Boa tarde amigos
Quando desenhamos o Maritaca procuramos deixa-lo de uma forma fácil e simples para montar sem muitos componentes e complicações.
Então surgiu um problema em algumas montagens :
Os transistores do PA esquentam na posição de recepção.
O Gomes PY2MG, sabendo que utilizamos transistores adaptados para esta função, mediu o BETA deles e encontrou uma variação muito grande.
BETA em transistores é a razão entre as correntes de coletor e de base em corrente contínua, já em corrente alternada este valor diminui com a freqüência e chega a até ao valor unitário (=1) num ponto denominado de freqüência de transição Ft.
Para RF utilizamos sempre transistores de Ft elevado, no caso os 2SC1173 têm Ft de 150MHz (na teoria... rerere).
Voltando ao Maritaca, no PA tivemos que polarizar em uma classe onde mesmo sem sinal há um consumo de corrente (classe A ), pois sem isto não haveria uma amplificação linear do sinal de DSB.
Esta polarização (Bias em inglês) é feita de uma maneira fixa pelo resistor de 470R e um diodo 1N4007 (com dois capacitores em paralelo para desviar a RF).
Nos dois Maritacas que montei a corrente de repouso (Bias) dos transistores ficou em torno de 10mA para cada transistor.
Mas como o Beta pode variar esta corrente pode subir muito e até queimar os transistores.
A forma mais simples de verificar esta corrente sem desmontar nada, é verificar a tensão de queda sobre o resistor de emissor de cada 2SC1173. Esta tensão deve estar entre 5 e 15 miliVolts representando uma corrente de 10 a 30mA no transistor.
Caso esta corrente esteja maior será necessário substituir o resistor de 470R por um de valor maior.
Ainda se as tensões em cada 2sc1173 forem muito diferentes com valores, fora do estabelecido, para um dos transistores então um deles terá que ser substituído.
Qualquer duvida escrevam
73 de PY2OHH Miguel