltadas ao radioamadorismo e vários clubes de CW. Com o advento da internet, o numero de operadores caiu e os clubes e revistas também. Hoje a revista principal é via web https://revistaradioamadorismo.blogspot.com/.
Ainda temos vários clubes como LABRE (filiada a IARU) http://labre.org.br/  e outros clubes como o CRAM https://www.cram.org.br/ o ARAUCARIA DX https://www.araucariadx.com.br/ e entre outros clubes de CW o de Juiz de Fora http://www.cwjf.com.br/.
Temos muitos encontros de radioamadores, nas principais cidades, que acontecem semanalmente, para troca ou venda de rádios e acessórios.
Encontros anuais são em locais turísticos e duram dias.
A construção caseira, o uso de equipamentos eletrônicos descartados é um dos meios para se obter material para montagens radioamadorísticas.
O meu site na internet, como outros aqui do Brasil (e blogs) são uma forma de incentivar as montagens caseiras e aumentar o conhecimento técnico, procurando o uso de materiais simples vindos de sucata elétrica, já que a obtenção de componentes eletrônicos discretos, que está  cada dia mais difícil de encontrar no comercio.

outras fotos enviadas :