O NUSHSat-1 é um cubesat 1U construído por estudantes da NUS High School em Singapura. Foi lançado dentro de um deployer Exolaunch no dia 15/03/2025 as 03:43BRT (06:43UTC) por um Falcon-9 na missão Transporter-13. No meio de vários satélites que estavam a bordo do foguete da SpaceX o HADES-ICM era um deles.
Atualmente (25/04/2025) o NUSHSat-1 está em uma órbita com um perigeu de 503 km de altura e uma inclinação de 97.4 graus. O satélite transmite nas seguintes frequências :
✅- Operante ❌- Inoperante ⚠️- Sem mais informações
A missão principal do NUSHSat-1 é fotografar a terra. Uma das curiosidades é que as imagens serão enviadas para a terra usando a codificação ICER.
O ICER é um formato de compressão de imagens baseado em wavelets, desenvolvido pela NASA para as missões dos rovers em Marte, como o Spirit e o Opportunity. Ele oferece modos de compressão com e sem perdas, permitindo um equilíbrio entre a taxa de compressão e a qualidade da imagem resultante. A flexibilidade do ICER permite que o usuário defina um limite de bytes para o tamanho do arquivo comprimido e um nível de qualidade desejado, adaptando-se às restrições de largura de banda e às necessidades de qualidade de imagem. Além disso, o ICER segmenta o fluxo de bits comprimido em partes independentes, facilitando a contenção de erros e a recuperação de dados em ambientes de comunicação sujeitos a perdas.
No dia 25/04/2025 foram divulgadas algumas fotos que o NUSHSat-1 tirou em órbita da terra. Vejas as fotos abaixo :
No dia 15/03/2025 por volta das 10:55BRT (13:55UTC) recebi alguns pacotes de telemetria do NUSHSat-1 (Pacotes recebidos com cerca de 7 horas e 12 minutos após o lançamento do satélite). Posteriormete usei a gravação IQ feita para decodificar alguns dos pacotes recebidos :
No dia 25/04/2025 um membro da equipe do satélite me enviou este belo cartão QSL (Esse membro foi responsável pelo sistema de câmera do satélite) !!!