Breve Apresentação...

 

1. Quem somos:

  Fundada a 16 de Maio de 1994 por escritura pública, a Liga Amadores Rádio Sintra, é uma Associação sem fins lucrativos. Tem como objectivo o desenvolvimento das telecomunicações, estudo prática e formação nessa área, e de um modo geral o progresso e a disciplina do Radioamadorismo. Iniciou-se com dez sócios fundadores, o quadro social da Liga é constituído exclusivamente por membros Radioamadores devidamente credenciados.

 

2. Quem são os Radioamadores:

  Os Radioamadores são indivíduos com um especial interesse pelas telecomunicações. Geralmente são curiosos, adquirindo os seus conhecimentos pela prática, muitas vezes em conjunto com outros Radioamadores mais experientes. Existem várias modalidades no campo do Radioamadorismo, desde aqueles que procuram as comunicações a grande distância àqueles que se entretêm principalmente a escutar as comunicações. Alguns desenvolvem conhecimentos de electrónica e constroiem os seus emissores enquanto outros simplesmente os compram.

 

3. A importância do Radioamadorismo:

  A actividade Radioamadorística é considerada um hobby, no entanto, pode  haver momentos, em que os conhecimentos e a prática adquirida possa ser de grande interesse para o País. É o caso entre outras, das situações de catástrofe naturais. As estações de Radioamador poderão ser nessa altura utilizadas pela Protecção Civil afim de estabelecerem comunicações vitais. Esta é uma realidade que tem vindo a ser provada um pouco por todo o Mundo.

 

4. Situação actual:

  Ao fim destes anos de actividade, a Liga Amadores Rádio Sintra apresenta algumas obras feitas. A mais significativa é sem dúvida o repetidor de Televisão de Amador instalado na Serra de Sintra. Esta instalação permite aos Radioamadores comunicar por meio de som e imagem uns com os outros. Dada a sua localização privilegiada, tem sido possível estabelecer comunicações a mais de 180Km, comunicações essas que ponto a ponto seriam impossíveis. De entre as actividades normais da Liga, destacam-se o período correspondente ao Jamboree no Ar dos Escuteiros. A LARS assegura a comunicação audio e vídeo entre dois ou mais agrupamentos, permitindo assim a troca de mensagens entre eles, o que tem contribuido em despertar nos Escuteiros um crescente interesse pelo Radioamadorismo, que consideramos ter uma vertente sadia de ocupação de tempos livres, no campo da técnica e das Radiocomunicações.

   Formação ao nível da Electrónica. Tem um aspecto mais prático do que teórico, permitindo aos associados e também a outros Radioamadores ganhar experiência. A presença de outros mais experientes garante o sucesso desta acção.

    Desenvolvimento do gosto pela electrónica e pelas telecomunicações. São bastante grandes as dificuldades sentidas por quem pretende adquirir conhecimentos nesta área. A informação útil e pronta é necessária. Estamos a contribuir para uma melhor informação e a criar um ponto de partida para aqueles que queiram desenvolver os seus conhecimentos.

 

5. Pontos fortes:

  A LARS apresenta como principais pontos fortes, a vontade e a dedicação dos seus Associados. Movidos por uma extraordinária motivação que nos leva a superar as dificuldades, a LARS orgulha-se de ser pioneira em determinadas áreas. Ao longo do tempo, e sempre na expectativa de melhores condições, têm vindo a ser debatidos vários projectos no âmbito do Radioamadorismo, mas que nunca saíram do papel. Não por falta de vontade, mas sim por falta de apoio e meios considerados básicos para a sua execução.