value="_ top">

O Radioamadorismo sem fronteiras

"Com esta estação de rádio , Fernando conseguiu contato com o Japão".

RADIOAMADORISMO -Em Campina Grande-PB estamos desenvolvendo algumas modalidades que já é conhecida e praticada em vários países de primeiro mundo .Foto:Fernando/PR7FN -Mar/C.G.

__ FERNANDO - "Há 5 anos descobri o que era radioamadorismo e agora sou o unico radioamador em Campina Grande que representa o GDXG -Guará DX Group ,Campina Grande ,Paraíba ,e Brasil em eventos internancionais .

__ O número de radioamadores brasileiros que praticam o dexismo ainda é pequeno devido a falta de dominio de outros idiomas , mas estamos crescendo devido o empenho de alguns grupos que tentam incentivar os colegas a usar o contato a longa distância (DX-man - o homem que pratica o DX ).As facilidades de se conseguir o contato com outros países dependem um pouco de propagação ,rádio e um bom sistema irradiante ,palavras que são dominadas facilmente pelos radioamadores ".

Conheça agora a modalidade digital ( SSTV ).

__SSTV- SLOW SCANNING TELEVISION : Iniciou-se em 1958 por um grupo de radioamadores encabeçado por Copthorne MacDonald ,WA2BCW .Esse sistema permite comunicações intercontinentais e internacionais pois utiliza as mesmas bandas de fonia e a mesma faixa de 3 khz utilizada para a transmissão de voz . ë uma modalidade digital usada por radioamadores para o envio de fotografias imagens do tipo : JPG ,BMP ,GIF e outras formas através do uso do computador e conectado a um equipamento de rádio acoplado a uma antena .__"Em Campina Grande-PB,Brasil fui o pioneiro a utilizar essa modalidade,a fazer contatos internacionais,nacionais,estaduais e municipais em 1997.Atualmente apenas dois radioamadores praticam a modalidade que muito praticada por outros países .No Brasil já temos um grande número de participantes Com esses utilitários se consegue cruzar os oceanos ,os continentes e atingir as mais distantes estações de rádios existentes na face da tarra e universo .Na Paraíba as experiências feitas em operações Campina Grande & João Pessoa ,Campina Grande & Guarabira ,e contatos múltiplos se desenvolveram na banda de 40 metros em 1997 e 1998 .Depois disso os colegas foram procurando outras faixas e expandindo os horizontes .

__Só apenas duas dezenas de pessoas na Paraíba conhece aprofundadamente a modalidade ,mas os conhecimentos estão devagar sendo passado aos interessados em como iniciar ,e os fundamentos do SSTV ,a não disvirtualização da fonia , as vantagens com relação as outras modalidades ,a motivação em continuar com as operações , pois foi assim que COP começou com empolgação e assim tem que ser o radioamadorismo que desde MARCONE vem trazendo inovações técnicas e ciêntificas para as comunicações de toda a humanidade ,pois o radioamador em si já é um cientista em busca de superar todos os obstáculos que existe no universo. Mais adiante você tem a oportunidade de ver como funciona umk cicuito operacional para transmissão de SSTV e também um pequeno acervo de imagens recebidas em Campina Grande. "(Texto:Fernando-PR7FN).

Introdução a SSTV - História

Saiba a origem do SSTV

Inventor:Copthorne (Cop) Macdonald- VY2CM

___ Conseguiu sua licença de radioamador em 1951 ,com 15 anos de idade, e como muitos amadores daquela época, não foi fácil Trabalhou seu modo pela Universidade de Kentucky , levando 5 anos para atingir o objetivo, trabalhando noites e fins de semana fora ao transmissor de um 5 kW local .A sua estação.

