Fique sabendo...

Dentro da Área de Informática, caso você queira saber sobre um assunto não relacionado, envie-nos um E-Mail

Sobre hardware
Como Particionar e Formatar o Disco Rígido
Mais sobre monitores
Os nomes código dos processadores
Sobre Vírus. O que eles são ?
Como criar seu CD com comando de auto executar
Como obter o máximo de qualidade do seu scanner
Como instalar placas de rede.
Como funcionam as memórias de computador.
Como salvar arquivos de imagens.
Como resolver travamentos no micro.
A História da Internet
Um pouco sobre Visual Basic 5
Como funciona o seu PC por dentro ?
Como proteger o computador... ?
Como fazer a manutenção do mouse ?
Como funciona a compactação de arquivos MP3 ?
Como funciona o Disco Rígido ?
Como funciona o Mouse ?
Como funcionam os Barramentos?
Como configurar e usar uma rede.
Como desfragmentar o disco rígido.
Como criar arquivos self-extractor no Winzip.
Como funciona o HD por dentro.
Perguntas frequentes sobre o Windows 95/98
Como atualizar a BIOS do microcomputador ?
Como funciona o computador baseado em caneta ?
Como comprar seu computador ?
O que é MP3 ?
Como é a Anatomia de um URL ?
Como funciona o Monitor ?
Como funciona o Teclado ?
Como funciona o Processador?

linha_r.gif (917 bytes)

 

 

 

 

Como funciona o Disco Rígido ?
O Disco Rígido é uma unidade fixa no computador, que serve para armazenar arquivos e programas. Cada operação de disco para ler ou gravar um arquivo aciona uma sequência enorme de movimentos - que devem ser executados com precisão microscópica pelas cabeças de leitura /gravação. Os ajustes de um disco rígido obedecem a uma exatidão íncrivel para a unidade poder desempenhar sua tarefa sem danos. Diferente de quaisquer componentes do PC que obedecem os comandos do programa sem reclamar, a Unidade de disco Rígido é tida como um dos poucos componentes nos computadores pessoais que é tanto mecânico quanto eletrônico.


Como funciona o Monitor ?
Os monitores coloridos mais recentes, já possuem hoje em dia uma paleta de no mínimo 256 cores e alguns até milhões de cores. No lugar da velha resolução de 640 colunas por 200 linhas pixels, os monitores mais modernos possuem resolução de 1024 colunas por 768 linhas pixels. O segredo dos melhores monitores é a combinação do adaptador de vídeo VGA(Variable Graphics Array) com monitores versáteis que podem operar com grande variedade de
sinais da placa de vídeo.
O VGA utiliza um sinal analógico ao invés de informações digitais(que indicavam somente se um pixel estava ligado ou não) e converte as informações digitais em diferentes níveis de tensão que variam a intensidade de um pixel. O processo exige menos dados e é mais versátil.
Os monitores Super VGA usam um conjunto de chips especiais e uma maior freqüência de refresh para aumentar ainda mais o número de cores e a resolução sem afetar a qualidade do vídeo.


Como funciona o Mouse ?
Pela inconveniência do teclado, os pesquisadores criaram o conceito de um dispositivo de apontamento, algo que o usuário pudesse mover com a própria mão, produzindo um movimento correspondente na tela. Devido ao seu tamanho e fio semelhante ao de um rabo de camundongo, o dispositivo foi chamado de Mouse. Desde então o Mouse tornou-se um componente padrão com os computadores Macintosh e a popularidade da interface gráfica. O Mouse e seu primo Trackball sobreviveram aos métodos incômodos de navegação pelo teclado. Eles nunca substituirão o teclado, mas podem complementá-lo executando tarefas tais como mover e apontar objetos na tela.


Como funciona o Teclado ?
Ao pressionarmos uma tecla, independente do tipo de tecla utilizada, o ato de pressioná-la causará uma alteração no fluxo da corrente que flui nos circuitos internos do teclado. Um microprocessador, como o Intel 8048, dentro do teclado, varre constantemente os circuitos que conduzem às teclas. Ele detecta o aumento e a diminuição da corrente da tecla que está sendo pressionada e gera os códigos relativos a essa tecla (código de varredura). O processador armazena esse número no buffer de memória do próprio teclado e carrega-o numa porta de conexão para que o possa ser lido pelo BIOS do computador. Em seguida, o processador envia um sinal de interupção, informando ao processador do PC que há um código de varredura esperando por ele. A BIOS lê o código do teclado e envia um sinal para o teclado, informando-o de que o código já pode ser apagado da memória. Esse código então é processado e interpretado pelo PC, apresentando o resultado dessa operação na tela (pode ser um simples caractere ou uma chamada de um processo).