O QUBE (DP2QU) é um cubesat 3U que pesa aproximadamente 3.5Kg e foi desenvolvido em uma parceria entre DLR IKN, ZfT, LMU Munich e MPL Erlangen e foi financiado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF). Lançado na missão Transporter-11 no dia 16/08/2024 a bordo do Falcon-9. Além do QUBE o Oresat0.5 e os satélites ConnectaIoT também estavam a bordo (Eu acompanhei o lançamento ao vivo aqui do Brasil 😁😁).
Atualmente (28/10/2024) o QUBE está posicionado em uma órtbita com 509.5 km de perigeu e 97.4 graus de inclinação. O satélite transmite nas seguintes frequências :
✅- Operante ❌- Inoperante ⚠️- Sem mais informações
O QUBE (Quantenschlüsselverteilung mit CubeSat) realiza experimentos de distribuição de chaves quânticas usando um sistema de downlink óptico. Um gerador de números quânticos aleatórios (QRNG) cria uma sequência de números, que pode ser usada para definir os estados quânticos da luz. Os pulsos de luz são downlinkados por meios ópticos para a estação terrestre no DLR em Oberpfaffenhofen, Alemanha. Os números aleatórios também são disponibilizados parcialmente por meio do downlink de RF. Veja a baixo uma foto da ground station de Oberpfaffenhofen :
Para esse tipo de comunicação o maior desafio é a alta precisão de apontamento e estabilidade que é necessário para realizar o downlink óptico. O QUBE é equipado com seis rodas de reação que foram colocadas na placa ADCS para controle total em todos os eixos , um giroscópio MEMS e três magnetômetros também estão instalados. Cada painel solar é equipado com um sensor solar e uma unidade de medição inercial, para uma maior redundância.
No dia 24/10/2024 as 22:54BRT (25/10/2024 01:54UTC) eu recebi com sucesso 1 pacote FSK do QUBE. Usei a gravação IQ para posteriormente decodificar o pacote de telemetria :
Observando os dados enviados em AX.25 podemos ver o callsing do satélite (DP2QU) e também o que provavelmente é o callsing da estação terrena (DO0ZFT) :
No dia 28/10/2024 eu recebi este belo cartão QSL pela minha recepção no dia 24/10/2024 :