TVA

tv.gif (1047 bytes)  Televisão de Amador  tv.gif (1047 bytes)

 

TVA a Fundo!

    Caros Colegas!

    Tendo mais jeito para correr do que escrever, procurarei dar voz a uma actividade que tenho que reconhecer ter sido bastante divertida para quem participa, a avaliar pelos comentários!

    Em primeiro lugar quero agradecer à R.E.P. Rede de Emissores Portugueses pela oportunidade de publicar este artigo, ao colega CT1FNG (Victor Barros) pelo seu convite para me integrar na prova de Karting que, não sendo relacionada com o radioamadorismo, proporcionou o convívio entre os participantes, familiares e simpatizantes ,e já agora também a todos os outros colegas que tornaram possível a conjugação destas duas actividades.

    A quando da realização da minha primeira prova em Évora, e não fosse a grande maioria dos participantes radioamadores, utilizaram-se os mais diversos meios de comunicação disponíveis, dos quais, pequenos portáteis de VHF e UHF que contribuiram para o control entre a box e os karts, permitindo assim uma melhor organização na pista e aproveitamento em prova.

    Foi com base nesta ideia, e após ter visto algumas imagens recolhidas quando dei duas voltas em treinos com uma camera de video na mão, pensei que seria possível instalar um pequeno emissor associado a uma pequena camera no kart, podendo deste modo enviar para a box imagens acompanhadas também de som.

    Com a prova já marcada para dia 3 de Abril no Kartódromo da Batalha, comecei de imediato a preparar material que pudesse ser fixado a um kart sem correr o risco de se danificar ou soltar alguma coisa. Convocai o pessoal do costume para colaborarem no evento, pois nestas coisas o trabalho de equipa é fundamental. Compareceram os colegas CT1FZC (Carlos Freitas), CT1CEH (Arménio Ferreira) e CT1ESL (Vitor Cristho) que se encarregaram de fazer o registo do acontecimento.

    Entrando um pouco na parte técnica aqui fica a descrição do material utilizado:

 

    A bordo do Kart:

    -Emissor: TX-23 Freq. 1248Mhz / 100mW

    -Antena vertical ¼ de onda Omnidirecinal

    -Acumulador 12V 1,2Ah

    -Transceptor portátil Yaesu VX-1

    (Isto tudo envolto em esponja q.b.)

    -Capacete com microfone e auscultadores

 

    Na Box:

    -Receptor TVA 1,2Ghz

    -Monitor a cores portátil

    -Video gravador VHS

    -Antenas ¼ de onda e directiva tipo Yagi 11 elementos

    -Transceptores portáteis vários

 

    Equipamento preparado. Monta-lo no kart envolveu alguma diplomacia devido ao cepticismo de alguns colegas que não acreditavam suportar em funcionamento nas condições exigidas, havendo alguma expectativa em ajudar a juntar todos os pedaços na primeira curva mais apertada! Instalado o "pacote" e devidamente acondicionado, reparo em alguns olhares dos proficionais do kart que estavam em testes com as suas máquinas, acompanhados daquele "torcer de nariz" e abanar de cabeça, tipo "Velho do Restelo".

Motores em funcionamento, máquinas em movimento, arranque para a primeira volta de treinos, e ouço no auscultador: "Está prefeito!". Para a grande surpresa de todos os que estavam presentes, aquele "pacote" preso ao kart estava a transmitir imagens que recordavam bem outras vista na alta competição. Pois é, mas por vezes também tem o seu incoveniente, com era visto na box qualquer aselhice que fazia em prova ouvia logo de imediato: "Então pá! Como é que é???". A qual respondia: "Calma!". O conjunto comportou-se bem durante cerca de um hora, o objectivo foi alcançado muito para além das espectativas. É claro que ideias não faltam, comecei logo a pensar no que se iria fazer para a prova seguinte, mais e melhor!

Tiranto o meu modesto segundo lugar conseguido num universo de onze carros participantes (hi, hi, hi!), tive também o previlégio de observar os comentários de quem esteve presente e o interesse despertado pela actividade radioamadoristica em relação à TVA, não fosse o aglomerado de gente que circundavam o monitor na box, mostrando em directo todos os movimentos em pista, e podem crer, é motivante!

Fica assim registada mais uma actividade de campo realizada pela L.A.R.S. (Liga de Amadores Radio Sintra), em conjunto com outros colegas amadores que em grupo contribuiram para o sucesso deste evento, ficanto evidente a grande vontade de participação em actividades futuras. Penso que as fotos são bem elucidativas do efeito procurado, fica o meu apelo a que surjam mais actividades não só no campo da TVA, mas também noutras áreas, e em conjunto se mantanha acesa a chama radioamadoristica.

73’ de CT2GVC

Fernando Casaca