Home



Introdução - O que é o Radioamadorismo?
As actividades desenvolvidas no I. S. T. - Objectivos


Introdução

Sendo o radioamadorismo um hobby que tem como fundamental objectivo a auto-instrução e o desenvolvimento da técnica radioeléctrica, este tipo de associações universitárias está normalmente relacionado com os cursos de Engenharia Electrotécnica e Informática.

Deste modo, a existência desta associação no IST irá trazer a oportunidade de experimentar na prática muitos dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, e por conseguinte, além de um carácter pedagógico, vem ainda despertar mais interesse nas matérias, estimulando a interdisciplinaridade.

Não podemos também esquecer que ainda hoje os radioamadores são pioneiros no desenvolvimento de novas técnicas de comunicação por radiofrequência, bem como responsáveis pela maior parte do desenvolvimento das telecomunicações.

A criação de uma Estação de Amador no IST trará oportunidade de contactar estações de amador particulares e universitárias por todo o mundo, desenvolver projectos, participar noutros em conjunto com outras associações e universidades, trocar ideias com pessoas a investigar e experimentar sobre o mesmo tema. A união deste espírito à investigação universitária trará certamente benefícios.

Esta iniciativa surge no seguimento do esforço e dedicação de um grupo de radioamadores, alunos deste instituto, que desde algum tempo lutam pela criação de uma associação de radioamadores pertencentes ao IST, à semelhança do que acontece noutras prestigiadas universidades nacionais e internacionais (ex. Univ. Aveiro, Algarve, Minho, MIT, Stanford, Berkeley, Surrey, etc).


O que é o Radioamadorismo?

Numa primeira aproximação, poder-se-á dizer que um radioamador é alguém com interesse não comercial na rádio embora, na realidade, esse título se atribua normalmente a estudiosos que possuem equipamentos para emissão e recepção, e são detentores de uma licença que os autoriza a operar.

A definição de radioamadorismo constante no regulamento português (a entidade que regula o sector em Portugal é o Instituto das Comunicações de Portugal) é:

"Serviço de amador: serviço de radiocomunicações, que tem por objectivo a instrução individual, a intercomunicação e o estudo técnico efectuado por amadores, isto é, por pessoas devidamente autorizadas que se interessam pela técnica radioeléctrica a título unicamente pessoal e sem interesse pecuniário."

11ª JOBSHOP Obviamente esta actividade não é recente, e na verdade, os grandes nomes ligados às descobertas sobre as ondas de rádio e à possibilidade de se transmitir informação à distância sem fios, foram os primeiros radioamadores, como Hertz, Marconi, Righi e Popov, entre outros.

O radioamadorismo tal como é hoje apareceu no princípio do nosso século. De algumas centenas de amadores no final da I Guerra Mundial, cresceu a nível mundial para uma comunidade de experimentadores e comunicadores unidos pelo interesse comum da comunicação via rádio.

O fascínio por esta actividade é tão grande que muitos executivos, engenheiros, militares, técnicos de electrónica, bem como estudantes e mesmo pessoas não ligadas profissionalmente ao campo da electricidade, estão unidos por este elo.

10ª JOBSHOP Em suma, o radioamadorismo é um hobby maravilhoso e apaixonante para aqueles que o praticam. Apesar de muitas vezes parecer apenas um simples passatempo, a verdade é que é indiscutível a sua influência na evolução tecnológica, em particular das telecomunicações.


As actividades desenvolvidas no IST

Apesar da falta de apoio e dificuldades com que temos lutado, a dedicação de vários alunos interessados permitiu que realizássemos algumas demonstrações e sessões de esclarecimento a colegas iniciados. Participámos principalmente em três eventos de grande importância no IST, a 10ª JOBSHOP (23 a 27 de Março de 1998), a Semana Aberta (15 a 19 de Abril de 1999) e a 11ª JOBSHOP (22 a 26 de Abril de 1999), das quais se podem ver algumas fotos ao longo desta página.



Objectivos

A ARIST, Associação de Radioamadores do Instituto Superior Técnico, inserida na mais prestigiada Escola de Engenharia do País, é uma associação sem fins lucrativos que visa desenvolver o carácter empreendedor do estudante universitário.

10ª JOBSHOP

A educação não passa exclusivamente "pelos estudos", existindo uma outra vertente igualmente importante, que, para além de contribuir para a promoção de novas aptidões nos indivíduos, também pode funcionar como motor da vertente empreendedora. Com tal importância, esta política de desenvolvimento de actividades circum-escolares é incentivada nos melhores Colégios e Universidades mundiais. 11ª JOBSHOP

Uma das principais preocupações da ARIST é a utilização de conhecimento e maturidade que se vai adquirindo, para a valorização do I.S.T.. Daí que existam dois aspectos importantes, estabelecidos no seio desta organização: uma total abertura a novas ideias e projectos, às quais procuram dar todo o apoio, e a dinamização de actividades que possam contribuir para valorizar os estudantes e os Docentes do I.S.T.

Os principais objectivos da ARIST, poderão ser consultados nos estatutos, incluídos também neste website, dos quais se destacam:

11ª JOBSHOP
Neste momento a ARIST tem cerca de 30 alunos interessados em integrar os seus projectos, não podendo deixar de considerar a mais valia científica e o papel pedagógico que a associação terá para todos os alunos das licenciaturas de Engenharia. Os participantes nos projectos são todos os membros da ARIST, alunos do IST, que colaboram e participam na execução dos projectos que se vão desenvolvendo.



Home

This page last updated October 29 1999

© 1999 ARIST