Ia. FASE CONFRATERNIZANTE

 

Devido ao problema da extensão territorial do Brasil, fato este que, sempre impediu ao amigos mais distantes de presenciarem a Abertura Oficial do Jamboree no Ar Brasileira, a Equipe da Coordenação Procurou, propiciar a Mensagem em diversas Bandas. Através de Links, a equipe se uniu em prol desta tentativa, porem não contávamos com que a propagação, em todas as Faixas, estivesse naquele momento em condições tão desfavoráveis. Foi uma pena, porem não podemos deixar de citar que esta também foi uma novidade implementada, no ano.

O Espírito que envolve a nossa Atividade fez com que muitos companheiros se apresentassem e com um só pensamento em suas mentes, e mesmo em condições desfavoráveis, foram buscar do compromisso da Fraternidade.

Em todas as faixas, em todas as frenquencias, ouvia-se o chamado CQ Jamboree, e não obstante a isto, a resposta ao chamado era de imediato respondido, senão pelos próprios brasileiros, então por irmãos de Países distantes;

Não possuímos o número exato dos contatos realizados pelos Brasileiros com outros países, porem sabemos, por relatos e ou por informações que;

Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela.

Costa Rica, EUA.

França, Itália, Espanha, República Dominicana

Ilha da Madeira.

Foram alguns dos países que radioamadores Brasileiros, mantiveram contato.

Obtivemos notícias que a PY2 GJR, teve o prazer de contatar a HB9......

Logicamente não podemos deixar de expressar a satisfação de receber e confraternizar com os nossos Irmãos Portugueses que maciçamente, abrilhantaram a nossa festa, tanto pelo Rádio como pela Internet.

 

 

 

 

 

 

 

Muitas foram as estações brasileiras que buscando cumprir o compromisso assumido perante os seus jovens, permaneceram noite a dentro e a cada instante abrindo o leque de amizade, de confraternização que envolvem a nossa atividade. E não poderíamos deixar de agradecer a estes, que foram muitos e que tivemos a oportunidade de acompanhar de perto. A todo instante nos encontrávamos e aí era a maior festa.

 

 

2ª FASE CONFRATERNIZANTE.

 

 

Embutida no meio da Competição, cujo objetivo é atender aos jovens que não podem por algum motivo estarem presentes na 1ª Fase, seja por estarem viajando a outros locais ou seja por outros motivos.

Esta novidade implementada este ano, foi para os jovens, motivo de alto contentamento. Muitos pela primeira vez, puderam realmente falar no Rádio, conseguiram conversar com os seus próprios companheiros, que naquele exato momento estavam a quilômetros de distancia e sentir o poder deste meio de comunicação.

 

 

 

Mas para nós Rádio-Escoteiros antigos,

o maior prazer é ver um jovem ,

com as mãos suadas e tremulas,

com a voz rouca,

pelo temor natural da primeira vez,

e com aqueles olhos brilhantes,

Fazendo sair a sua mensagem,

A todos que lhe ouvem.

 

 

 

 

 

 

CONFRATERNIZAÇÃO EM LOCO

Logicamente não poderíamos deixar de enfatizar a confraternização em nossas Bases.

Pela característica desta atividade no Brasil, que envolve antes de tudo, muito trabalho e planejamento por parte de todos, cada Base agrega visitantes de outros Grupos e ou Distritos de nossa cidade, de cidades vizinhas e de outros estados, fazendo com que a confraternização não ocorra somente via rádio, mas também fora dele. Esta característica brasileira, já se tornou parte integrante do Jota/Joti, um belo espetáculo de amizade e fraternidade.

 

 

 

 

 

 

FASE COMPETITIVA ( CONCURSO )

 

 

A nossa tão tradicional Competição, mudada e adaptada este ano, buscou antes de tudo adaptar-se aos anseios e desejos da maioria, que participa desta FASE. A Coordenação, tentou formulas de modernizar, errou sim, mas acertou também.

Antigamente eram elaboradas, pequenas frases que não diziam nada e ao Final formava-se uma Grande e Bela Frase. Todos esperavam isto, mas ao contrário, pequenas Frases foram distribuídas, e por diversos companheiros, que confundiam os Radioamadores, deixando-os em Alerta!!! ou melhor SEMPRE ALERTA!!!

 

 

 

 

As tarefas de uma Gincana, eram passadas repetidamente pelo Rádio e alertaram os nossos amigos Radioamadores, do potencial educativo que lhes é facultado.

 

 

 

 

 

 

Muitos encontros de novos e velhos amigos, todos voltados a um só objetivo, a Fraternidade. Competindo sim, mas participando de forma saudável, ajudando, orientando, ensinado e compartilhando, foi a forma de atuação do Campeão Classe B deste 42º Jamboree no Ar.

 

Esperamos que muitos sigam o exemplo deste, que para nós é um CAMPEÃO, com todas as letras maiúsculas.

 

[Próxima]