Um dia para a História do Futebol Brasileiro.
Por Thiago Henrique Teixeira - Foto: Emerson Ortunho, do Jogos Perdidos
![]() |
O "Gramado" do Baetão, em um lance da partida. (Emerson Ortunho) |
Sábado, 27 de Agosto de 2005 - 15 Horas. Em um singelo e acanhado estádio de São Bernardo do Campo, duas tradicionais equipes realizam um jogo sem brilho, válido por um campeonato sem brilho.
Nas arquibancadas do velho estádio Humberto de Alencar Castelo Branco, o popular Baetão, cerca de 30 torcedores assistem a partida, que tem entrada franca, portões abertos.
O Esporte Clube São Bernardo enfrenta o Jabaquara Atlético Clube. Poucos sabem, mas este jogo, ao apito incial do árbitro está entrando para a história do futebol brasileiro. É a primeira partida de futebol oficial do Brasil em um gramado sintético! Sim, o estádio é acanhado, mas há alguns anos, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo resolveu investir no pequeno estádio, que já não recebia jogos e nem tinha mais gramado. Nele, um ano antes havia sido realizado um rodeio, que terminou de acabar com o já judiado campo de jogo.
A Prefeitura resolve instalar um campo de dimensões oficiais em grama sintética, era o primeiro, e até hoje único campo do Brasil nestas condições. Desde a instalação desta melhoria, o estádio recebeu apenas partidas beneficentes e aberturas de jogos escolares da cidade, foi só agora, que uma partida oficial foi realizada neste gramado, com a liberação de seu uso pela FIFA.
E o escolhido pelo destino, foi o São Bernardo, um clube que já tentou estar entre os grandes, teve vitórias e campanhas memoráveis, e agora, em uma crise sem fim, entra em campo com um time modesto, sem investimentos, em um estádio que já esteve lotado e que foi considerado uma arma do time na década de 80, e que agora possui apenas 30 testemunhas, que não sabem na maioria que aquele jogo tem esta representatividade.
A Partida começa, as equipes parecem não estranhar o piso sintético. Há muitos grãos de borracha no piso, que o fazem cinza porém macio. A Beleza da grama fica um pouco prejudicada com a predominância da cor acinzentada do piso, e o jogo corre solto, sem nenhum estranhamento, nem caso grave registrado por conta do "gramado". O Resultado? 4 a 1 para o Jabaquara, mas o nome do São Bernardo, mais uma vez está para sempre na história do futebol Brasileiro, de curta memória.
Thiago Henrique Teixeira
ecsaobernardo.cjb.net
[email protected]