O SR. JOSÉ JOAQUIM DE SOUSA DIAS DE MELO, E O PROGRESSO DAS COMUNICAÇÕES

O Sr. Dias Melo começou, como disse, AS suas emissões no edifício do Hotel Continental de Lisboa, com o indicativo PlAB, segundo nos conta o Sr. Rodrigues Júnior.

Na lista de indicativos publicada no N.º 1 da ''Rádio Ciência", de Maio de 1929, vê-se que o seu indicativo era já CT1AB, ao tempo instalado na Rua de Serpa Pinto, N.º 4, em Lisboa.

Actualmente tem sua Estação instalada - como se vê pela "Lista de Indicativos" de Julho de 1965 - na Estrada Velha de Guerreiros, concelho de Loures, próximo de Lisboa.

Ora referindo-se ao "êxito excepcional" de experiências de comunicações em altas frequências, ainda recentemente, em 1962, um dos mais lidos jornais portugueses acentuava o valor dos trabalhos de CTIAB e de CTIST.

Efectivamente, em seu numero de 19 de Agosto de 1962, o "Diário Popular" dava o merecido relevo às experiências de CT1ST e de CT1AB, nos seguintes termos, que transcrevo, dado o seu interesse documental.

"As comunicações de Rádio em frequências muito altas, quer em fonia, quer em grafia, mercê de uma intensa actividade experimental de cientistas e investigadores, estão a alcançar possibilidades verdadeiramente desconhecidas, obrigando até a rectificações capitais na teoria consagrada da propagação - ondas electromagnéticas naquelas elevadas frequências".

"Em todo o mundo têm participado nestes trabalhos, além de profissionais dispondo de todos os meios técnicos e auxílios financeiros, os experimentadores amadores, mais conhecidos pela designação de Radioamadores.

"Na América, na Inglaterra, em França, e em Itália, os resultados obtidos têm sido muito interessantes".

"Era, até à pouco, ponto assente que as comunicações em frequências muito elevadas não alcançavam, transmitidas de qualquer local da Terra para outro local, igualmente na Terra, grandes distâncias - atendendo a que acusavam a particularidade de propagação em linha recta, e não reflectida nas camadas ionizadas que rodeiam o nosso planeta".

"Muitos resultados, obtidos por experimentadores estrangeiros, não confirmaram, porém, em absoluto, esta teoria

"No nosso País, o problema, nos seus aspectos experimentais, tem sido seguido, não só pelos técnicos, de alta competência, dos Serviços Radioeléctricos, como por alguns Amadores de Rádio, entre os quais haverá que citar os Srs. José Joaquim de Sousa Dias Melo, e Abílio Rodrigues Júnior, estes há longos anos efectuando experiências e ensaios

"Em consequência dessas experiências, aquele primeiro radioamador, - Sr. José Joaquim de Sousa Dias Melo - residente em Guerreiros, Loures, conseguiu na passada sexta-feira, comunicar, na frequência de 144 Megaciclos, com um amador espanhol, das 2,30 até às 5,30 T.M.G., ou seja, hora do meridiano de Greenwich".

"O nosso compatriota, que é o decano dos Radioamadores Portugueses, e usa o indicativo de CTIAB, esteve, assim, em comunicação perfeita e estável, durante aquele espaço de tempo, com a Estação EA4FZ, do amador espanhol Cecílio Lopez''.

"Convém ainda salientar que tanto o emissor como o conversor e a antena utilizados - foram construídos e afinados por CT1AB".

"O facto, que registamos, constitui sem dúvida um magnífico êxito, que honra a técnica electrónica nacional, e o nosso Radioamadorismo"..

Não pretendo historiar neste momento todas as actividades de CT1AB - os apontamentos e notícias que deixo expostos são, no entanto, elucidativos acerca do mérito, da competência técnica, e do permanente esforço construtivo de mais este pioneiro do Radioamadorismo Nacional.

(c) A.R.A.S.