REPERCUSSÃO EUROPEIA DA RADIODIFUSÃO, EM 1920

O Dr. E. H. Chapman, Mestre de Artes pela Universidade de Cambridge, e Doutor em Ciências pela Universidade de Londres, dedica todo um capítulo da sua obra ''Wireless To-Day" - "A Rádio Hoje" - publicada em tradução argentina em 1945, à criação e ao desenvolvimento da Radiodifusão, que por sua vez incluiu extraordinariamente na expansão do Radioamadorismo.

E este autor começa desde logo por afirmar, em tal capítulo, e não obstante a existência da própria Televisão, que "de todas as diferentes aplicações da Radiotelefonia, a Radiodifusão constituiu, sem dúvida, o progresso mais assombroso''.

Das primeiras experiências da Radiodifusão realizadas em Inglaterra são de notar as transmissões experimentais de programas radiotelefónicos, efectuadas pela Estação propriedade da Companhia Marconi e situada em Chelmsford.

Esta Emissora transmitiu diversos programas de música instrumental e vocal; desde 23 de Fevereiro a 6 de Março de 1920, e no comprimento de onda - adequado às convicções de então - de 2.800 metros...

Não obstante, estes programas chegaram a ser ouvidos a grande distância, recebidos por operadores de navios que se encontravam no alto mar, a 1200 milhas de Chelmsford.

Depois, durante o verão de 1920, Dame Melba e outros famosos artistas executaram extraordinários concertos, irradiados do mesmo modo pela dita Estação Transmissora de Chelmsford, da Companhia Marconi.

Um destes concertos pôde ser executado na Pérsia, e também em Nova lorque.

E outra das mesmas execuções musicais foi captada pela Estação da Torre Eiffel, de Paris, com uma tão notável intensidade que pôde mesmo ser registada fonograficamente...

Em Maio de 1920, também uma Estação Holandesa, de Haia começou por sua vez a transmitir programas de Radiodifusão

Depois, as Estações de Radiodifusão multiplicaram-se extraordinariamente, e em todos os Países se manifestava o maior entusiasmo pelo Radioamadorismo, agora principalmente no sentido da construção e da aquisição de receptores, e do empreendimento de uma rápida solução, a fim de que, em cada Estado, se promovesse a construção de Estações Emissoras destinadas à Radiodifusão.

(c) A.R.A.S.