78 Anos de Esporte Clube São Bernardo:
É sim de pouco conhecimento da esmagadora maioria da atual população de São Bernardo do Campo, a existência na cidade de um clube, sim! Um clube, não só um time de futebol, com 78 anos de existência. Pois ele existe, e aos “trancos e barrancos” completou no dia 3 de Fevereiro 78 anos, uma trajetória que se inicia em 1928.
No dia 3 de Fevereiro de 1928, cidadãos da então Vila de São Bernardo, do outrora grande Município de São Bernardo fundam o Sport Club São Bernardo, com o intuito de unir forças no futebol em torno de um único clube, e de promover o esporte na cidade.
Desde então, o São Bernardo conheceu inúmeros feitos, desde a edificação de seu estádio próprio, o velho campo da Rua Marechal Deodoro, o Estádio Ítalo Setti, que foi desapropriado parcialmente para a abertura da Av.Brigadeiro Faria Lima no final dos anos 60. Ou então, da década de 80, a década de ouro do Sport, terceiro colocado da série A2 do Campeonato Paulista em 1985 e 1986, e quarto colocado em 76, 80 e 88 o São Bernardo até hoje foi o clube que chegou mais perto de conseguir o tão sonhado acesso de São Bernardo do Campo a divisão de elite do Campeonato Paulista, e é até os dias atuais o 34º Melhor clube da série A2 em um ranking com mais de 150 clubes.
Após 1995, a situação dentro do clube se complica devido a perda do mandato de Deputado Federal de seu presidente, Felipe Cheidde. A Falta de organização, o descaso e o crescente desinteresse e falta de dinheiro então levam o São Bernardo a bancarrota.
Hoje, o Sport tão querido dos São-Bernardenses é um clube falido, com a sua sede alugada, e que só disputa o Campeonato Paulista Sub 20 da Segunda Divisão (e muito mal!) para não perder a sua filiação a FPF. Enquanto isto, vemos um novo clube surgindo, o tal São Bernardo Futebol Clube, uma iniciativa política, que como vimos outrora através do próprio E.C.São Bernardo, é uma iniciativa que passa, assim como os políticos que estão em seu comando. Em Detrimento dos já existentes clubes de S.Bernardo do Campo, vemos mais este surgindo, e é um sério candidato a futura extinção, ou a um terceiro clube “capenga” em nossa cidade, pois não caminha com suas próprias pernas, e sim através de apoios não declarados da Prefeitura de São Bernardo (todos nós sabemos disso), prefeitura esta que simplesmente esconde os demais clubes já tradicionais, e que faz deste novo uma plataforma política, assim como foi o E.C.São Bernardo, só que de forma diferente, afinal, Felipe Cheidde ao menos foi capitão da equipe, e seu irmão um dos maiores jogadores de basquete que este país já teve.
Vamos ver quanto tempo dura este novo clube, se a prefeitura mudar de comando, o time morre, não é segredo!
Quanto aos nossos doloridos 78 anos, é hora de torcer por um futuro incerto, que não podemos palpitar, a esperança, é que este patrimônio de São Bernardo do Campo, assim Omo o Palestra não morra, e que estes mesmos não deixem a política mais uma vez tripudiar sobre o verdadeiro interesse de São Bernardo, que é o esporte, e o nome da cidade, este sim, o patrimônio máximo de 452 anos que ninguém pode ousar brincar!
Agradecimentos ao STI Esporte e ao Jornal Tribuna do Esporte, além da Parati FM 107.1 e de seu repórter Leandro Giudici pelo apoio ao nosso querido Sport.
- Thiago Henrique Teixeira
é colaborador do Jornal Tribuna do Esporte, e do site STI Esporte e mantenedor
do Site do E.C.São Bernardo.