Memórias de Computador

Fluxo da RAM

Fluxo da RAM

Enviando dados para a RAM

1 - O programa , em conjunto com o DOS, envia uma descarga elétrica atráves da linha de endereçamento (address line), que é um filamento microscópio de material condutor aplicado no chip da RAM. A descarga identifica onde gravar os dados entre as várias linhas de endereçamento no chip da RAM.

2 - Na posição de memória do chip da RAM onde os dados podem ser gravados, o pulso elétrico aciona (fecha) um transistor conectado à linha de dados (data line). O transistor é basicamente uma chave elétrica microscópica.

3 - Enquanto os transistores estão acionados, o programa envia descargas de eletricidade com linhas de dados selecionadas. Cada descarga representa um bit 1 ou 0, na linguagem nativa dos processadores, e a unidade de informação menor que o computador pode manipular.

4 - Quando o pulso elétrico atinge uma linha de endereçamento(adress line) com transistor ativado ,o pulso passa pelo transistor fechado(transistor closed) e abastece um capacitor ,um dispositivo eletrônico que armazena eletricidade. Este processo se repete continuamente para renovar a carga do capacitor ,caso contrário esta ficaria enfraquecida .Quando o computador é desligado, todos os capacitores perdem suas cargas. Cada capacitor carregado com a linha de endereçamento representa o bit 1. Um capacitor descarregado Representa o bit 0. O PC utiliza bits 1 e 0 como números binários para armazenar e manipular todas as informações.

Lendo os dados da RAM

5 - Quando o programa que ler os dados armazenados na RAM, outro pulso elétrico é enviado para a linha de endereçamento, uma vez mais fechada os transistores conectados a ele.

6 - Em toda linha de endereçamento que houve um capacitor com carga, este será descarregado através do circuito de transistores fechados , por onde passarão os pulsos elétricos com linha de dados (data line).

7 - O programa reconhece de que linhas de dados estão vindo os pulsos, interpretados cada pulso como 1, e qualquer linha sem pulso como 0. A combinação de 1s e 0s das oito linhas de dados forma um único byte de dados.

voltar