O GRBAlpha (OM9GRB) é um cubesat 1U irmão mais velho do GRBBeta. O GRBAlpha foi lançado no dia 22/03/2021 a bordo de um Soyuz-2.1a a partir do Cosmódromo de Baikonur (O Orbicraft-Zorkiy também estava a bordo).
O GRBAlpha foi desenvolvido para detectar e estudar explosões de raios gama (GRBs). Tem como objetivo testar novas tecnologias de detecção de GRBs em pequenos cubesat's e contribuir para a observação e estudo dessas explosões no universo. Também serve como um precursor para futuros satélites de monitoramento de GRBs.
Pesa aproximadamente 1.2Kg e foi desenvolvido e construído por uma colaboração internacional liderada pela Universidade Técnica de Košice, na Eslováquia, em parceria com a empresa eslovaca Spacemanic, o Instituto de Física Experimental (IEP) em Košice, e várias outras instituições científicas e educacionais
AQUI você pode ver a lista de eventos detectados pelo GRBAlpha disponibilizado pelo pessoal do grupo de pesquisa no Departamento de Física Teórica e Astrofísica, Faculdade de Ciências, Universidade Masaryk, Brno, República Tcheca.
Atualmente (26/08/2024) está em uma órbita com 475.6 km de perigeu e 97 graus de inclinação. O satélite transmite nas seguintes frequências :
✅- Operante ❌- Inoperante ⚠️- Sem mais informações
No dia 25/08/2024 as 10:58BRT (13:58 UTC) eu recebi 2 pacotes de telemetria do GRBAlpha. Veja abaixo :
Usei um decoder feito pelo DK3WN para visualizar os dados dos pacotes de telemetria enviados pelo satélite :