A hora UTC

 

Certamente já ouviram falar na hora UTC (abreviatura de Coordinated Universal Time), na hora GMT (abreviatura de Greenwich Mean Time), ou ainda na hora Zulu… e ficaram sem perceber de que se estava a falar!

Basicamente são denominações diferentes para o mesmo significado, no entanto o GMT é um sistema baseado na medição astronómica da hora local de Greenwich. Sem grandes detalhes de ordem técnica podemos considerar a hora GMT equivalente a UTC unicamente se as fracções de segundo não forem importantes para a utilização a que se destinam.

A designação de UTC resulta de um consenso da ITU (International Telecommunication Union) no sentido de o uso desta abreviatura ser comum a todas as línguas pois em bom rigor, em língua Inglesa seria CUT e em língua Francesa TUC.

Ultrapassada esta fase, para ficarem a entender o que significa a hora UTC, e para simplificar a explicação vamos pensar no Planeta Terra como uma bola que gira sobre o seu eixo descrevendo uma órbita em torno do Sol.

Como o dia tem 24 horas, vamos dividir a terra em 24 zonas, correspondendo a cada zona 15 graus. Perguntarão os mais distraídos, porquê 15 graus? Com a ajuda da trigonometria, se dividirmos uma circunferência que tem 360 graus por 24, chegamos aos esperados 15 graus.

Também já repararam que o globo terrestre está dividido por umas linhas verticais e horizontais. Quando nos referimos ao tempo, o nosso interesse vai para essas linhas verticais chamadas meridianos, e que representam a longitude. Como ponto de partida foi determinado que o meridiano que passa sobre o Observatório Astronómico de Greenwich teria 0º de longitude.

Embora exista a hora UTC, a vida quotidiana é regulada pela hora local, no entanto determinar a hora UTC que é igual em qualquer parte do Mundo tendo como base a hora local (HL) não é difícil, basta utilizar a seguinte regra:

UTC = HL + x

para os casos em que se esteja a Este do meridiano de Greenwich

UTC = HL - x

para os casos em que se esteja a Oeste do meridiano de Greenwich


inicio