Um dia em 1957 ele estava na biblioteca da escola de engenharia e folheiou o Livro Diário Técnico De sistema, quando encontrou com um artigo em assinatura transmissão experimental usando linhas de telefone ordinárias. Pela primeira vez ele percebeu aquela transmissão de quadro necessariamente não significou pois era extremamente largo. E sendo o pesquisador ardente que era, desejou saber imediatamente se algum tipo de sistema de SSTV prático pudesse ser trabalhado fora para rádio amador.Operou com um subcarrier auditivo.) Ele continuou esperando pela falha fatal para aparecer, mas não viu nenhum." A idéia parecia possível. Eu levou o estudo de viabilidade de preparando o projeto idealizado do Departamento de EE, e lhe perguntou se pudesse projetar e poderia construir tal um sistema como parte de um curso de problema independente. (Isto lhe daria alguns créditos como também legitimo o uso de instalações escolares para o projeto.) Foi permitido e começou o uso, e excesso CRTs e transformadores de poder e tal de casas de excesso gosto de Rádio em Lima, Ohio. Durante os próximos ele usou a fase de unidade através de fase, construiu um " tanque " de um escâner de mancha voadora na loja de máquina da escola, e juntou tudo. Ficou esperando pela falha aparecer, mas nunca apareceu. O sistema funcionou O que é agora a Faixa do Cidadão estava naquele momento esando 11 como faixa de amador . Os comandos de emissões estranhas foi permitido então em 11 metros, e os primeiros testes de no ar foram administrados naquela faixa.

__Desde então só fixado de equipamento de SSTV existiu, gravações de fita de áudio do sinal de SSTV foram transmitidas no ar através de uma estação de radioamador . Na estação receptora nós escutamos a vinda miteriosa de sinais e olhamos no receptor como nós assistimos os quadros transmitidos que são pintados em luz na tela . Escreveu em um papel que descrevendo o sistema, e entrou nisto no Instituto americano de Engenheiros Elétricos e participou da competição de anual de estudante em 1958. Ganhou nacional primeiro prêmio que ano. A comunidade de radioamadores ouviram falar primeiro do sistema em artigos que apareceram no agosto e setembro 1958 assuntos de revista de QST. Depois disso nós amadore perdemos a 11 faixa de metro para CB, e não teve nenhuma freqüência de HF interurbana em qual usar SSTV. O Cop passou os próximos 10 anos que trabalhou com radioamadores como Don Miller, W9NCP, e Robert Gervenack, W7FEN em no ar especialmente autorizado testando para convencer o FCC que com quadros lentos não causaria nenhum problema para atividades de amadores em outras modalidades regulares e deveria ser permitido nos 75 - para 10-metros faixas de voz como uma atividade operacional regular. Em 1968 o FCC autorizou operação de SSTV finalmente em uma base regular nas faixas de HF. Nos anos setenta os interesses foram trocados uso de rádio para " Rádio " de Direções Novas ,radioamadorismo para crescimento pessoal e mudança social. Essa é uma das primeiras fotos enviadas por COP em SSTV: Desde 1985, ele tem gastado a maioria de sue tempo escrevendo--alguns dados para uso do conhecimento e sobrevivencia alguns em assuntos de gosto para os que se ligam no crescimento do conhecimento intelectual.

Expedição em MIR comparação de imagens

Imagens em SSTV feitos nas operações especiais da base espacial MIR que tinha instalados alguns programas amadoristicos em pesquisas.Imagens feitas por radioamadores astronautas.Que se dedicaram nas pesquisas nos dias de MIR.

Fotos capturadas em contatos atuais em operações terrestres

__Ambas as fotos recebidas através de contatos feitos com o alemão -(Helmut- DL1KHV )- a segunda com o paulista - (Celso-PY2SS) - ,contatos feitos na modalidade SSTV em 1998, em 10 metros usando uma antena direcional de 3 elementos e um rádio YAESU FT 301D com a potência de 30 watts.E abaixo segue algumas homepages que você poderá encontrar muito mais sobre radioamadorismo.( Texto:PR7FN-Fernando )

 


Links

Obs : Toda vez que acessar uma das páginas abaixo sempre retorna a página inicial acioanando o comando que tem em cada link abaixo ou acima.



 

email