Estação CARONTE

Caronte é uma figura da mitologia Grega, Filho de Érebo e da Noite. Divindade infernal cuja função era fazer as almas dos mortos atravessarem o Aqueronte, rio que os separava do Inferno. Velho, seminu, de expressão sombria e sinistra, apenas dirigia a barca funebre; os próprios mortos incumbiam-se de remar. Só recebia as almas daqueles que tivessem sido sepultados e exigia-lhes o pagamento da travessia. Por essa razão, os parentes do defunto costumavam colocar-lhes um Óbolo (moeda) debaixo da lingua. As almas que não levavam o Óbolo eram impedidas de embarcar; permaneciam nas margens do Aqueronte ou do Cocito, chorando por toda a eternidade ou pelo peridodo de cem anos. Caronte não podia transportar qualquer ser vivo. Conduziu Éneias porque levava um ramo de ouro consagrado a Persófone, rainha dos Infernos. Admitiu Herécles em sua barca quando, ante sua recusa, o heroi o espancou. Essa infração á lei dos Infernos custou-lhe uma punição: durante um ano Caronte foi banido da morada dos mortos. Caronte aparece tambem retratado por Gil Vicente nos autos das barcas, personagem que critica com avidez e sátira a sociedade da sua época.

No principio dos anos 90 adequeri o meu primeiro equipamento da banda do cidadão, um cobra 148-GTL com AM e banda lateral, foi o meu primeiro contacto com esta banda, como me tinham dito era altura de arranjar um nome para a estação, de forma a que fosse fácilmente identificado por outras estações operadoras da mesma banda. Então após uma ligeira pesquisa pelas enciclopédias decedi escolher um nome que não só me fazia lembrar esta personagem dos livros de Gil Vicente, como tambem seria fácil de decorar o nome pois não existia outra estação com um nome tão peculiar. Passados dois anos do inicio ouve a oportunidade de tirar a carta de rádioamador, seria um novo desafio a enfrentar. Depois do exame feito foi-me atribuido o indicativo CT1FUE indicativo que ainda hoje utilizo.

Passei assim para uma outra fase das telecomuniçaões, as oportunidades de escolha em termos de bandas de emissão bem como a grande variedade de tipos de emissão fizeram com que ocupasse grande parte dos meus tempos livres na construção e teste destas novas formas de emissão como o Packet Rádio, o Slow Scan Television, o RTTY e outros modos de comunicação digital.