TRANSCEPTOR 49er TUPINIQUIM de PY2OHH

Este projeto nasceu quando em conversa com PY2CSU Carlos, discutíamos qual tipo de transceptor seria fácil de montar, com materiais comerciais e que apresentasse bons resultados. Logo o 49er veio a tona !

Esquema do 49er :

Como podemos ver o receptor utiliza o conhecido NE602 com conversão direta e VXO operado a cristal com função dupla ou seja oscila em transmissão e em recepção. Na recepção o áudio é encaminhado via o 2N5484 que é utilizado como chave eletrônica, e passa pelo indutor de 82 mH que atua como filtro passa áudio indo para o amplificador final (LM380).

Em transmissão o sinal gerado pelo VXO (NE602) é encaminhado ao buffer/driver 2N3904 que é chaveado pelo emissor e o sinal da chave também bloqueia a passagem de áudio na chave eletrônica (2N5484) emudecendo o receptor. O sinal amplificado pelo buffer segue para o estagio final que opera com o transistor de RF 2N3866, gerando cerca de 1W de saída.

Na nossa versão, utilizamos o mesmo conceito, com modificações, conforme o esquema a seguir :

Apesar do esquema parecer maior, como dissemos o conceito foi mantido, descrevemos a seguir o circuito e as modificações:

Receptor

Acoplamento de antena, calculado para 40m (componentes comerciais) impede a passagem de alta tensão de RF (30pF+2x1N4148+10µH).

Filtro de entrada (front end), calculado para 40m e otimizado para o uso de componentes comerciais, apresenta impedancia de entrada/ saída de 50 Ohms adequado a exigência do TA7358 (no NE602 Zin é por volta de 4,5k).

O TA7358 tem incorporado um amplificador de RF, que utilizamos (pinos 1, 2 e 3) o sinal segue entrando no misturador (pino 4), onde é misturado com o sinal proveniente do VXO

O VXO em nosso projeto, utiliza um ressonador cerâmico que apresenta uma estabilidade muito próximo do cristal (visto pelo ponto de vista de radioamador) tendo a versatilidade dos circuitos LC. O sinal de saída do VXO tem uma amplitude de 0,4V .

A saída do misturador (pino 6) esta ligada diretamente ao amplificador de áudio via potenciômetro de volume. O ganho de conversão está por volta de 35dB, o ganho total gira em torno dos 110dB.

O amplificador de áudio utiliza o LM386 com o recurso de se ajustar o ganho internamente pelo trimpot de 10K. O volume sonoro é para o uso de fones de ouvido.

Transmissor

O sinal proveniente do VXO tem uma amplitude adequada para acionar diretamente o driver, mas devido a variação de carga entre a transmissão e recepção a capacitaria do VXO fica alterada o que faz a frequência mudar (chamada de piado, pois a frequência muda com o tempo). Para corrigir este problema optamos por estabilizar a alimentação do buffer e adicionar um driver para eliminar o efeito de carga.

O buffer tem um circuito comum e foi copiado do utilizado no Pixie, trata-se de um tipo de banda larga.

O driver foi desenhado para obter um sinal de saída sem deformação por isso tem um divisor com resistores de 10K, polarizando a base com metade da tensão de alimentação e a amplificação (driver) deve ser ajustada pelo trimpot de 1K ligado no emissor (resistor de degeneração). A alimentação de CC do driver é controlada pela chave do manipulador via resistor de 1k em serie com o diodo 1N4148.

O sinal passa para o amplificador final por um transformador de impedancia formado por uma conta de ferrite com enrolamento trifilar, no amplificador usamos o transistor 2SC2078 que é o transistor de RF mais barato utilizado em transceptores da faixa do cidadão. Apesar de sua especificação ser de 4W (em 27MHz) pode ser puxada até uns 6W nos 7 MHz - via ajuste do driver.

O tanque final em pi reduz as harmônicas (filtro passa baixa) e casa a impedancia entre o transistor e a antena.

Substituição de peças

Transistores 2N3904 : pode ser o BC547B ou C , BC548B ou C ou então o 2N2222.

Transistor 2SC2078 pode ser o BD139 .

Ajustes

A frequência do VXO deve ser ajustada de forma a cobrir a faixa desejada. O ajuste deve ser feito no indutor (maior valor mais larga a faixa e menor a frequência) e no capacitor de 12pF (maior valor menor a frequência). A frequência pode se monitorada em um receptor comercial ou com um marcador de freqüências.

A etapa final deve ser ajustada para uma saída de 4W, monitorada com uma ponta de RF (Voltímetro de RF).

Cuidados

Nunca transmitir sem uma carga fantasma ou antena ligada com o risco de perder o transistor de saída.

O transistor de saída deve ter um dissipador adequado montado com pasta térmica.

Resultados

Trabalhamos PY1, PP1, PY2, PY3, PY4, PY5, PP5 com muitos elogios a qualidade de transmissão (não de manipulação hi !), o sinal foi reportado como claro, limpo muitos não acreditavam nos 4W.

O receptor tem uma boa sensibilidade, temos escutado várias estações DX com ele, só não tivemos nenhum DX por uma questão de propagação e tempo, pois temos operado muito QRPp com o Pixie.

Melhorias

Para mudança de faixa são necessárias poucas modificações, no VXO, filtro de entrada e filtro pi. Em breve faremos experiências neste sentido.

Uma melhora de fácil implementação é de um filtro ativo.

73 a todos

PY2OHH Miguel

Dúvidas, gatos, sugestões, comentários, montou ?
Escreva para [email protected]