O Psat-2 (NO-104) foi lançado em 25/06/2019 por um Falcon Heavy da SpaceX com mais outros 23 Satélites. O “Foguetão” ligou os motores as 02:30 horário local (06:30UTC) e partiu da famosa plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy.
O satélite esta posicionado em uma órbita elíptica com 28 graus de inclinação com apogeu/perigeu baixo. As frequências que o satélite opera são as seguintes :
✅- Operante ❌- Inoperante
Atualmente o Psat-2 não está mais em orbita.
As transmissões BPSK31 estavam ocorrento somente quando o satélite esta iluminado pelo sol pois ele passou por problemas de bateria no fim de sua vida e foi configurado para o modo de baixo consumo.
O satélite tinha 4 modos diferentes de TX, são eles : A, B, C, D. Cada modo tem suas determinadas características e consequentemente consumos diferentes de energia sendo o modo A o de maior consumo e o modo D o de menor consumo energético.
No dia 02/12/2021 eu recebi e decodifiquei o sinal BPSK31 em 435.550Mhz (Variação de frequência por causa do doppler). É valido lembrar que o satélite transmite com aproximadamente 300mW portanto é recomendável utilizar uma antena direcional para essa recepção. Eu utilizei uma antena yagi com 6 elementos.
O áudio decodificado resultou nesta linha :
Reparem nas letras D em negrito. Essas são responsáveis por nos informar em qual modo o satélite esta transmitindo. Esta linha foi “traduzida” para dados telemétricos :
Essa portadora PSK é transmitida em 374Hz.
O Psat-2 é capaz de fazer transmissões automáticas de SSTV. Essas transmissões eram feitas em 435.500Mhz com seus 300mW deixando a recepção um pouco mais difícil porém essa dificuldade que era a minha diversão. O satélite possui algumas imagens armazenadas na sua memória ROM e flash.
O Psat-2 tem embarcado uma micro câmera modelo OV2640 que consegue tirar fotos e o satélite transmite em SSTV.
Essas 6 imagens foram recebidas por mim aqui em casa GH70qd e todas transmitidas em ROBOT-36. O Psat-2 também é capaz de transmitir em MP-73 porém eu nunca consegui receber uma imagem por completo nesse modo.
você pode ver todas as imagens que eu já recebi do PSAT-2 (não deixei nesta página pois iria ficar muito poluído)
Reparem no canto inferior esquerdo das imagens tiradas pela câmera as informações de tamanho, ganho AGC e exposição AEC.
Na época que o satélite estava em órbita eu não era um radioamador licenciado portanto não consegui fazer experimentos com o uplink do satélite em 10 metros.
O Psat-2 tinha um sistema DTMF em VHF mais como eu não consigia transmitir eu também perdi essa brincadeira.