TechnoSat

Equipe do TechnoSat com modelo de voo e modelo de qualificação de engenharia

TechnoSat (DP0TBA) foi lançado no dia 14/07/2017 com mais outros 72 satélites. O clásico Soyuz-2.1a ligou seus motores as 12:36 horario local (06:36UTC) e partiu da plataforma de lançamento nº 31 no Cosmodome de Baikonur, no Cazaquistão.

Soyuz-2.1a 14-07-2017

O projeto TechnoSat visava projetar, construir e lançar um nanossatélite. O objetivo principal da missão é demonstrar e verificar componentes e subsistemas recentemente desenvolvidos para nanossatélites. O objetivo secundário da missão é o desenvolvimento e operação da plataforma de nanossatélites adaptativa e reutilizável TUBiX20. Adaptabilidade, neste caso, significa que a plataforma pode ser adaptada a diferentes cargas úteis, órbitas e cenários de missão. O próprio TechnoSat tem uma massa de cerca de 20 kg e mede cerca de 305 x 465 x 465 mm sem antenas.

O TechnoSat está posicionado em uma órbita elíptica com 97.4 graus de inclinação e um perigeu de aproximadamente 576 km e transmite em:

-✅- Operante ❌- Inoperante

Fiz algumas observações entre os meses 04 e 05 de 2024 e e pude observar apenas o seu sinal em CW (Muito forte).

Cargas Úteis

O "grande pequeno" satélite possui 7 cargas úteis para estudo sendo elas :

Atuador fluidodinâmico

O atuador fluidodinâmico (FDA) é um novo atuador de atitude para pequenos satélites. A tecnologia foi desenvolvida na Universidade Técnica de Berlim e baseia-se no princípio de armazenamento de momento angular utilizando metal líquido. Ao contrário das rodas de reação, os atuadores fluidodinâmicos não utilizam nenhum componente mecanicamente móvel, portanto são caracterizados por alta resistência ao choque e são praticamente isentos de desgaste.

Retrorrefletores a laser

Tem o objetivo testar a adequação de refletores comerciais baratos para medição de distância a laser em pequenos satélites. O experimento consiste em 14 retrorrefletores laser, cada um com 10 mm de diâmetro, distribuídos pela superfície externa do satélite.

Vejam AQUI os resultados das medições feitas usando os refletores a laser.

Transmissor banda S

O sistema downlink de banda larga oferece uma taxa líquida de dados de 1 Mbps com uma potência de transmissão de 27 dBm com consumo de energia de 5 W. Estes parâmetros técnicos podem ser adaptados a diferentes requisitos através de configurações de firmware específicas do projeto.

O transmissor HiSPiCO a bordo do TechnoSat está conectado a uma antena patch com ângulo de abertura de 85° e ganho de 6 dBi.

Detector de Impacto no Gerador Solar

Permite a detecção de detritos espaciais e micrometeoróides. O objetivo a longo prazo é fornecer dados de medição para modelos ambientais como MASTER (ESA) ou ORDEM (NASA), a fim de permitir a validação e padronização de tais modelos.

Rastreador de Estrelas STELLA

O projeto STELLA preocupou-se com o desenvolvimento e qualificação de um rastreador de estrelas em miniatura para pico e nanossatélites. STELLA atende a todas as restrições e requisitos relevantes de pico e nanossatélites: tamanho, massa, consumo de energia.

Sistema de roda de reação

O sistema de roda de reação é composto por quatro unidades individuais medindo 65x65x55 mm³ e pesando 315 g cada, dispostas em configuração tetraédrica. Cada roda possui duas interfaces mecânicas para integração flexível e uma interface de alimentação e dados combinada em um único conector. Até cinco modos de controle diferentes podem ser selecionados, por ex. B. modos tradicionais, como modo de velocidade do motor e modo de rampa do motor (torque) ou (graças a um giroscópio integrado) alguns modos especiais, como modo de velocidade do satélite.

Câmera Onboard

A câmera CMOS usada no TechnoSat é um produto pronto para uso modificado para uso no espaço. O sensor foi combinado com uma lente de 23 mm (abertura f/4). A resolução é de 640x480 pixels com resolução de pixels no solo de 147 m. Isso significa que a câmera atinge uma largura de faixa de 94 km.

Fotos dos sistemas mencionados acima :

Atuador fluidodinâmico, Câmera Onboard, Detector de Impacto respectivamente
STELLA, Retrorrefletores a laser, Transmissor banda S respectivamente

CW

No dia 30/04/2024 as 05:46 horário local (08:46UTC) eu recebi o seu sinal em CW usando minha estação SatNOGS (Antena Turnstile e RTL-SDR V3).

SatNOGS 30/04/2024

O satelite manda seu sinal CW modulado em FM portanto um simples HT vai funcionar muito bem para recber seu sinal.

A palavra enviada é : "DP0TBA" que nada mais é que o indicativo do satélite.

Certificado

No dia 10/05/2024 recebi um e-mail com este belo certificado de recepção do satélite :

Certificado de recepção

73's de PU4ELT !!!

Publicado dia 20/05/2024