São Bernardo 0 x 2 Jabaquara (Camp.Paulista Sub 20 - 2º Divisão - 2006)
Esperança, mesmo com derrota:
![]() |
O
Time do E.C.São Bernardo para o Sub 20 de 2006. |
Neste último Sábado (05/08), assistimos no judiado e esquecido Volkswagen Clube a estréia do Esporte Clube São Bernardo no Campeonato Paulista Sub 20 – Segunda divisão.
A Partida, contra a equipe do Jabaquara AC de Santos, era recheada de expectativas, tanto por parte dos Bernardinos, como pelo lado Jabaquarense. O Motivo? Pelo lado Bernardino a esperança está depositada em um novo elenco, bem escolhido e numeroso, a melhor estrutura que o São Bernardo já teve para a disputa de um sub 20. Já do lado Jabaquarense, a situação não era animadora, a equipe, vítima de uma parceria nada positiva, teve participação desastrosa no Paulista da Segunda Divisão (Série B), perdendo alguns jogos inclusive por WO. Para o Sub 20, o Jabaquara contou com a equipe do Litoral FC, clube de Pelé, pois não tinha equipe pronta para a disputa, sendo assim, a equipe do Litoral FC vestiu a camisa Jabaquarense para esta partida.
A Partida:
![]() |
Lance
da partida. |
A Partida em si começou com pouca objetividade por parte das duas equipes, que se estudavam, com um São Bernardo tentando impor uma ligeira superioridade, que parava nos erros de passe do ataque, e na boa defesa Jabaquarense, que neutralizava todas as tentativas Bernardinas. Ainda no primeiro tempo, o que era ligeira superioridade Bernardina, acabou se convertendo em pressão Jabaquarense, já que a equipe Santista avançou a sua marcação e obtinha melhor troca de passes, e além de tudo, contava com uma grande falta de entrosamento da zaga Bernardina, nitidamente o setor mais deficitário da equipe. Mesmo com a pressão, o jogo continuava truncado e o Jabaquara não conseguiu converter em gol as suas tentativas.
No Segundo tempo, algumas mudanças do lado do São Bernardo tornam a equipe mais objetiva, e o time começa a exercer pressão sobre a meta do goleiro Jabaquarense, o São Bernardo desperdiçou boas chances, que paravam nas finalizações erradas e na defesa da equipe Santista. Em um lance de contra-ataque, e de boa trama do meio campo do Jabaquara, a equipe Santista chega ao seu primeiro gol, em lance aonde o atacante da equipe rubro-amarela apareceu sozinho no meio da área da equipe de São Bernardo do Campo.
A Equipe Bernardina, após o gol acabou se abatendo, e faltou a presença e a força do técnico, que permanecia em pé a beira do campo, sem esboçar reação alguma, o que foi fatal para a equipe de São Bernardo, que foi lentamente perdendo o domínio do jogo, e acabou levando o segundo gol em mais um "bate-cabeça" da zaga. No final, o atacante Jabaquarense ainda perdeu um gol antológico após driblar a zaga do time de São Bernardo, ao invés de concluir, quis tentar driblar o arqueiro Bernardino novamente, numa demonstração completa de falta de humildade, e acabou perdendo a posse de bola. Após este lance, que causou certa revolta do lado Bernardino, o juiz encerrou a partida.
Apesar da derrota, ficou clara a qualidade da equipe de São Bernardo do Campo, que ainda conta com jogadores para serem inscritos. A Equipe promete, se forem feitos alguns acertos no setor defensivo, podemos ter boas esperanças para o EC São Bernardo este ano, e até para o próximo, quando a equipe pretende voltar ao profissionalismo.
A Próxima partida será diante do AD Guarujá, no Estádio Antônio Fernandes (Guarujá), no próximo Sábado, as 15h.
Fotos: Emerson Ortunho, do Jogos Perdidos (http://jogosperdidos.zip.net)
- Thiago Henrique Teixeira
é colaborador do Jornal Tribuna do Esporte, do site STI Esporte, do Programa
Hora do Esporte da Paraty FM 107.1, e mantenedor do Site do E.C.São Bernardo.