Será a volta realmente?
Há um bom tempo, o nosso EC São Bernardo é um clube de baixíssimas pretensões, que pareciam já ter sido afastadas há tempos, e destruídas quando soubemos que o eterno presidente Felipe Cheidde estava com alguns problemas graves de saúde, e vinha mantendo-se afastado das decisões dentro do modestíssimo clube.
Porém, 2006 ao que parece está reservando boas surpresas ao time, que fará a estréia no Paulista Sub 20 com o melhor time que o clube já teve nesta competiçao, preparado, bem escolhido e com numeroso elenco, vindo de sua vitoriosa pré-temporada, e porque?
Porque ao que parece, a diretoria do clube decidiu que este é o momento da volta do clube as competições profissionais, o momento é bom, pois o São Bernardo F.C., do deputado federal Edinho Montemor, subiu para a série A3 do Paulista, desocupando a vaga do EC São Bernardo, e principalmente porque uma insatisfação da diretoria acima citada decidiu que se o Sao Bernardo não voltar em 2007, ele ficará apenas na memória de alguns poucos.
Se o Clube acertou alguma parceria, eu desconheço, e desconheço tampouco de onde o clube extrairá verbas para esta volta. A Verdade é que desde o primeiro ano de licenciamento dos Campeonatos Profissionais, o Bernô vem ensaiando, anunciando e adiando esta volta, que sempre fica "para o ano que vem", mas, vale ressaltar que apesar de um válido ceticismo, nos outros anos o clube nunca tinha preparado esta estrutura para o Sub 20, que segundo o diretor de futebol Ricardo Ferrari, será a base para o time profissional de 2007, ajuda? Até o clube do deputado já se propôs a ajudar com atletas dispensados pelo S.Bernardo FC, que poderiam engrossar as fileiras do nosso Bernô para 2007, se é verdade? Só o ano novo nos revelará, e obviamente, a campanha que o clube fizer no Paulista Sub 20, fica a dica, vale a pena acompanhar.
Estamos a caminho sim, de ver São Bernardo do Campo, uma cidade sem juízo futebolístico ter três times lutando nas divisões inferiores, com uma provável exceção a respeito do São Bernardo FC, que pela influência de seu presidente, nao tem a carência em conseguir apoio público/privado para o time, carência pela qual passa o Palestra São Bernardo e o próprio EC São Bernardo.
Sobre o Palestra, 3 meses sem salários, e uma desclassificação na série B do Paulista muito honrosa, com vitória, e muita raça por parte dos jogadores, que demonstraram extremo amor a camisa do clube para buscar essa classificação.
O Resumo da ópera? São Bernardo do Campo, daqui a alguns anos poderá ser uma cidade de extremos tanto no futebol, como na educação, na renda, etc. Estamos Acompanhando.
- Thiago Henrique Teixeira
é colaborador do Jornal Tribuna do Esporte, e do site STI Esporte e mantenedor
do Site do E.C.São Bernardo.